A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Corpúsculos das substâncias. Um pouco de história… A existência de átomos a constiuir a matéria tem mais de 2400 anos e remonta aos tempos da Grécia Antiga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Corpúsculos das substâncias. Um pouco de história… A existência de átomos a constiuir a matéria tem mais de 2400 anos e remonta aos tempos da Grécia Antiga."— Transcrição da apresentação:

1 Corpúsculos das substâncias

2 Um pouco de história… A existência de átomos a constiuir a matéria tem mais de 2400 anos e remonta aos tempos da Grécia Antiga. Os filósofos gregos dessa época debatiam – se entre si com os problemas da constituição da matéria, nomeadamente, o problema de se saber se a matéria se podia dividir infinitamente ou não. Para eles, a questão podia ser resumida da seguinte forma: dividimos uma folha de papel a meio e eliminamos uma metade. De seguida fazemos o mesmo para a outra metade da folha e assim sucessivamente, até termos um pedaço de papel tão pequeño que já não conseguimos dividir mais.

3 Um pouco de história… O problema que os gregos discutiam era: Podemos dividir os pedacinhos de papael até o infinito ou haverá uma altura em que chegaremos a um ponto em que se atinge uma partícula indivisivel? Átomo = que não se pode dividir Leucipo (500 – 430 a.C.) e Demócrito (460 – 370 a.C.), foram os primeiros a considerar que os átomos são as entidades individuais que constituem tudo o que existe.

4 Um pouco de história… Infelizmente, não era possivel provar se os átomos existiam ou não, pois ninguém os conseguia ver, nem existiam métodos que pudessem revelar a sua presença. Assim, a dúvida da existência ou não de átomos permaneceu mais ou menos adormecida até ao século XVII.

5 Um pouco de história… Com os avanços tecnológicos e científicos protõesneutrões electrões Os átomos são corpúsculos divisíveis constituídos por: protões, neutrões e electrões Teoria atómica de Dalton John Dalton A matéria é constituída por corpúsculos indivisíveis – átomos. Os átomos podem combinar-se formando outros corpúsculos – moléculas.

6 Electrão Protão Neutrão Átomos Os átomos são formados por partículas mais pequenas: Protões: com carga positiva Neutrões: que não têm carga Electrões com carga negativa – nuvem electrónica Núcleo No átomo, o número de protões é igual ao número de electrões e por isso o átomo é uma partícula neutra. Todos átomos com o mesmo número de protões têm as mesmas características – são átomos do mesmo elemento químico. Representação esquemática de um átomo

7 Os átomos e as moléculas Cada substância é constituída por corpúsculos. ÁtomosMoléculas São agregados de dois ou mais átomos ligado quimicamente entre si. Molécula formada por dois átomos – molécula diatómica Molécula formada por três átomos – molécula triatómica Pag

8 Algumas aplicações no dia-a-dia… Hélio Néon Árgon Hidrogénio (2 átomos de hidrogénio ) Dióxido de carbono (2 átomos de oxigénio e 1 átomo de carbono) Água (1 átomo de oxigénio e 2 átomos de hidrogénio) Substâncias Atómicas Em algumas substâncias as unidades estruturais são os átomos. Substâncias Moleculares Em algumas substâncias as unidades estruturais são as moléculas.

9 Substâncias elementares, substâncias compostas e misturas Substâncias Substâncias elementares: formadas apenas por um elemento químico. Os seus corpúsculos podem ser átomos ou moléculas formadas por átomos iguais. Ex: hélio dioxigénio Substâncias Compostas: formadas por dois ou mais elementos químicos. As suas moléculas são formadas por átomos diferentes. Ex: água

10 Substâncias elementares, substâncias compostas e misturas Mistura de Substâncias Mistura de Substâncias: formadas por corpúsculos diferentes: há tantos corpúsculos diferentes quanto as substâncias que formam a mistura. Ex:

11 Materiais Substâncias Mistura de Substâncias Substâncias compostas Substâncias elementares Síntese:


Carregar ppt "Corpúsculos das substâncias. Um pouco de história… A existência de átomos a constiuir a matéria tem mais de 2400 anos e remonta aos tempos da Grécia Antiga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google