A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Morte de D. Fernando e o problema de sucessão. O rei D. Fernando morreu em Lisboa no dia 22 de Outubro de 1383, poucos dias antes de completar 38 anos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Morte de D. Fernando e o problema de sucessão. O rei D. Fernando morreu em Lisboa no dia 22 de Outubro de 1383, poucos dias antes de completar 38 anos."— Transcrição da apresentação:

1 A Morte de D. Fernando e o problema de sucessão

2 O rei D. Fernando morreu em Lisboa no dia 22 de Outubro de 1383, poucos dias antes de completar 38 anos de idade, e deixou o país numa grave crise de sucessão, pois, em virtude do tratado de Salvaterra, assinado com Castela, a sua única filha legítima, D. Beatriz, estava casada com D. João I de Castela. D. Beatriz Nesse tratado estabelecia-se que D. Beatriz seria rainha de Portugal e que, até ter um filho legítimo maior de 14 anos, sua mãe, a rainha viúva D. Leonor Teles, exerceria a regência do reino.

3 D. Leonor Teles D. Leonor Teles assumiu a regência e mandou aclamar D. Beatriz como rainha. Mas surgiu contestação, em especial por parte do povo e de alguns fidalgos fiéis a D. Fernando. Instalou-se a crise, o país dividiu-se, a revolta alastrou a todo o reino.

4 Os descontentes organizaram-se, encabeçados por Álvaro Pais, e com a colaboração do Mestre de Avis, planearam o golpe de 6 de Dezembro de 1383, que conduziu ao assassinato do conde Andeiro, castelhano tido como amante da regente ( D. Leonor Teles), e ao triunfo dos revoltosos. Mestre de Avis Estes passaram a ser chefiados pelo Mestre de Avis. O país entrou então em rebelião, D. Leonor Teles foi afastada e os exércitos castelhanos, chefiados pelo marido de D. Beatriz, invadiram Portugal.

5 CRONOLOGIA 1383 Abril – A princesa Beatriz de Portugal (filha única do rei Fernando) casa com o rei João I de CastelaBeatriz de PortugalFernandoJoão I de Castela 22 de Outubro22 de Outubro – O rei Fernando morre: a rainha viúva Leonor torna-se regente em nome de Beatriz Começa a resistência, liderada por Mestre de Avis: vários castelos são ocupadosMestre de Avis 1384 Janeiro – João I de Castela invade Portugal Abril – Os portugueses ganham a batalha dos Atoleirosbatalha dos Atoleiros Maio – Começa o cerco de Lisboa; é enviada uma embaixada a InglaterraLisboa Julho – Uma frota portuguesa rompe o cerco de Lisboa, embora com pesadas derrotas 3 de Setembro3 de Setembro – João I de Castela, retira-se para o seu reino Inverno – Nuno Álvares Pereira e João de Avis subjugam cidades a favor de CastelaNuno Álvares Pereira 1385 Páscoa – Chegada dos aliados ingleses 6 de Abril6 de Abril - João de Avis é aclamado rei nas cortes de Coimbra 29 de Maio29 de Maio – Dá-se a batalha de Trancosobatalha de Trancoso Junho - João I de Castela invade Portugal com toda a força, depois da derrota de uma expedição punitiva na batalha de Trancosobatalha de Trancoso 14 de Agosto14 de Agosto – Batalha de Aljubarrota, vitória definitiva de Portugal, fim.Batalha de Aljubarrota

6 Bibliografia: Enciclopédia La Rousse História de Portugal História e Geografia de Portugal cinco Wikipédia Este trabalho foi realizado por: Pedro Pinheiro, 20


Carregar ppt "A Morte de D. Fernando e o problema de sucessão. O rei D. Fernando morreu em Lisboa no dia 22 de Outubro de 1383, poucos dias antes de completar 38 anos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google