A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS AUTORES DO BARROCO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS AUTORES DO BARROCO."— Transcrição da apresentação:

1 OS AUTORES DO BARROCO

2 Pe. Antônio Vieira

3 Antônio Vieira (Lisboa,06/02/ Salvador, 18/07/1697) Missionário, da Cia de Jesus, em terras brasileiras. Um dos mais influentes em questões de política e oratória no século XVII. Combateu a exploração/escravização do indígena brasileiro e se dispôs a catequizá-los. Defendeu os judeus e criticou a inquisição.

4 Mestre da oratória. Conseguiu convencer a muitos com seus sermões eloquentes. A corte portuguesa e a igreja, reconhecendo seu talento, o levaram para Lisboa.

5 OS SERMÕES SÃO DIVIDOS EM:
Peças retóricas: com base na retórica grega é dividido em 5 temas. Peças de oratória: pregação nos púlpitos; oralidade; função fática; uso de alegorias. Em seus textos há predomínio do CONCEPTISMO.

6 Gregório de Matos ( )

7 - Oriundo de família abastada, estudou no colégio dos jesuítas e continuou sua formação na Universidade de Coimbra. - Advogado e o maior poeta do Brasil colonial. - Assumiu cargos importantes, como o de desembargador, mas foi destituído por não usar a batina e nem aceitar imposições de ordens maiores. - Começa a chamar as diversas camadas da sociedade baiana de “canalha infernal” e começa a escrever poesias corrosivas e eróticas. - Há dúvidas quanto a autoria da obra assinada por Gregório de Matos.

8 Foi exilado, posteriormente, em Angola
Foi exilado, posteriormente, em Angola. Após ajudar os portugueses em um combate na África, recebe permissão para voltar ao Brasil. Morre em Pernambuco, por uma doença contraída em Angola. “Morro entre dois ladrões, como ao ser crucificado”

9 As diversas facetas de Gregório:
Lírica: dos amores, desejos e sensações físicas. Satírica: o que tornou Gregório de Matos conhecido, por suas críticas às diversas camadas da sociedade baiana. Considerava ele a sociedade como um organismo, onde os governantes, os ricos, representavam a cabeça e os pobres a genitália. Religiosa: uso de conceptismo na poesia e alguns questionamentos religiosos. Reflexiva: Carpe Diem

10 Se Pica-Flor me chamais, Pica-Flor aceito ser, Mas resta agora saber, Se no nome que me dais, Meteia a flor que guardais No passarinho melhor! Se me dais este favor, Sendo só de mim o Pica, E o mais vosso, claro fica, Que fico então Pica-Flor. Gregrório de Matos em resposta a uma freira que o chamou de Pica-flor por achar que sua aparência lembrara a ave.


Carregar ppt "OS AUTORES DO BARROCO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google