A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

… do Império Romano do Ocidente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "… do Império Romano do Ocidente"— Transcrição da apresentação:

1 … do Império Romano do Ocidente
Não percebo nada… … do Império Romano do Ocidente

2 Império Romano do Ocidente
O Império Romano do Ocidente constituía a metade Ocidental do Império Romano. Após a sua divisão por Diocleciano em 286 d.C. e existiria intermitentemente em diversos períodos entre os séculos III e V, após a Tetrarquia de Diocleciano e as reunificações associadas a Constantino o Grande e seus sucessores. Considera-se que o Império Romano do Ocidente terminou com a abdicação de Rómulo Augusto em 4 de Setembro de 4/6, forçada pelo chefe germânico Odoacro. Em contrapartida, o Império Romano do Oriente, sobreviveria por mais anos.

3 O Império Romano era dividido em termos culturais, religiosos e linguísticos. Se o Oriente helenístico se sustentava em torno da cultura grega e da Igreja Ortodoxa, a unidade cultural do Ocidente foi gravemente afectada pelo influxo dos bárbaros. Em 410, Roma foi saqueada pela primeira vez em mais de 800 anos, pelos visigodos comandados por Alarico I, e aos poucos a parte Ocidental do império passou a ser governada pelas tribos invasoras. Apesar de breves períodos de reconquista pelo Império Romano do Oriente, o Império do Ocidente não conseguiria reerguer-se.

4 Embora unido linguisticamente e, mais tarde, sob o cristianismo romano, o Império Romano do Ocidente englobava grande número de culturas diferentes que haviam sido assimiladas de maneira incompleta pelos romanos, diferentemente do Império Romano do Oriente, que falava grego e era culturalmente unificado desde as conquistas de Alexandre o Grande no século IV a.C.


Carregar ppt "… do Império Romano do Ocidente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google