A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Cultura Inca. Localização Geográfica e Histórica Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul), Bolívia, Chile e Equador. Fundaram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Cultura Inca. Localização Geográfica e Histórica Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul), Bolívia, Chile e Equador. Fundaram."— Transcrição da apresentação:

1 A Cultura Inca

2 Localização Geográfica e Histórica Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul), Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cuzco, dominados pelos espanhóis em O imperador conhecido por Sapa Inca, era considerado um deus na Terra. A sociedade era hierarquizada e formada por: nobres (governantes, chefes militares, juízos e sacerdotes), camada média (funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa (artesãos e os camponeses). A classe mais baixa, pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras públicas.

3 Na arquitectura, desenvolveram várias construções com enormes blocos de pedras encaixadas: Templos Casas Palácios A agricultura era extremamente desenvolvida, pois plantavam nos terraços (degraus formados nas costas das montanhas). Nota: A cidade de Machu Picchu foi descoberta somente em 1911.

4 Plantavam: Feijão Milho (alimento sagrado) Batata Construíram: Canais de irrigação ( desvio do curso da água dos rios para as aldeias) Templos Arte: Objectos de qualidade Tecidos Jóias

5 Domesticaram a lhama (animal da família do camelo) e utilizaram como meio de transporte, além de retirar a lã, carne e leite deste animal. Além da Ihama, alpacas e vicunhas também eram criados.

6 Deuses Principais Deuses Principais Os grandes Deuses dos Incas eram as forças da natureza, principalmente o Sol, Ynti, e a Lua, Killa, os Deuses do trovão e do arco-íris eram igualmente importantes, bem como os deuses dos planetas brilhantes, sobre todos eles reinava viracocha, criador, o qual era simultaneamente o pai e a mãe do Sol e da Lua. Os Incas acreditavam que o criador era quem dirigia o destino e os planos invisíveis; ele habitava uma zona escura do céu, denominada Saco de carvão, situada na via-Láctea.

7 As deusas femininas eram encarregadas de velar pela reprodução. Graças a elas, o mar e a terra, as duas maiores fontes de recursos alimentares eram de fecundidade inesgotáveis. Elas eram chamadas de Mama Cocha e Mama Pacha: mãe mar e mãe terra, respectivamente. As deusas femininas eram encarregadas de velar pela reprodução. Graças a elas, o mar e a terra, as duas maiores fontes de recursos alimentares eram de fecundidade inesgotáveis. Elas eram chamadas de Mama Cocha e Mama Pacha: mãe mar e mãe terra, respectivamente.

8 Como e tratada a questão da Vida depois da Morte Os incas acreditavam na reencarnação. Aqueles que obedeciam à regra, ama sua, ama llulla, ama chella (não roubes, não mintas e não sejas preguiçoso), quando morressem iriam viver ao calor do sol enquanto os desobedientes passariam os dias eternamente na terra fria. Os Incas também praticavam o processo de mumificação. Junto ás múmias era enterrado uma grande quantidade de objectos do gosto ou utilidade do morto.

9 Acreditavam que as múmias mallqui poderiam conversar com ancestrais ou outros espíritos huacas daquela religião. As múmias, por vezes eram chamadas a testemunhar factos importantes e presidir a vários rituais e celebrações. Nota: Normalmente o defunto era enterrado sentado.

10 Principais Locais de Culto A religião era dualista, constituídas de forças do bem e do mal. O bem era representado por tudo aquilo que era importante para o homem como a chuva e a luz do Sol e o Mal, por forças negativas, como a seca e a guerra. Os huacas, ou lugares sagrados, estavam espalhados pelo território inca. Huacas eram entidades divinas que viviam em objectos naturais como montanhas, rochas e riachos. Líderes espirituais de uma comunidade usavam rezas e oferendas para se comunicar com um huaca para pedir conselho ou ajuda.

11 Rituais/ Festas Principais Os incas tinham um calendário de trinta dias, no qual cada mês tinha o seu próprio festival. Mês GregorianoMês IncaTradução JaneiroHuchuy PacoyPequena colheita FevereiroHatun PocoyGrande colheita MarçoPawqar WaraqRamo de flores AbrilAyriwaDança do milho jovem MaioAymurayCanção da colheita JunhoInti RaymiFestival do Sol JulhoAnta SituwaPurificação terrena

12 AgostoQapaq SituwaTradução SetembroQaya RaymiFestival da Rainha OutubroUma RaymiFestival da Água NovembroAyamarqaProcissão dos mortos DezembroQapaq RaymiFestival Magnífico

13 Lendas Incas A Primeira Criação: "Caminhava pelas imensas e desertas pampas da planície, Viracocha Pachayachachi, 'o criador das cosas', depois de haver criado o mundo em um primeiro ensaio (sem luz, sem sol e sem estrelas). Mas quando viu que os gigantes eram muito maiores que ele, disse: - Não é conveniente criar seres de tais dimensões; parece-me melhor que tenham minha própria estatura! Assim Viracocha criou os homens, seguindo suas próprias medidas, tal como são hoje em dia, mas aqueles viviam na obscuridade".

14 A Maldição: Viracocha ordenou aos hombres que vivessem em paz, ordem e respeito. Entretanto, os homens se rendeream à vida ruim, aos excessos, e foi assim que Deus criador os maldisse. E Viracocha os transformou em pedras ou animais, alguns caíram enterrados na Terra, outros foram absorvidos pelas águas. Finalmente, despejou sobre os homens um dilúvio, no qual todos pereceram. A Segunda Criação: Somente três homens restaram com vida, e com o objetivo de ajudar Viracocha em sua nova criação. Assim que o dilúvio passara, "o mestre do mundo" decidiu dotar a Terra com luz e foi assim que ordenou que o sol e a lua brilhassem. A lua e as estrelas ocuparam seu ligar no vasto firmamento. Vale Sagrado Inca

15 Trabalho elaborado por: Juliana Pinheiro n.º16 Sara Ribeiro n.º22 Ricardo Araújo n.º 20 Edward Martinez n.º11 Bruno Lopes n.º7 Turma: 1004


Carregar ppt "A Cultura Inca. Localização Geográfica e Histórica Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul), Bolívia, Chile e Equador. Fundaram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google