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Brisa: Aumento da Competitividade Via Inovação

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Apresentação em tema: "Brisa: Aumento da Competitividade Via Inovação"— Transcrição da apresentação:

1 Brisa: Aumento da Competitividade Via Inovação
IV Seminário de GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS Universidade Lusíada - Maio de 2003

2 Definição de Inovação: Conceito
Para Schumpeter a Inovação abarca cinco casos: 1) Introdução de um novo produto ou de uma nova qualidade do produto 2) Introdução de um novo método de produção 3) Abertura de um novo mercado 4) Conquista de uma nova fonte de fornecimento de matéria prima ou de bens semi-manufacturados 5) Consumação de uma nova forma de organização de uma indústria como criação ou quebra de um monopólio

3 Definição de Inovação: Conceito
Segundo João Caraça 1) Invenção ideia, esquema ou antevisão da possibilidade de um novo produto, processo ou sistema 2) Inovação primeira comercialização de um novo produto, processo ou sistema - introdução da transformação da invenção no mercado 3) Difusão processo de alastramento das inovações no seio dos utilizadores potenciais

4 Definição de Inovação: Valências
O conceito de Inovação tem três valências 1) Inovação como capacidade - dotando a organização com as ferramentas, formação e motivação para o tema da Inovação 2) Inovação como processo - envolvendo quer a geração, quer a difusão, repousando sobre procedimentos complexos e interactivos 3) Inovação como resultado / acontecimento / acto – introdução de algo de novo no mercado

5 Função Inovação A inovação envolve um esforço determinado, coordenado e sistemático que se traduz 1) na criação das condições mais favoráveis ao aparecimento de novas ideias 2) em garantir que essa criatividade se possa transformar em mais valor para os clientes actuais e potenciais contribuindo para a melhoria da posição competitiva da empresa 3) em “vender” o projecto a uma grande diversidade de agentes tanto internos como externos 4) na gestão rigorosa de todos os recursos

6 Orientação das Empresas em Relação ao Mercado: Perspectiva histórica
Orientações das Empresas em Relação ao Mercado: Conceito de PRODUÇÃO (Empresa --> Mercado) Conceito de PRODUTO (Empresa --> Mercado) Conceito de VENDA (Empresa --> Mercado) Conceito de MARKETING (Mercado --> Empresa) Conceito de MARKETING SOCIAL (Mercado --> Empresa)

7 Inovar nos Processos e Produtos EMPRESAS Competir pela Diferença
Inovação como factor diferenciador Inovar nos Processos e Produtos Patentes Modelos e Desenhos EMPRESAS Competir pela Diferença Inovar no Marketing Inovar no Design Marcas Métodos de Negócios Inovar na Organização

8 A Dinâmica da Inovação Qualidade Percebida vs. Expectativa do Cliente
Requisitos do Cliente: Base Explícitos Não esperados Grau de Satisfação Expectativa do cliente => Melhoria Contínua Não esperados Grau de preenchimento dos requisitos Explícitos Base

9 Instituições de Interface
Sistema de Inovação: Principais componentes EMPRESAS Políticas Publicas Agências Estatais Sistema Bancário Capital de Risco Instituições de Interface Centros de Saber Estado Financiamento Empresas Interface Assistênc Centros de Saber Instituiç. de Financiam. Sistema de Inovação Exterior País Empresa Forneced. Empresa Inovadora Empresa Cliente

10 Prioridades para a Política Tecnológica e de
Inovação: exemplos de boas práticas – OCDE Tema Meios Assegurar as condições apropriadas Construir uma cultura da inovação Melhorar a difusão da tecnologia Promover o trabalho em rede e a constituição de nichos Desenvolver recursos humanos em C&T Fechar lacunas de mercado no financiamento da inovação. Reduzir a assimetria na Informação. Difundir as melhores práticas na gestão da Inovação. Promover a criação de empresas inovadoras Aumentar a capacidade de absorção das empresas. Melhores as ligações entre PMEs e a investigação pública. Estimular a formação de nichos de empresas inovadores. Assegurar uma melhor coordenação entre a infra-estruturas e C&T e as necessidades da indústria. Objectivo das políticas Reformas na educação superior. Melhoria no apoio governamental e da indústria à educação profissional Estabelecimento de um enquadramento legal para o capital de risco. Rede de informação de negócios baseada na Internet. Financiar uma maior utilização do benchmarking e de ferramentas de diagnóstico Co-financiamento de consultores para melhoria das capacidades organizacionais das empresas. Co-financiamento da absorção tecnológica através de parcerias público/privado Políticas de aprovisionamento Competição entre regiões para o financiamento de iniciativas de nichos Co-financiamento de centros de excelência para facilitar interacções universidade/indústria Reformas regulamentares ao nível do interface universidade-indústria

