A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITUAÇÃO GERAL EM SAÚDE PÚBLICA (Atribuições e Competências ) AULA 03: FATERN/GAMA FILHO PROFª SANDRA BEZERRIL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITUAÇÃO GERAL EM SAÚDE PÚBLICA (Atribuições e Competências ) AULA 03: FATERN/GAMA FILHO PROFª SANDRA BEZERRIL."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITUAÇÃO GERAL EM SAÚDE PÚBLICA (Atribuições e Competências ) AULA 03: FATERN/GAMA FILHO PROFª SANDRA BEZERRIL

2 Qual a realidade constatada hoje? De quem é a responsabilidade? Qual o papel do Estado? Qual o papel do indivíduo? Qual o papel da coletividade? 1. Caracterizando Saúde Pública

3 2. Conceito: Formas de agenciamento político/governamental (programas, serviços, instituições) no sentido de dirigir intervenções voltadas às denominadas necessidades sociais de saúde.

4 3.E as necessidades sociais estão satisfeitas?

5 3.1 Sucateamento:

6 3.2 Superlotação:

7 3.3 Atendimento Precário e Desumano:

8 3.4 Desvalorização Profissional

9 4.Diferença entre público e coletivo quando o assunto é competência ?

10 4.1SAÚDE PÚBLICA: Diz respeito então as ações promovidas por diversas instituições ligadas ao Estado para a promoção do bem-estar. É a aplicação de conhecimentos (médicos ou não) com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde. 4.2SAÚDE COLETIVA: É uma expressão que designa um campo de saber e de práticas referido à saúde como fenômeno social e portanto, de interesse público. As origens do movimento de constituição deste campo remotam ao trabalho teórico e político empreendido pelos docentes e pesquisadores de departamentos de instituições universitárias e de escolas de saúde pública da América Latina e do Brasil em particular ao longo das últimas décadas

11 5. Sinonímia: Existem muitas designações?

12 5.1 Medicina social: França e Alemanha 5.2 Medicina preventiva, comunitária e familiar: Estados Unidos e América Latina 5.3 Higienismo: Portugal e Espanha 5.4 Sanitarismo: Inglaterra

13 6.As cinco conotações da expressão saúde pública:

14 Equivale ao setor público ou governamental; Atuação da comunidade organizada público; São serviços direcionados à dimensão coletiva; Serviços pessoais dirigidos a grupos vulneráveis; Problemas de elevada ocorrência e/ou ameaçadores.

15 7.E existem consensos em torno do que se entende por saúde pública?

16 Vinculação do Aparelho de Estado. Prestação de serviços a coletividade.

17 8. Fechando a discussão: Saúde Pública corresponde pontos de vista de indivíduos, grupos sociais, econômicos e culturais, condicionados pelas suas idéias acerca do mundo que nos rodeia, conforme respectivos interesses, crenças e concepções.


Carregar ppt "CONCEITUAÇÃO GERAL EM SAÚDE PÚBLICA (Atribuições e Competências ) AULA 03: FATERN/GAMA FILHO PROFª SANDRA BEZERRIL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google