A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Enfermagem Profa. Suzy Darlen, Eleny Britto Maria Lúcia 1 DRENAGEM TORÁCICA Conceito Intervenção utilizada com a finalidade de melhorar a troca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Enfermagem Profa. Suzy Darlen, Eleny Britto Maria Lúcia 1 DRENAGEM TORÁCICA Conceito Intervenção utilizada com a finalidade de melhorar a troca."— Transcrição da apresentação:

1 História da Enfermagem Profa. Suzy Darlen, Eleny Britto Maria Lúcia 1 DRENAGEM TORÁCICA Conceito Intervenção utilizada com a finalidade de melhorar a troca gasosa e a respiração, favorecendo a reexpansão pulmonar por meio de punção, que evita o colapso dos pulmões. Finalidades Retirar fluidos ou ar do espaço pleural Reexpandir o pulmão Indicações e Contra-indicações Colher amostra de material para diagnóstico. Drenagem para aliviar o comprometimento respiratório. Pneumotorax Hemotórax Derrame pleural

2 História da Enfermagem Profa. Suzy Darlen, Eleny Britto Maria Lúcia 2 Sistema de drenagem Pressão negativa Retirada de líquidos ou ar da cavidade pleural Cuidados de Enfermagem Curativo oclusivo e seco a cada 24 h. Manter paciente em posição confortável sem dobras no tubo. Orientar e incentivar a mudança de decúbito. Orientar e incentivar a respiração profunda e tosse. Estimular o paciente a realizar exercícios ativos e passivos. Administrar medicação prescrita. Prender o tubo porém não tracioná-lo Manter o clamper aberto. Manter o vidro de aspiração com 500 ml de SF 0,9%. Observar a flutuação da coluna líquida com a respiração. Esta função cessará quando: O pulmão reexpandir-se. Houver obstrução no tubo com coágulos. O dreno estiver dobrado. Mau funcionamento da aspiração.

3 3 Observar vazamentos no sistema Observar sangramentos (150 a 200 ml/h por mais de 4h) Colocar fita graduada no vidro para marcar selo d´água ou padronizar quantidade de solução. Colocar vidros em grade de segurança. Não fixar frascos de drenagem no chão com fitas ou esparadrapos. Manter vidro sempre abaixo do nível do tórax. Anotar quantidade de líquido drenado. Ordenhar o tubo a cada 2h. Retirada do Dreno


Carregar ppt "História da Enfermagem Profa. Suzy Darlen, Eleny Britto Maria Lúcia 1 DRENAGEM TORÁCICA Conceito Intervenção utilizada com a finalidade de melhorar a troca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google