A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSO Orientação pelas Estrelas Professor António Nunes O aspecto do céu varia todas as noites devido ao movimento de rotação da Terra. Olhando para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSO Orientação pelas Estrelas Professor António Nunes O aspecto do céu varia todas as noites devido ao movimento de rotação da Terra. Olhando para."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSO Orientação pelas Estrelas Professor António Nunes O aspecto do céu varia todas as noites devido ao movimento de rotação da Terra. Olhando para a Estrela Polar, vês as outras estrelas a rodarem todas as noites, à sua volta, no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros de um relógio. As estrelas descrevem, para nós, um movimento. É o movimento aparente das estrelas. Na realidade é a Terra que tem movimento de rotação.

2 Constelações Quando olhamos o céu numa noite escura e sem nuvens, conseguimos ver algumas estrelas a formar desenhos no céu. Esses grupos de estrelas são designados por constelações. A Ursa Maior, a Ursa Menor e a Cassiopeia, são três das constelações visíveis do hemisfério norte. Há outras constelações que só são visíveis do hemisfério sul: Boieiro, Centauro e Cruzeiro do Sul. As constelações têm orientado navegadores e astrónomos.

3 Para um observador na Terra, todas as estrelas parecem estar à mesma distância, mas isso é uma ilusão óptica. As estrelas da Ursa Maior parecem-nos estar projectadas num ecrã gigante. Os astrónomos chamam Esfera Celeste a esse ecrã imaginário que envolve a Terra e onde se projecta a luz das estrelas. Terra

4 Mapas celestes Os astrónomos recorrem a mapas celestes para localizarem mais facilmente alguns objectos celestes. Se compararmos o mapa do céu de Portugal, em Abril, com o mapa do céu de Portugal, por exemplo, em Dezembro, podemos verificar que as constelações mudaram de posição. As estrelas rodaram no sentido das setas. Mapa celeste do céu de Portugal em Abril Os mapas celestes são mapas em que as estrelas de cada constelação aparecem unidos por traços, tornando mais fácil a sua visualização. Existem mapas celestes para o céu visível do hemisfério norte e para o céu visível do hemisfério sul. Movimento de translação da Terra.

5 Como localizar uma estrela no céu? Para localizar um objecto celeste no céu, os astrónomos usam as coordenadas celestes: A altura indica a posição do astro acima da linha do horizonte. É a distância angular entre a linha do horizonte e a estrela. O azimute é a distância angular entre o ponto cardeal sul e o ponto no horizonte por baixo do astro. Altura Azimute

6 Como localizar no céu a Estrela Polar? Uma estrela também pode ser localizada a partir das constelações. No caso da Estrela Polar, vamos começar por localizar no céu a Ursa Maior. Prolongando cinco vezes a distância entre as estrelas guardas (as estrelas 6 e 7, na figura) da Ursa Maior, encontra-se a última estrela da cauda da Ursa Menor – a Estrela Polar.

7 A Estrela Polar encontra-se junto ao pólo norte celeste; indica, por isso, o Norte. No hemisfério norte, podemo-nos orientar pela Estrela Polar ou Polaris. No hemisfério sul, podemo-nos orientar pela constelação Cruzeiro do Sul ou Crux; o seu braço maior aponta para o pólo sul celeste. A Estrela Polar permite a orientação durante a noite.

8 Os astrónomos recorrem a mapas celestes para localizarem mais facilmente alguns objectos celestes. Há mapas celestes para o céu visível do hemisfério norte, para o céu visível do hemisfério sul e para cada mês. A altura indica a posição do astro acima da linha do horizonte. O azimute é a distância angular entre o ponto cardeal sul e o ponto no horizonte por baixo do astro. Aprendi que… O aspecto do céu varia todas as noites devido ao movimento de rotação da Terra. Uma constelação é um grupo de estrelas que parecem formar desenhos no céu. A Esfera Celeste é um ecrã imaginário onde se projecta a luz das estrelas.


Carregar ppt "UNIVERSO Orientação pelas Estrelas Professor António Nunes O aspecto do céu varia todas as noites devido ao movimento de rotação da Terra. Olhando para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google