A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. CH: AULA 1 Profa Soninha GRAMÁTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. CH: AULA 1 Profa Soninha GRAMÁTICA."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. CH: AULA 1 Profa Soninha GRAMÁTICA

2 C OMO SE ESTRUTURAM AS PALAVRAS : Observe: Em todas as palavras abaixo, há uma parte que se mantém: O radical. Cert – a Cert – o Cert – a – mente Cert – eza A – cert – ar In – cert – eza A – cert – o RADICAL: elemento que carrega o significado primitivo da palavra. AFIXOS: partes que se ligam ao radical adicionando novas informações ao significado primitivo.

3 CLASSIFICAÇÃO DE MORFEMAS Radical Afixos Desinências Vogal temática prefixos sufixos nominais verbais nominal verbal

4 PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS DERIVAÇÃO: ATRAVÉS DA DERIVAÇÃO SE FORMAM PALAVRAS DE APENAS UM RADICAL, AS PALAVRAS SIMPLES. TIPOS DE DERIVAÇÃO: PREFIXAÇÃO: Um prefixo (afixo) aparece ANTES do radical. INfiel, Imoral, DEgelo. SUFIXAÇÃO: Um sufixo (afixo) aparece DEPOIS do radical. fielMENTE, moralIZAÇÃO, gelADO. PREFIXAÇÃO E SUFIXAÇÃO: Um prefixo e um sufixo se unem ao radical um de cada vez, permitindo que ao removerem-se os afixos sobrem palavras com sentido. DESlealDADE, INfelizMENTE

5 TIPOS DE DERIVAÇÃO: PARASSÍNTESE (DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA): Assim como na prefixação e sufixação, na parassíntese há a presença de prefixo e sufixo, só que, neste caso, ambos ocorrem ao mesmo tempo (em par), não sobram palavras com sentido ao se retirarem os afixos. ENcaracolADO, DESmoralIZAR, AvermelhADO. DERIVAÇÃO REGRESSIVA: A palavra sofre perda de morfema (letra), sempre temos um verbo que origina um substantivo abstrato. Abraçar – abraço Embarcar – embarque DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA: A palavra migra de classe gramatical, só ocorre no contexto. O ANDAR do velho revela cansaço. Fora da frase: verbo Na frase: substantivo.

6 PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS COMPOSIÇÃO: ATRAVÉS DA COMPOSIÇÃO SURGEM PALAVRAS COM DOIS OU MAIS RADICAIS. TIPOS DE COMPOSIÇÃO: JUSTAPOSIÇÃO: Radicais lado a lado (podem ser separados sem perda de sentido dos radicais. GIRA S SOL, GUARDA-CHUVA AGLUTINAÇÃO: Radicais fundidos (não há possibilidade de Separação sem que haja perda de sentido de um dos radicais) EMBORA = EM+BOA+HORA OUTRORA= OUTRA+HORA AGUARDENTE= ÁGUA +ARDENTE.

7 NEOLOGISMO: Criação de palavras novas, que não estão nos dicionários. Cuidado: Neologismo não é um processo de formação de palavras. Milmalditas Pernilongar Andorinhava


Carregar ppt "ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. CH: AULA 1 Profa Soninha GRAMÁTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google