A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classicismo em Portugal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classicismo em Portugal"— Transcrição da apresentação:

1 Classicismo em Portugal
Apostila 2 Módulo 6

2 Surgimento Sá de Miranda retorna da Itália em 1527.
Tá. E o que a Itália tem a ver com isso? Petraca e a nova medida.

3

4 Luís Vaz de Camões Considerado o pai da língua portuguesa e um dos mestres da literatura lusitana. Há muitas incertezas sobre a vida de Camões, mas, o que se encontra registrado, nos mostra um bocado de aventuras. Um vida de boemia, mulheres, batalhas e pobreza As principais aventuras de Camões refletem em sua produção literária, como observaremos em “Os Lusíadas”.

5 A lírica camoniana Utiliza da medida velha, inicialmente, aproximando-se da literatura medieval, mas depois Camões começa adotar a nova medida. A lírica de camões é composta pelas seguintes formas: éclogas ( diálogo em forma de poesia, com tema pastoril); elegias (temática triste); canções (composições curtas); oitavas, sextinas; e, o já conhecido, soneto. O valor do amor, para Camões, está em sua complexidade. Observamos tal complexidade em alguns poemas, no uso de paradoxos.

6 “ O amor é fogo que arde sem ver... ”

7 A poesia épica Épico: acontecimento histórico, aventura de grande proporção, feitos heroicos. Em alguns casos de cunho nacionalista. Epopeia: um longo poema narrativo, de origem clássica. Temos como exemplos: “Ilíada” e “Odisseia” , de Homero e “Eneida” , de Virgílio. Ilíada retrata, por exemplo a guerra de Tróia, tendo Aquiles como herói. A poesia épica de Camões é marcada pelo poema “Os Lusíadas”, de Vasco da Gama a frente dos navegantes lusitanos em direção às Índias.


Carregar ppt "Classicismo em Portugal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google