A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IFSP – GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DO TURISMO 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IFSP – GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DO TURISMO 1"— Transcrição da apresentação:

1 IFSP – GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
Conceitos e definições em turismo

2 TURISMO - DEFINIÇÕES The Shorter Oxford English Dictionary (2013) – a teoria e a prática de viajar, por prazer. (Muitos pensadores do turismo preferem diferenciar o turismo como algo inerente ao lazer, sendo as viagens com outras motivações algo não genuinamente turístico. Contudo, tal visão não é a predominante nos dias atuais). OMT (1994) “O turismo compreende as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes ao seu entorno habitual, por um período inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”. (Conceito mais aceito nos dias atuais, usado como parâmetro estatístico de fluxos turísticos)

3 TURISMO - DEFINIÇÕES Burkart e Medik, 1891: “Os deslocamentos curtos e temporais das pessoas para destinos fora do lugar de residência e de trabalho e as atividades empreendidas durante a estada nesses destinos”. (Destaca-se a percepção de limitação temporal e perspectiva espacial não cotidiana.) W. Hunziker e K. Krapf, 1942: “A soma de fenômenos e de relações que surgem das viagens e das estâncias dos não residentes, desde que não estejam ligados a uma residência permanente nem a uma atividade remunerada”. (Uma ideia mais abrangente, que considera todos os fenômenos decorrentes das viagens a todas as partes envolvidas (turistas, comunidades receptoras, empresas de turismo, etc.), além de considerar como turista aquele que não reside nem recebe no local visitado – algo seguido até hoje pela OMT).

4 TURISMO - DEFINIÇÕES Mathieson e Wall, 1982: “Turismo é o movimento provisório das pessoas, por períodos inferiores a um ano, para destinos fora do lugar de residência e de trabalho, as atividades empreendidas durante a estada e as facilidades que são criadas para satisfazer as necessidades dos turistas”. (A ideia de adequação da oferta à demanda é a base desta referência. Deve-se entender facilidades como a soma de infraestrutura, equipamentos e serviços ofertadas)

5 Termos correlatos LAZER
“Experiências vivenciadas com finalidades de descanso, diversão e desenvolvimento pessoal e social, no tempo liberado das obrigações profissionais, sociais, religiosas e políticas.” (Adaptado de DUMAZEDIER, Joffre, 1976)

6 Termos correlatos ÓCIO
Estar desocupado. Usufruir descompromissadamente do tempo livre. Por muito tempo teve uma conotação negativa e/ou pejorativa: “A ociosidade é a mãe de todos os vícios.” “Cabeça vazia, oficina do capeta.” (SANTO AGOSTINHO). Atualmente, porém, cresce a aceitação ao conceito de ÓCIO CRIATIVO, em que o aproveitamento do tempo estaria relacionado a atividades intelectuais prazerosas, que envolveriam aspectos de trabalho, diversão e estudo, sem uma clara distinção entre elas.

7 Termos correlatos ENTRETENIMENTO:
Vem do latim inter (entre) tenere (ter). “Deter, fazer demorar, para desviar a atenção; para distrair” (AURÉLIO, 2011). Trata-se de um Passatempo, algo para o preenchimento do tempo livre de maneira desinteressada e espontânea. O entretenimento moderno surgiu no século XIX, nos EUA, como movimento social de contestação do lazer ostentatório, rebuscado e elitizado da Europa. O entretenimento na sua essência é divertido, fácil, sensacional, irracional, previsível e subversivo.

8 Termos correlatos TEMPO LIVRE
“Tempo livre não significa repouso. O repouso, como o sono, é obrigatório. O verdadeiro tempo livre é apenas a liberdade de fazermos o que queremos, mas não de permanecermos no ócio”. (SHAW, George). Vivências dissociadas das obrigações (portanto dependente dessas). Alguns autores como Marcellino, consideram que não existe tempo livre, mas sim TEMPO LIBERADO. VOCÊ CONCORDA? LÚDICO Que faz referência a jogos ou brinquedos.

9 TERMOS CORRELATOS RECREAÇÃO
“Dinâmica sociocultural que produz o divertir-se moderno” (CAMARGO, Luís Octávio). “O produto, isto é, atividade/experiência, que ocorre dentro do lazer.” (BRAMANTE, Antônio Carlos). (Prevalecem, portanto, 02 pontos de vista: a recreação enquanto PROCESSO de lazer, sendo por vezes confundida com este, e como PRODUTO do lazer, sendo sua manifestação mais perceptível) Sua origem etimológica se relaciona com a ideia de recriar, renovar, restabelecer. “É uma atividade física ou mental a qual o indivíduo é naturalmente impelido a satisfazer necessidades de ordem física, psíquica e social de cuja realização lhe advém o prazer.” (TIOSSI, Lígia).

10 DEFINIÇÕES SOBRE VIAJANTES, TURISTAS E EXCURSIONISTAS
Todos os turistas são viajantes, mas nem todos os viajantes são considerados turistas (pelos menos estatisticamente). Apenas aqueles que realizam pelo menos um pernoite (passar a noite no local visitado) é considerado turista. Se o visitante vai e volta ao seu local de residência no mesmo dia ele é considerado excursionista (incluem-se neste grupo os passageiros de cruzeiros marítimos).

11

12 Perspectivas espaciais de Turismo
Turismo doméstico – é aquele realizado pelos visitantes (turistas + excursionistas) que viajam dentro de seu próprio país. Turismo receptivo – é realizado pelos visitantes que não são residentes no país, na região ou na localidade. Turismo emissivo – é realizado pelos residentes para fora do país, da região ou da localidade. OMT

13 Núcleos emissores e receptores
Turismo emissivo Fluxo turístico Turismo receptivo

14 Perspectivas espaciais de turismo
Turismo interno – é a combinação do turismo doméstico com o turismo receptivo (TI = TD + TR). Residentes mais não residentes num determinado pais. Turismo nacional – é a soma do turismo doméstico com o turismo emissivo (TN = TD + TE). Movimento de visitantes residentes tanto dentro como fora do país. Turismo internacional – é o movimento de visitantes entre os diferentes países. OMT


Carregar ppt "IFSP – GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DO TURISMO 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google