A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Logística Estratégica / Estratégia Logística Logística 5º ano LEEC 2ºSemestre - 2002/2003 Logística Estratégica / Estratégia Logística Distinção e análise.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Logística Estratégica / Estratégia Logística Logística 5º ano LEEC 2ºSemestre - 2002/2003 Logística Estratégica / Estratégia Logística Distinção e análise."— Transcrição da apresentação:

1 1 Logística Estratégica / Estratégia Logística Logística 5º ano LEEC 2ºSemestre /2003 Logística Estratégica / Estratégia Logística Distinção e análise Jorge Bertocchini Ricardo Ferreira Pedro Sousa – de Março de 2003

2 2 Logística Estratégica / Estratégia Logística Definição: Logística A Logística consiste numa técnica e ao mesmo tempo numa ciência que suporta a realização dos objectivos empresariais, a programação dos mesmos e sua realização, sendo usada a nível da gestão e das actividades técnicas nos temas solicitados, como o projecto, o fornecimento e a preservação dos recursos. (Sole – Society of Logistic Engineers)

3 3 Logística Estratégica / Estratégia Logística Definição: Estratégia Capacidade criativa de usar a informação obtida pela actividade da organização, e pela análise do envolvente de forma integrada, de modo a formular planos de acção obviamente contingentes, perspectivando cenários, com a ousadia e a capacidade de determinar e maximizar certezas ante a incerteza que reina em todas as frentes, agindo rápida e eficazmente.

4 4 Logística Estratégica / Estratégia Logística Objectivos principais da Logística: Através de um cuidadoso planeamento logístico, pretende-se acima de tudo um balanceamento entre três factores estratégicos de competitividade: Tempo (redução do prazo de entrega) Custo (percentagem de vendas) Qualidade (erros de serviço) Por isso, a função logística consiste em gerir de uma forma eficiente o fluxo de materiais e serviços quer seja dentro da empresa ou entre as diferentes organizações que participam no ciclo completo de criação de valores.

5 5 Logística Estratégica / Estratégia Logística Objectivos principais da Logística: Segundo a Sole (Society of Logistics Engineers), as finalidades da logística podem ser compreendidas nos 8 Rs que citamos abaixo: Right Material (materiais correctos) Right Quantity (quantidades ideais) Right Quality (boa qualidade) Right Place (boa localização) Right Time (tempo mínimo) Right Method (método mais indicado) Right Cost (custo mínimo) Right Impression (causar a melhor impressão)

6 6 Logística Estratégica / Estratégia Logística Logística como motor da Estratégia Global (Abordagem emergente) Logística como ferramenta da Estratégia Global (Abordagem corrente) Logística Estratégica Estratégia Logística

7 7 Logística Estratégica / Estratégia Logística Principais diferenças: Estratégia Logística Logística Estratégica Percepção das diferentes ópticas logísticas Suporte à estratégiaMotor da estratégia Efeitos na organização Evolução e melhoriasMudança e transmutação

8 8 Logística Estratégica / Estratégia Logística Abordagens teóricas 1977 – Heskett trata de uma forma explícita a importância crescente da logística na elaboração e desenvolvimento da estratégia empresarial; 1985 – Farrell estabelece uma tipologia no que diz respeito ao comportamento estratégico da função logística, analisando a sua pertinência no carácter estrutural de uma empresa. Identifica vários níveis da organização logística que indicam uma evolução desde uma orientação meramente operacional até outra mais estratégica – Bowersox e Daugherty estabelecem 3 tipos de orientações estratégicas da função logística (ao processo, ao mercado e ao canal), em função do tipo de actividades que recebiam uma maior atenção.

9 9 Logística Estratégica / Estratégia Logística Abordagens teóricas 1993 – McGinnis e Khon baseiam-se na classificação de Bowersox e Daugherty com o fim de delinear o grau de comportamento estratégico – independentemente da orientação assumida – seguido pela função logística. No entanto, como se pode constatar através destas e de outras referências conhecidas, como Dornier (1991) ou Fawcett e Clinton (1996), assinalam uma importante falta de consideração da logística nos níveis estratégicos de decisão. Há igualmente uma carência ao nível dos estudos em relação à visão estratégica desenvolvida em função do grau de adopção global dos princípios de uma logística a nível estratégico global.

