A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Face anterior Corresponde à fossa subescapular (músculo infra- escapular).Corresponde à fossa subescapular (músculo infra- escapular). Ângulo inferior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Face anterior Corresponde à fossa subescapular (músculo infra- escapular).Corresponde à fossa subescapular (músculo infra- escapular). Ângulo inferior."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Face anterior Corresponde à fossa subescapular (músculo infra- escapular).Corresponde à fossa subescapular (músculo infra- escapular). Ângulo inferior da omoplata é facilmente palpável (situa- se ao nível do 7º arco costal).Ângulo inferior da omoplata é facilmente palpável (situa- se ao nível do 7º arco costal).

5 Bordo medial Inserção de vários músculos:Inserção de vários músculos: o grande dentado no lábio anterior;o grande dentado no lábio anterior; o supra-espinhoso e o infra-espinhoso no lábio posterior;o supra-espinhoso e o infra-espinhoso no lábio posterior; no interstício o angular da omoplata e o rombóide.no interstício o angular da omoplata e o rombóide.

6 Bordo superior Apresenta uma incisura espinhalApresenta uma incisura espinhal

7 Bordo lateral Apresenta o tuberculo infraglenoidal onde está inserida a cabeça longa do músculo tríceps do braço.

8 Ângulo superior Resulta da reunião dos bordos medial e superior e dá inserção ao angular da omoplata.Resulta da reunião dos bordos medial e superior e dá inserção ao angular da omoplata. Ângulo inferior Resulta da reunião dos bordos medial e lateral e projecta-se ao nível do 7º espaço intercostal (palpável através da pele e músculos de cobertura sendo visível à medida que avança em torno da parede do tórax quando o braço é levantado).Resulta da reunião dos bordos medial e lateral e projecta-se ao nível do 7º espaço intercostal (palpável através da pele e músculos de cobertura sendo visível à medida que avança em torno da parede do tórax quando o braço é levantado). Ângulo lateral Resulta da reunião entre os bordos lateral e superior (ocultado pelos músculos).Resulta da reunião entre os bordos lateral e superior (ocultado pelos músculos).

9 Ângulo lateral ou cabeça da omoplata é truncado por uma cavidade glenóide (articula-se com a cabeça do úmero na articulação do ombro).é truncado por uma cavidade glenóide (articula-se com a cabeça do úmero na articulação do ombro). Logo acima da cavidade glenóide temos um tubérculo supraglenoidal rugoso que fica na raiz da apófise coracóide.Logo acima da cavidade glenóide temos um tubérculo supraglenoidal rugoso que fica na raiz da apófise coracóide.

10 Colo da escápula É uma constrição adjacente à borda da cavidade glenóide sendo mais distinto nas suas faces inferior e dorsal.É uma constrição adjacente à borda da cavidade glenóide sendo mais distinto nas suas faces inferior e dorsal. Estende-se ventral e dorsalmente entre os tubérculos infra e supraglenoidal, passando lateral à raiz da apófise coracóide. Estende-se ventral e dorsalmente entre os tubérculos infra e supraglenoidal, passando lateral à raiz da apófise coracóide.

11 Pode ser descrito um colo cirúrgico mais bem diferenciado dorsalmente. Começa inferiormente próximo da borda da cavidade glenóide e passando para cima e lateralmente através da parte mais profunda da incisura espinoglenoidal e continuando ate à borda anterior da incisura da escápula.Começa inferiormente próximo da borda da cavidade glenóide e passando para cima e lateralmente através da parte mais profunda da incisura espinoglenoidal e continuando ate à borda anterior da incisura da escápula. Assim, é medial à apófise coracóide e é completado por uma linha anterior mal definida mas correspondente.Assim, é medial à apófise coracóide e é completado por uma linha anterior mal definida mas correspondente.

12 Apófise coracóide Projecta-se anteriormente do bordo superior da cavidade glenóide.Projecta-se anteriormente do bordo superior da cavidade glenóide. É um local de fixação de músculos e ligamentos.É um local de fixação de músculos e ligamentos.


Carregar ppt "Face anterior Corresponde à fossa subescapular (músculo infra- escapular).Corresponde à fossa subescapular (músculo infra- escapular). Ângulo inferior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google