A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dusan Tomic Pedro Morgado Rui de Carvalho Grupo: Prá-kis-tão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dusan Tomic Pedro Morgado Rui de Carvalho Grupo: Prá-kis-tão."— Transcrição da apresentação:

1 Dusan Tomic Pedro Morgado Rui de Carvalho Grupo: Prá-kis-tão

2 Anotar o Essencial Os elementos qualitativos são, por exemplo: Factos, acções, acontecimentos; Palavras e ideias-chave; Nomes de pessoas, de empresas, de projectos; Moradas, telefones, ; Os elementos quantitativos são, por exemplo: Referências numéricas: quantidades, importâncias, números de referencia, áreas, taxas; Datas, prazos.

3 Anotar a partir do Oral Quando tiramos notas a partir do que ouvimos, deveremos ter em atenção alguns princípios. Assim, deveremos: Escrever com rapidez; Escrever com letra legível; Usar abreviaturas; Distribuir graficamente pela página os elementos que anotamos, de modo que a disposição gráfica contribua para uma leitura rápida e fácil; Anotar todo o tipo de dados numéricos; Não dispersar a nossa atenção.

4 Anotar a partir do Oral Por um lado, temos o ouvinte ou receptor com: O seu estado de espírito; O seu grau de conhecimento do assunto; O seu interesse pelo assunto; A finalidade das nossas notas. Por outro lado, também o emissor influi na tomada de notas por parte do receptor. Assim: A sua maior ou menor clareza na exposição do(s) assunto(s); A sua capacidade de captar a atenção do receptor.

5 Anotar a partir do Escrito Poderemos fazer uma primeira leitura rápida, em que iremos sublinhar tudo o que nos pareça mais importante. Depois, poderemos reflectir sobre o que lemos e, ainda fazer uma segunda leitura para testar se, o que começou por nos parecer importante, realmente o é. Podemos, por fim, tomar notas.

6 Material a Utilizar Material a utilizar na tomada de notas: Folhas brancas Tinta escura Folhas coloridas Folhas de formato normalizado

7 Referenciação da Nota Para elaborarmos notas mais complexas ficam as seguintes sugestões para as referenciar: Numeração das folhas no canto superior direito; Data (do evento que deu origem à nota); O título da nota (para se saber a que assunto se refere); Identificação do local (da reunião, etc.); O nome da pessoa com quem falamos; Outros elementos que considerarmos pertinentes para uma referenciação rápida.

8 Apresentação da Nota Quando tiramos notas, devemos: Usar apenas o rosto da folha; Começar a primeira folha a um terço do alto. Poderemos colocar um título com letras de maiores dimensões (maiúsculas ou maiúsculas e minúsculas), elucidativo do tema das nossas notas; Deixar margens de cerca de 5 cms, à esquerda e à direita das folhas. Escrever de modo legível. Sublinhar o que nos parecer importante.

9 A Organização da Nota Usar títulos e subtítulos: Diferenciar claramente as partes principais; Não devemos hesitar em mudar de folha quando passarmos de uma parte para a outra; Sempre que se passar para uma ideia diferente, deveremos fazer um parágrafo. I - PARTE PRINCIPAL DIVISÃO IMPORTANTE 1. Subdivisão 2. Subdivisão a) subdivisão secundária b) subdivisão secundária 3. Subdivisão

10 A Técnica de Tomar Notas Abreviaturas: Devem ser seguidas de um ponto (seg. = seguinte); Abreviam-se na consoante (adm. = administrador). Só se abrevia na vogal em casos em que o uso o tenha imposto (ex. = exercício, co. = compra); Não fazem distinção entre substantivo, adjectivo, verbo, advérbio (an. = ano, anual, anualmente); Suprimem os sufixos de uso frequente, como ário, ismo, (fom. = formulário, capital. = capitalismo); Por vezes, dobram a vogal ou a consoante iniciais da palavra para formar o plural (pp. aa. = páginas anteriores); Normalmente, para o plural, acrescenta-se mais um s (habs. = habitantes); Usam sinais algébricos ou tipográficos.

11 Exemplos de Abreviaturas Abrev.SignificadoAbrev.Significado Abt.AbatimentoCur.Currículo Adm.AdministradorDoc.Documento Ant.AnteriorDur.Durante Apt.ApartamentoEd.Edifício Art.ArtigoEmpr.Empréstimo At.AtençãoEnv.Enviar Bt.BrutoEsc.Escudo Cat.CatálogoExt.Exterior C/ComGr.Grande C/cConta correnteHab.Habitante Cit.Citaçãoh.Hora Co.CompraInt.Interior Coef.CoeficienteJorn.Jornal Com.ComercialJur.Juros c.q.d.Como se queira demonstrar Juv.Juventude Créd.CréditoKmQuilómetro

12 Trabalho disponível em:


Carregar ppt "Dusan Tomic Pedro Morgado Rui de Carvalho Grupo: Prá-kis-tão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google