A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte CEFET Campos Agosto de 2007 New Technologies and ELT José M. da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte CEFET Campos Agosto de 2007 New Technologies and ELT José M. da Silva."— Transcrição da apresentação:

1

2 XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte CEFET Campos Agosto de 2007 New Technologies and ELT José M. da Silva

3 I Desconstruindo a tecnologia II Tecnologia e ensino de línguas: O que é tecnologia? III A quinta habilidade IV Qual tecnologia utilizar? V Integração de tecnologias VI Interação x Integração VII Criação de materiais VIII Conclusões XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

4 I Desconstruindo a tecnologia O que é desconstruir a tecnologia? (2) Utilizar os elementos e/ou o todo com a maior eficácia. (1) Dividir o todo em elementos constituintes para analisar estes elementos em detalhe; XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

5 TV Videocassete DVD Transparências Equipamento de som Computador Internet/Web Quadro Voz Realia Lápis e Papel II Tecnologia e ensino de línguas: O que é tecnologia? Fotocópias Videoconferência Jogos Blog MSN XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

6 Implicações: Custo e projeto Laboratório ou sala de aula? Quantas máquinas? Obstáculos técnicos Direito Autoral II Tecnologia e ensino de línguas: O que é tecnologia? Obstáculos pessoais Conteúdo XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

7 Principais Obstáculos: Falta de tempo Falta de interesse Tecnofobia Motivação: Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento profissional Exigência do Mercado Políticas institucionais III A quinta habilidade XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

8 III A quinta habilidade Cara: Tecnofobia O problema é a idade; tô velho demais pra isso. Tem muito botão pra apertar. Isso aqui é muito diferente do que eu uso em casa. Eu sempre peço a minha filha pra gravar pra mim. Eu nem esquento; sempre tem um aluno que sabe fazer. Odeio computador. ResistênciaRejeição XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

9 III A quinta habilidade Coroa: Excesso / Má utilização Os alunos adoram jogos; por que não usá-los em sala? Eu uso qualquer coisa para criar um ambiente de aprendizagem confortável. Eu uso qualquer coisa pra aula ficar divertida. Eu uso o pinball do meu micro porque está em inglês. Eu adoro cor, animação, som; os alunos também. É divertido. ? XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

10 Jogos CD-ROMs Power Point Flash Animações Layout Internet/Web Fonte / Tamanho Deficientes visuais Informação Conhecimento Aprendizado III A quinta habilidade Coroa: Excesso / Má utilização XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

11 Aulas no laboratório Aulas de vídeo Aulas de música Aulas com Internet ? Abordagem receita de bolo Abordagem pioneira Blogs Mensageiros instantâneos Apresentações de slide / Transparências MP3 Web quests Scavenger hunts Fotocópias III A quinta habilidade Criatividade / Variação XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

12 Não é novidade o medo que acompanha o surgimento uma nova tecnologia da comunicação. No século XV, a chegada da imprensa foi amplamente considerada pela Igreja como uma invenção do Diabo; o clero temia que a disseminação de idéias sem censura levasse a uma ruptura da ordem social e fizesse com que milhões de almas corressem o risco de se perder. Rapidamente surgiram medidas para limitar seus efeitos potencialmente diabólicos. Meio século após a publicação da primeira Bíblia de Gutenberg (1455), Frankfurt já estabelecera um núcleo estadual de censura para coibir as traduções não-ortodoxas da Bíblia (1486) e logo em seguida o Papa Alexandre VI estendeu a censura a livros mais antigos (1501). Aproximadamente 400 anos mais tarde, preocupações semelhantes sobre censura e controle foram disseminadas quando a sociedade começou a lidar com as conseqüências políticas da chegada do telégrafo, do telefone e da tecnologia de teledifusão. O telégrafo destruiria a família e aumentaria a criminalidade. O telefone corromperia a sociedade. A teledifusão seria o veículo da propaganda. Em todos estes casos, a ansiedade contribuiu especificamente para a controvérsia lingüística. [Crystal, David. Language and the Internet. Cambridge University Press, 2001.] III A quinta habilidade XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

13 1. Ambientação 2. Demonstração 3. Treinamento III A quinta habilidade XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

14 E a resposta certa é... Não há resposta certa! Variáveis: Custo Projeto pedagógico Necessidades institucionais Não existe a melhor tecnologia; existe somente a tecnologia apropriada. IV Qual tecnologia utilizar? XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva Necessidades dos alunos

15 A mera utilização da tecnologia não favorece nem melhora a aprendizagem. Sempre que a tecnologia é percebida, ela está sendo mal utilizada. Em sua utilização correta, a tecnologia é transparente: ela nem é notada. V Integração de tecnologias XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

16 Atende a diferentes estratégias de ensino/aprendizagem. Reduz a monotonia. Cria dinâmicas diferentes na aula. Ajuda a integrar habilidades. Ajuda a manter elevadas a motivação, atenção e participação. V Integração de tecnologias XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

17 Tecnologia x Máquinas V Integração de tecnologias XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

18 V Integração de tecnologias XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

19 O termo interação é aqui utilizado no sentido da relação entre um aluno e outro aluno, e entre um aluno e o conteúdo, ou seja, aquilo que deve ser aprendido. O termo integração é aqui utilizado com relação a um conhecimento mais aprofundado entre um aluno e outro aluno, e entre um aluno e o conteúdo. Em outras palavras, a interação é o processo que, espera-se, levará à integração, ao produto. A tecnologia, assim, deve funcionar como um meio despercebido para auxiliar os alunos a interagirem entre eles e com o conteúdo. VI Interação x Integração XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

20 Dicas Práticas Uso individual Normalmente auto-estudo, para prática ou revisão. As respostas são necessárias para autocorreção. O som geralmente vem de headphones. O professor não está presente para ajudar. Os alunos acessam as atividades de casa, do trabalho, ou na própria escola. VII Criação de materiais XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

21 Uso em grupo As atividades normalmente envolver duas ou mais pessoas. As respostas podem existir, ou podem ser dadas pelo professor. O som geralmente vem de alto-falantes. O professor normalmente está presente, e os alunos ainda contam com o conhecimento e o auxílio dos colegas. Embora os alunos atuem invidualmente durante a atividade, todo o grupo é envolvido de uma maneira ou de outra. Arranjo variável das cadeiras. Teclado móvel. VII Criação de materiais Dicas Práticas XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

22 Apresentações: MS Power Point Fonte: tipo/tamanho/cor Kern/espaçamento/margens Lista de itens (bullets) Imagens e texto Espaços em branco Arquivos (tamanho/tipo) Vídeos: Combinação de atividades Duração TV e quadro Projetor e tela TV e projetor Música: Combinação de atividades Elemento surpresa VII Criação de materiais Dicas Práticas XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

23 Material na Web: Usabilidade e navegação Tempo de download Scrolling Texto Webliografia Páginas Hot Potatoes Sugestões: Quia VII Criação de materiais Dicas Práticas XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva Wikipedia / Wiki Web Quests / Scavenger Hunts

24 Objetivos de aprendizagem como FIM Alvo do professor Tecnologia como APOIO, FERRAMENTA, MEIO VIII Conclusões XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva

25 Obrigado. XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte New Technologies and ELT José M. da Silva


Carregar ppt "XIV Congresso da ASSEL e III Enletrarte CEFET Campos Agosto de 2007 New Technologies and ELT José M. da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google