A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO. No segundo momento da Idade Média surgiu o Humanismo, quando o homem buscava outras maneiras de interação com o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO. No segundo momento da Idade Média surgiu o Humanismo, quando o homem buscava outras maneiras de interação com o."— Transcrição da apresentação:

1 O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO

2 No segundo momento da Idade Média surgiu o Humanismo, quando o homem buscava outras maneiras de interação com o mundo, levado agora por uma racionalidade, que esbarrava ainda no Teocentrismo milenar imposto pela Igreja. Novas formas de pensar e agir vão construindo um novo código de ética e, no século seguinte aflora o Classicismo Renascentista, caracterizado sobretudo pelo resgate da herança greco-latina, pelo antropocentrismo, e pelo florescimento de uma nova cultura. O Humanismo é o período intermediário entre o mundo clássico e inaugura um período que a história chama de Renascimento.

3 Crise no sistema feudal; Crise na Igreja Romana; Expansão comercial; Desenvolvimento cultural:Universidade de Coimbra 1308; Poder centralizado nas mãos do rei; Declínio do Teocentrismo, revalorização do Antropocentrismo;

4 A poesia desvincula-se da música(principal modificação); Surge o teatro popular; A historiografia de Fernão Lopes; Teatro de Gil Vicente.

5 Grande poeta e excepcional dramaturgo; Escreveu 44 peças teatrais(acervo mais importante do teatro europeu medieval) Vida nos palácios fez com que ele a representasse artisticamente em seus autos e farsas; Destacam-se na sua produção: Auto da Alma, a trilogia das barcas: Auto da Barca da Glória, do Purgatório e do Inferno, A farsa de Inês Pereira, A farsa do Velho da Horta e Auto da Lusitânia

6 Caráter religioso(mistério, milagre, moralidade) Caráter profano(arremedo); Personagens típicos, caricaturais; Peças escritas em português, castelhano e bilíngue; Não obedece a regra das três unidades básicas para o teatro clássico: tempo, espaço e ação. Característica básica do teatro vicentino e a sátira, criticando todas as camadas sociais: nobreza, clero, povo.


Carregar ppt "O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO. No segundo momento da Idade Média surgiu o Humanismo, quando o homem buscava outras maneiras de interação com o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google