A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSO Orientação pelas Estrelas Professor António Nunes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSO Orientação pelas Estrelas Professor António Nunes"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSO Orientação pelas Estrelas Professor António Nunes
O aspecto do céu varia todas as noites devido ao movimento de rotação da Terra. Olhando para a Estrela Polar, vês as outras estrelas a rodarem todas as noites, à sua volta, no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros de um relógio. As estrelas descrevem, para nós, um movimento. É o movimento aparente das estrelas. Na realidade é a Terra que tem movimento de rotação.

2 Constelações Quando olhamos o céu numa noite escura e sem nuvens, conseguimos ver algumas estrelas a formar desenhos no céu. Esses grupos de estrelas são designados por constelações. As constelações têm orientado navegadores e astrónomos. A Ursa Maior, a Ursa Menor e a Cassiopeia, são três das constelações visíveis do hemisfério norte. Há outras constelações que só são visíveis do hemisfério sul: Boieiro, Centauro e Cruzeiro do Sul.

3 Para um observador na Terra, todas as estrelas parecem estar à mesma distância, mas isso é uma ilusão óptica. As estrelas da Ursa Maior parecem-nos estar projectadas num ecrã gigante. Os astrónomos chamam Esfera Celeste a esse ecrã imaginário que envolve a Terra e onde se projecta a luz das estrelas. Terra

4 As estrelas rodaram no sentido das setas.
Mapas celestes Os astrónomos recorrem a mapas celestes para localizarem mais facilmente alguns objectos celestes. Os mapas celestes são mapas em que as estrelas de cada constelação aparecem unidos por traços, tornando mais fácil a sua visualização. Existem mapas celestes para o céu visível do hemisfério norte e para o céu visível do hemisfério sul. Mapa celeste do céu de Portugal em Abril Se compararmos o mapa do céu de Portugal, em Abril, com o mapa do céu de Portugal, por exemplo, em Dezembro, podemos verificar que as constelações mudaram de posição. Movimento de translação da Terra. As estrelas rodaram no sentido das setas.

5 Como localizar uma estrela no céu?
Para localizar um objecto celeste no céu, os astrónomos usam as coordenadas celestes:  Altura  Azimute A altura indica a posição do astro acima da linha do horizonte. É a distância angular entre a linha do horizonte e a estrela. O azimute é a distância angular entre o ponto cardeal sul e o ponto no horizonte por baixo do astro.

6 Como localizar no céu a Estrela Polar?
Uma estrela também pode ser localizada a partir das constelações. No caso da Estrela Polar, vamos começar por localizar no céu a Ursa Maior. Prolongando cinco vezes a distância entre as estrelas “guardas” (as estrelas 6 e 7, na figura) da Ursa Maior, encontra-se a última estrela da cauda da Ursa Menor – a Estrela Polar.

7 A Estrela Polar permite a orientação durante a noite.
A Estrela Polar encontra-se junto ao pólo norte celeste; indica, por isso, o Norte. No hemisfério norte, podemo-nos orientar pela Estrela Polar ou Polaris. No hemisfério sul, podemo-nos orientar pela constelação Cruzeiro do Sul ou Crux; o seu braço maior aponta para o pólo sul celeste.

8 Aprendi que…  O aspecto do céu varia todas as noites devido ao movimento de rotação da Terra.  Uma constelação é um grupo de estrelas que parecem formar desenhos no céu.  A Esfera Celeste é um ecrã imaginário onde se projecta a luz das estrelas.  Os astrónomos recorrem a mapas celestes para localizarem mais facilmente alguns objectos celestes.  Há mapas celestes para o céu visível do hemisfério norte, para o céu visível do hemisfério sul e para cada mês.  A altura indica a posição do astro acima da linha do horizonte.  O azimute é a distância angular entre o ponto cardeal sul e o ponto no horizonte por baixo do astro. FIM


Carregar ppt "UNIVERSO Orientação pelas Estrelas Professor António Nunes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google