11 Prioridades para a Política Tecnológica e de
Inovação: exemplos de boas práticas – OCDE (Cont.) Tema Meios Desenvolver a investigação e o desenvolvimento Responder à globalização Melhorar a concepção de políticas Sustentar oportunidades tecnológicas de longo prazo Aumentar o retorno económico da investigação pública Intensificar as ligações entre empresas nacionais e estrangeiras. Intensificar a atractividade do país enquanto local para actividade de conhecimento Melhorar a coordenação de políticas Melhorar a avaliação das políticas. Objectivo das políticas Aumento despesas governamentais em I&D Maior apoio público à I&D Parcerias público / privado Prospectiva tecnológica para o estabelecimento de políticas. Reformas regulamentares ao nível do interface universidade-indústria. Construir redes de empresas nacionais competitivas Construir nichos inovadores Melhoria sistémica da infra-estrutura Elevar a função de coordenação ao nível mais elevado da concepção de políticas Tomar a avaliação obrigatória Desenvolver novas metodologias.

12 Eixos da Política de Inovação Comunitária
exploração das tecnologias de informação e comunicação para generalizar o acesso às redes de conhecimento investimento em formação e promoção da mobilidade de trabalhadores qualificados, valorizando a população activa e capacitando-a para tarefas de criação e invenção utilização dos direitos de propriedade intelectual para registar e valorizar conhecimento, regulando de forma adequada a encontrar um equilíbrio entre e estímulo ao investimento em I&D e à difusão do conhecimento criação de condições de financiamento - fiscal e financeiro - direccionando-o para investimentos inovadores de maior risco e maior rendimento.

13 Situação em Portugal Debilidade das componentes do sistema de inovação : 1) Sistema científico pouco especializado em problemas empresariais 2) Sistema tecnológico muito preocupado com problemas de viabilidade 3) Sistema financeiro com problemas vocacionais para investir em inovação Debilidade de atitudes e comportamento dos actuais agentes 4) Insuficiente massa crítica de “conhecimentos” e “conhecedores” 5) Ambiente “cultural”, “regulatório” e “financeiro” pouco propício ao investimento em inovações

14 Política de Inovação em Portugal – interacções com:
A Política Cientifica que deve actuar na produção de conhecimento e deverá pressionar o envolvimento dos investigadores em projectos de investigação, mestrados e doutoramentos apoiados por programas específicos A Política de Educação promovendo uma revisão do estatuto da carreira docente e de investigação com novos parâmetros de avaliação curricular assentes em patentes obtidas e no tempo de permanência em empresas, a par da “produção” de papers científicos As Políticas Sectoriais com a capacidade das empresas no sentido destas desenvolverem competências de identificação e formalização das necessidades de inovação A Política Tecnológica fortalecendo a relação entre as instituições de interface, as empresas e os centros de saber

15 Inovação na Brisa

16 Brisa: Exemplos de Inovação
Utilização de um sistema de cobrança electrónica de portagens sem necessidade de paragem pelo utilizador. Criação de um novo modelo de negócio através da utilização de uma tecnologia já existente para explorar novas necessidades do condutor. Utilização de activos existentes para exploração de um novo negócio não relacionado com a actividade principal da Brisa. Brisatel

17 Estratégia do Grupo Brisa
Novos Negócios Nucleares Mercado Doméstico Novos Mercados Geográficos Optimização do actual modelo de negócio Novas concessões no "core business" Alargamento da base de negócios Internacionalização

18 INOVAÇÃO É CRIAÇÃO DE VALOR NUM
Inovação : Conceito para o Grupo Brisa INOVAÇÃO É CRIAÇÃO DE VALOR NUM CONTEXTO DE MUDANÇA Renovação e alargamento do âmbito dos produtos, serviços e dos mercados associados Estabelecimento de novos métodos de produção, oferta e distribuição Desenvolvimento de novos negócios Introdução de alterações na gestão, na organização do trabalho e nas condições e habilitações dos colaboradores

