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Www.ramb.org.br Revista online “ A única vantagem sustentável que uma empresa tem é aquilo que ela coletivamente sabe aliado à eficiência com que ela usa.

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1 www.ramb.org.br Revista online
“ A única vantagem sustentável que uma empresa tem é aquilo que ela coletivamente sabe aliado à eficiência com que ela usa esse conhecimento e a prontidão com que ela o adquire” Davenport e Prusak Ruy Cal –

2 Gestão da paixão Comunidade de prática
Grupos de pessoas que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas ou uma paixão por um tópico e que aprofundam seu conhecimento e especialização nessa área pela interação em um base continuada

3 Gestão do conhecimento
Conhecimento humano duplicou de 1950 a 1980, duplicou até 1990 e duplicou novamente até 1994 (Gartner Group) Mudança de paradigma Decartes: método analítico / reducionista – qualquer fenômeno complexo pode ser interpretado e conhecido reduzindo em partes menores. Holismo – Varias visões ou interpretações interligadas da totalidade (holos)

4 Realidade / Desafio a tiragem quadruplicou, embora esteja ainda muito aquém do necessário; o desenho e diagramação mudaram, e novas sessões foram criadas; indexação nos sistemas Scielo, Lilacs e Medline; a procura pela publicação de trabalhos de ponta cresceu vertiginosamente, índice de rejeição supera 50%; aumento do volume e fluxo de informação aumento de recursos humanos – revisores limite da prosperidade - falta de recursos, aumentos de custos de tiragem e postagem, limitam o crescimento; demorando para / atrasado

5 Premissas / Restrições
método- gerenciamento de projetos (PMI). abordagem do desafio deve ser construída pelo uso intensivo do conhecimento – pesquisa e informações históricas estimular preocupação com os desdobramentos futuros– planejamento trocas de informações devem ser completas e confiáveis– comunicação soluções inovadoras entendem e toleram diversidade– vamos nos relacionar com pessoas. Qualidade Custo

6 Técnica de Analise Lista de requisitos
Brain Storming, Pareto, WBS, PlanDoCheckAct. os Ws - What Who When Where Why Fluxogramas – carta de fluxo – Causa e efeito Busca avançada Classificação e pesquisa intuitiva Definição das comunidades Gerenciamento do conteúdo e trafego Acessos flexibilizados Integração de sistemas ou de atividades Facilidade de administração Uso final Auto-Serviço Suporte a vários idiomas investimento

7 A Internet é sem duvida nenhuma o instrumento que mais longe e mais rápido movimenta a informação de forma fácil e compartilhada modificando de forma definitiva o conceito de inteligência de um estático “Saber informações” para um mais dinâmico “Pesquisar e Relacionar informações”. Editorial - Acta Cirúrgica Brasileira – Ruy Cal

8 Ferramenta – Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD)
realizar o armazenamento de uma série de informações que não se encontram efetivamente isoladas umas das outras existe uma ampla gama de dados que se referem a relacionamentos existentes entre as informações a serem manipuladas Um Banco de Dados deve conter os dados dispostos numa ordem pré-determinada em função de um projeto de sistema, sempre para um propósito muito bem definido Representar sempre o Mundo Real

9 SGBD - sete características operacionais elementares
1: Controle de Acesso- recursos que possibilitem selecionar a autoridade de cada usuário. Um usuário poderá realizar várias atividades, outros poderão ler alguns dados e atualizar outros e outros poderão somente acessar um conjunto restrito de dados para escrita e leitura.

10 2: Interfaceamento- disponibilizar formas diferentes de apresentação dos dados em linguagem natural, gráfica, em SQL ou ainda através de menus de acesso, não sendo uma "caixa-preta" só passível de ser acessada por aplicações. Seleção de idioma - treinamento

11 workflow

12 SGBD - sete características operacionais elementares
3: Controle de Redundâncias- A redundância consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. As informações devem ser armazenadas em um único local, não existindo duplicação descontrolada dos dados. 4: Compartilhamento dos Dados- controle de concorrência ao acesso dos dados, garantindo em qualquer tipo de situação a escrita/leitura de dados sem erros.

13 Revisor Editor de área

14 Integridade Referencial e Normalização
5: Esquematização- fornecer mecanismos que possibilitem a compreensão do relacionamento existentes entre as tabelas e de sua eventual manutenção. Chave Primária – campos com valores únicos Outros índices ou chaves secundárias 6: Controle de Integridade- deverá impedir que aplicações ou acessos pelas interfaces possam comprometer a integridade dos dados. 7: Backups- apresentar facilidade para recuperar falhas de hardware e software, através da existência de arquivos de "pré-imagem" ou de outros recursos automáticos, exigindo minimamente a intervenção de pessoal técnico.

15 Nível de excelência e peso
Métricas de seleção Tabela de Pesos Extremamente importante 5 Muito Importante 4 Moderadamente Importante 3 Pouco importante 2 Sem importância 1 Nível de Excelência Nota Excelente 10 Muito bom 8,0 a 9,9 Bom 5,0 a 7,9 Regular 2,0 a 4,9 Ruim 0 a 1,9 Nota calculada=peso x nota Nota final = soma notas calculadas/soma pesos Requisito Forncedor 1 Fornecedor 2 Nível de excelência e peso N E PESO busca avançada pesquisa intuitiva conteúdo e trafego facilidade administração auto-Serviço suporte a vários idiomas definição de comunidades Total da nota / peso

16 Consultas ou Views Relatórios
os dados necessários devem ser corretamente considerados no desenho do banco de dados para poderem ser recuperados e apresentados em resultados interface de fácil manipulação para extrair os dados baseados na proposta inicial do projeto medir impacto – agilidade temporal e geográfica redução de custos. Auto serviço Continuamos atrasados? Certeza – mudamos: a escala – o nível do serviço.

17 Métricas pós-implantação
Resultado esperado Benefício meditas Publicações e distribuição física Desenvolvimento e implementações com custos reduzidos Redução de custo Quantitativas Qualidade da informação Localização da informação Aumento do índice de satisfação dos colaboradores – Aumento do compartilhamento do conhecimento Cooperatividade e Colaboratividade Automatização dos processos Produtividade Semi-Quantitativa Reuso da informação Descentralização Estratégico Qualitativos

18 Revista online - Apenas uma solução temporária
Foi feita com paixão Foi desenvolvida através de um grupo Pertence a nossa comunidade Integrar idéias e esforços / Dividir custos Lições apreendidas Terceirização dos problemas: atualização de equipamentos, software, segurança, evolução tecnológica. Concentrar o foco na atividade científica

19 Homenagem aos apaixonados
Toda paixão leva a perdas e prazeres só devemos lembrar dos prazeres Os seres humanos bons são patrimônio da humanidade os maus pertencem aos seus pais


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