19 Inovação na Brisa: Desafios
Apoiar a actividade da empresa, numa perspectiva de melhoria contínua dos seus produtos e serviços e da sua eficiência, respondendo às exigências do mercado (conhecidas ou latentes) e às imposições legais; b) Potenciar o lançamento de novos produtos ou serviços que, em função da estratégia da empresa e dos seus recursos e capacidades, poderão ou não destinar-se aos mesmos mercados. Este objectivo pode concretizar-se a partir das tecnologias conhecidas pela empresa ou através da utilização de novas tecnologias, desenvolvidas internamente ou adquiridas a terceiros; c) Realizar um esforço sistemático de prospectiva, tendo em vista antecipar o futuro a médio/longo prazo, os potenciais produtos/serviços e mercados e o papel que a empresa poderá desempenhar nesse futuro

20 Principal Objectivo da DID do Grupo Brisa
Apoiar a Administração no sentido de levar por diante da melhor maneira a estratégia desenhada para o Grupo : Criando mecanismos de gestão que venham a promover a inovação nas suas diferentes vertentes Desenvolvendo o processo de implementação daquelas que, alinhadas com os objectivos estratégicos do Grupo, demonstrarem contribuir para o aumento permanente da sua competitividade e criação de valor.

21 Objectivos Genéricos da DID
Internamente: Identificação de pontos fracos na organização/serviços/equipamento e sua melhoria Melhoria da comunicação Participação activa de todos os colaboradores Aumento da flexibilidade da organização – simplificação de processos Redução de custos das diversas actividades Aumento da produtividade Participar na promoção da articulação e ganho de sinergias entre empresas do Grupo Brisa Preparação de “produção/serviços Brisa” escaláveis para novos mercados

22 Objectivos Genéricos da DID
Externamente: Desenvolvimento da actividade de prospectiva tecnológica, organizacional e de serviços Permanente melhoria e “ampliação” do serviço prestado Criação de canais de entrada de sugestões do consumidor Identificação de pontos fracos nos produtos e serviços e sua resolução Imagem de empresa moderna, dinâmica e inovadora – empresa de referência

23 Objectivos Genéricos da DID
Interna e Externamente: Permanente atenção a assuntos como Qualidade, Segurança, Ambiente e Energia Dinamização da Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, nomeadamente em parceria com o exterior Identificação de oportunidades conducentes a novos serviços/negócios Dinamização de novos negócios

24 Inovação : Políticas Aposta na actividade de I&DT/Engenharia de Produto (liderança Tecnológica) Permanente atenção e interpretação aos sinais do mercado (Identificação de Oportunidades) Nova atitude organizacional face à mudança Dinamização de novos negócios/novos modelos de negócio Combinação de saberes Cooperação com o exterior Formação Dinamização da comunicação

25 Sistema de Gestão da Inovação Brisa
Mudança Gestão Funcional Gestão de Projectos Estratégica Oportunidade Ideia Desenvol- vimento Teste Introdução Difusão Divulgação Ferramentas de captação e partilha de informação Métricas Suporte ao processo Gestão da Inovação Novos Produtos Novos Serviços Novos Processos Novos Negócios Capacidade Resultados Processo Gestão das Tecnologias

26 Inovação como uma capacidade
1 Divulgação em inovação Ferramentas de captação e partilha de informação Definição do que é inovação empresarial. Divulgar dentro da organização o que é levando ao reconhecimento do que é a inovação e quais são os seus objectivos Identificação dos responsáveis em cada negócio Formação dos principais intervenientes nas ferramentas básicas de criação e sustentação do processo de inovação empresarial 3 2 Métricas Suporte ao processo 4

27 Inovação como uma capacidade
1 Divulgação em inovação Ferramentas de captação e partilha de informação Desenvolver métricas apropriadas para suporte ao processo de Inovação. Evitar utilizar as métricas usuais para medição dos resultados do processo. Monitorizar a capacidade da empresa para descobrir novos conceitos de negócio e criar novas oportunidades 3 2 Métricas Suporte ao processo 4

28 Inovação como uma capacidade
1 Divulgação em inovação Ferramentas de captação e partilha de informação Ferramentas de suporte ao processo que permitam a captação e a divulgação de ideias e projectos extensível a todos os colaboradores do Grupo. Poderá incluir por ex. base de dados de projectos, introdução de ideias e seguimento de projectos,“online market” para ideias inovadoras. Tem por objectivo aumentar a ligação dentro do grupo, possibilitando, sempre possível, a participação de diferentes colaboradores em projectos que considerem interessantes. Aumentar a visibilidade dos projectos e fomentar o seu sucesso. 3 2 Métricas Suporte ao processo 4

29 Inovação como uma capacidade
1 Divulgação em inovação Ferramentas de captação e partilha de informação Cultura/Ambiente Alterar a prática usual das equipas de gestão, que são tradicionalmente conservadoras na avaliação de novas oportunidades. Incentivos Definição de incentivos à participação/geração de ideias e discussão. Apoio gestão de topo Forte apoio da gestão de topo ao processo, demonstrando total alinhamento em todas as fases do processo Outros Ligação ao mundo exterior (universidades, instituições governamentais, comunidade europeia,...) Alargar o processo a terceiros (clientes, fornecedores, especialistas do sector, ...) Criação de uma estrutura (leve) de apoio á construção de eventuais novos negócios (financiamento, apoio logístico, ...) 3 2 Métricas Suporte ao processo 4

30 Processo: Funil de Inovação da Brisa
Ideias Elaborar Experimentar Desenvolver Implementar Etapa I Etapa II Etapa III Etapa IV Etapa V Preparação Geração de Ideias Avaliação e Elaboração Experimentação Lançamento Formar e envolver Desenvolver novas perspectivas sobre o futuro Desenvolver as ideias “domains” testes e Projectos Testes de premissas dos Projectos Agenda de Inovação Institucionalização Implicações organizacionais Portfolio de Ideias Portfolio de Domínios Portfolio de Projectos Portfolio de Testes Portfolio de Negócios Agenda da gestão de topo Comunicação e envolvimento

31 Modelo de Implementação

32 Instituições Financeiras Pensadores, Lideres Opinião
Desenvolvimento da Rede de Parceiros Estabelecimento de Protocolos de Colaboração Criação de rede de Parceiros Universidades Centros Tecnológicos Organismos Estatais Empresas Consultores Instituições Financeiras Pensadores, Lideres Opinião

33 Inovação na Brisa: Eixos de Orientação
Organização – Processos Internos Serviços – Mercado Produtos – Mercado Inovação Empresarial Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

34 Projecto “Inovação Empresarial”

35 Geração de ideias e domínios Lançamento e execução do teste
Projecto “Inovação Empresarial” Innovation-Lab Lentes Preparação e Comunicação Geração de ideias e domínios Kick off liderança Bootcamp I-Group “Novas perspectivas” Ideias Domínios Crivo-Lab Action-Lab Análise Selecção Hierarquizar Preparação A-Lab Venture Plan I-Board S Departamento Lançamento e execução do teste ? S Business Plan A-Labs Plataforma N Revisão venture plan N Parqueamento Parqueamento GJM/Adamastor/Outro

36 Implementação do piloto
Enquadramento do Projecto “Inovação Empresarial” 1ª Fase Necessidade de assegurar crescimento dos negócios Tornar a Inovação uma competência das empresas Chamada à Inovação 2ª Fase Assegurar o comprometimento da gestão para o projecto Discussão da forma de implementação Fórum Inovação 3ª Fase Desenvolvimento do desenho do processo de Inovação Adequação a cada empresa com objectivos específicos Desenho do processo 4ª Fase Assegurar o envolvimento da organização Obter resultados e garantir a implementação com sucesso do processo Implementação do piloto

37 + Valor A+ Nome de Código do Projecto “Inovação Empresarial” Inovação
Associar os códigos porque são conhecidas as Auto-estradas, (A1, A2,...), à convicção de que na Brisa existem mais oportunidades, que é necessário descobrir, para criar mais: + Valor O Logotipo; A Brisa sabe que criar e enraizar, em todos, um ambiente de Inovação permanente, é uma peça chave para alcançar os seus objectivos e para isso traçou um caminho, uma direcção:

38 Sistema de Inovação: Ferramentas
Descoberta Oportunidade Innovation Lab(s) Action Lab(s) Outras Ideias recolhidas, de outras formas , na organização Discontinuidades Lançamento do teste Novos espaços e Selecção das novas oportunidades Síntese das novas oportunidades Competências chave Enquadramento de novas oportunidades Motor Económico Experimento Formulação Mecanismos de institucionalização Ortodoxias Novas regras Ponto de vista do cliente Fase I e II Fase III e IV Fase V

39 Aprendizagem Conteúdo Comportamento
Sistema de Inovação: Resultados Esperados Aprendizagem Oportunidades de negócio dentro de temas novos Oportunidades de crescimento dentro dos negócios actuais Conteúdo Comportamento Aprender novas ferramentas Enraizar a capacidade de Inovação empresarial Novas formas de pensar e actuar Consciencialização da responsabilidade de inovar Melhorar a colaboração através das barreiras organizacionais Nova paixão pela empresa e por criar o seu futuro

40 Através de Novas Perspectivas...
...as necessidades não atendidas dos clientes. Como podemos resolver o problema do consumidor? ...as ortodoxias que nos cegam para novas oportunidades. O que podemos fazer de forma diferente? ...as competências-chave que existem e que devem ser alavancadas. O que é que sabemos fazer melhor que ninguém? Iremos observar com lentes diferentes... ...as tendências e descontinuidades que irão influenciar a nossa indústria. Que oportunidades se escondem nas mudanças que se avizinham?

41 Experiência Consumidor
... Pretendemos Gerar Novas Ideias e Oportunidades Combinando as novas perspectivas, iremos gerar ideias e oportunidades de negócio: Ideias Ortodoxias Descontinuidades Experiência Consumidor Competências Chave Que oportunidades existem na intersecção de perspectivas diferentes?

42 O que Acontece às Pessoas?
Participação parcial Venture Team De volta ao negócio Venture Team Enraizar Inovação I-Group (Piloto) Venture Team Business Plans Participação parcial Venture Team Set-up Novas Perspectivas e Geração de Ideias Venture Teams

43 Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

44 BRISA COMO POLO ESTRUTURANTE DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO
Processo de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico Coordenação da Direcção de Inovação e Desenvolvimento Especificação Procurement Desenvolvimento Integração Protótipo Dossier Produto Dossier Testes Certificação Conformidade Formação Manutenção do Ciclo de Vida Parcerias com instituições de I&D em actividades mais próximas da investigação Parcerias com empresas do mercado em actividades próximas do desenvolvimento VISÃO BRISA COMO POLO ESTRUTURANTE DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

45 Processo de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
Modelo actual Tratamento da Informação da Via Manual (Software) Equipamento da Via Manual (Hardware)

46 (introdução de novas competências) novas funcionalidades)
Processo de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico Modelo em introdução Introdução de conceitos como: Controle da tecnologia Coerência no Design Modularidade Integração Preços competitivos Suportado em Parcerias: Com valor acrescentado Com competência Com complementaridade de interesses Com aptidão para trabalhar em parceria Design (introdução de novas competências) Hardware (desenvolvimento de novas funcionalidades) VM + VV Software (alargamento de competências) VV + VM

47 Área da Investigação e Desenvolvimento
Novo modelo de Gestão de Projectos Enriquecimento das funções dos Engenheiros de Desenvolvimento (projectistas + gestores de projecto) Introdução de Novas Ferramentas de Gestão de Projectos (Gestão pelo Valor e Qualidade) Gestão da actividade na lógica de uma Unidade de Negócio rentável

48 Projectos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico: exemplos
Consola do Portageiro Máquina de Entrada

49 Projectos de Investigação e Desenvolvimento
Tecnológico: exemplos

50 Projectos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico: exemplos
Integração dos sistemas na área das portagens Objectivo: Desenvolver arquitectura suportada numa normalização de protocolos de comunicação entre os diversos módulos que constituem uma solução de portagem, parque ou outras. Sistema Central do Operador (Portagens) Sistema Central do Operador (Parques) Sistema Central do Operador (Gasolineiras) Sistema Central do Operador (Outros Negócios) Sistema Central de Transacções Bus de Integração Via Verde OCR Matrículas Q-free DSRC Standard Park Aquisição Imagens

51 Projectos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico: exemplos
Projecto de desenvolvimento de alternativa tecnológica VV Objectivo: Identificar e desenvolver alternativa tecnológica à actual VV Action-Lab Venture Plan Decisão de Investimento Lançamento do Teste Innovation-Lab Crivo-Lab Execução do Teste Avaliação dos resultados Business Plan Lanç. Negócio Opção Tecnológica (Fórum I) Avaliação da Oportunidade (Fórum II) Avaliação da Solução Pesquisa Mercado Identif. Alternativas Business Case (s) Desenho detalhe Consórcio Planeamento Lançamento Execução do Teste Piloto III Mapeamento de estratégias tecnológicas alternativas, tendências, benchmarks e principais aplicações actuais e futuras Definição e caracterização dos desafios estratégicos/ oportunidades futuros Business case preliminar Que estratégia tecnológica adoptar Aplicações a prioritizar Competências próprias vs. outsourcing ou parcerias Business case detalhado Plano de Implementação Avaliação Go/no go do teste Estruturação do consórcio Planeamentos dos trabalhos Lançamento e execução do Teste Execução do Teste Prototipagem da solução Demonstração de competências: Piloto Tec. (H/W) Piloto Tec. (S/W) Sistema Integrado de Gestão da Informação do Operador Avaliação Go/no go do Negócio Simulação do modelo de negócio Lançamento do Negócio

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