10 10 Logística Estratégica / Estratégia Logística Tipologias da estratégia logística e da logística estratégica Logística Estratégica Estratégia Logística Baixo Custo Diferenciação Concentração Diversificação Expansão Partnershiping Inovação

11 11 Logística Estratégica / Estratégia Logística Baixo CustoEstratégia LogísticaLogística Estratégica Resultados: Redução de custos logísticos Redução de custos totais através da logística Estratégia Logística: A Becton-Dickinson, uma multinacional farmacêutica, centralizou o seu stock num único depósito europeu, por forma a reduzir o seu inventário, e simultaneamente os custos do seu capital imobilizado. Logística Estratégica: No caso do Intermarché, onde cerca de dois terços do stock total diz respeito a compras especulativas, fruto de promoções do fornecedor ou produtos comprados a muito baixo preço por quantidade. Embora seja uma estratégia perigosa devido a avultados stocks em jogo, se resultar a proveitos superiores aos custos totais incorridos, inclusive os logísticos, será um bom exemplo de logística estratégica.

12 12 Logística Estratégica / Estratégia Logística DiferenciaçãoEstratégia LogísticaLogística Estratégica Resultados: Qualidade do serviço logístico Logística como fonte de diferenciação Estratégia Logística: A Philips Iluminação dispõe de um armazém central automatizado, na área de Paris, que é controlado por sistemas logísticos de informação, tornando possível a entrega aos seus clientes todos os dias. Os grossistas não necessitam de reter mais stock do que aquele que é necessário para entregas, passando a preferir o abastecimento directo via Philips, sem recorrer ao armazenamento. Logística Estratégica: As compras efectuadas por parte dos retalhistas tradicionais aos grossistas alimentares, conforme o volume de compras, constitui um factor de diferenciação. As entregas programadas aos pequenos retalhistas tradicionais, em Portugal, preconizadas pela Grula, Coopertorres e Torrental de acordo com ordens de encomenda por fax ou telefone, constituem o uso da logística como fonte de diferenciação

13 13 Logística Estratégica / Estratégia Logística InovaçãoEstratégia LogísticaLogística Estratégica Resultados: Logística como suporte à inovaçãoLogística como motor da inovação Estratégia Logística: A La Redoute anunciou aos seus clientes em França uma entrega no prazo de oito dias contados da data de recebimento da encomenda, o que permite alargar o seu mercado potencial. Este tipo de inovação comercial depende de uma forte de integração entre fluxo físico e fluxo de informação, assim como uma parceria importante com os serviços postais. Logística Estratégica: A Sonae-Distribuição, em Portugal, está a dar os primeiros passos para a constituição de redes de transferência electrónica de dados com alguns dos principais fornecedores, desenvolvimento genuíno para a troca de dados logísticos informatizados e implementação de filosofias de resposta rápida, sendo a logística o factor da inovação.

14 14 Logística Estratégica / Estratégia Logística PartnershipingEstratégia LogísticaLogística Estratégica Resultados: Logística como um dos meios para formação de partnerships Logística como geradora de partnerships Estratégia Logística: A Thomson Electroménager (França) e a Fagor (Espanha) formaram um partnership para troca de tecnologia e compra conjunta de recursos. Neste momento fazem pesquisa conjunta, coordenam a compra de materiais e fazem abastecimentos cruzados de produto final entre elas para reforçar as suas gamas. Logística Estratégica: Os Transportes Luís Simões em parceria com a Procter & Gamble em Portugal, no que diz respeito ao transporte / armazenamento, é um exemplo de como a logística pode ser geradora de partnerships.

15 15 Logística Estratégica / Estratégia Logística ExpansãoEstratégia LogísticaLogística Estratégica Resultados: Logística como suporte para integração e expansão Logística como um produto novo capaz de gerar novos clientes Estratégia Logística: A subcontratação de actividades logísticas por parte de alguns distribuidores e produtores alimentares a prestadores de serviço, proporciona um elevado grau de integração entre transporte, armazenamento e movimentação de produtos, assim como de informação relacionada, e um bom desempenho no pipeline, permitindo a expansão dos próprios partnerships a outros mercados (exemplo: Transportes Luís Simões) Logística Estratégica: A aposta na distribuição porta-a-porta por parte do sector cooperativo e grossista em Portugal (Grula, Coopertorres e Torrental), tem permitido a expansão a áreas fora da zona de influência dos seus cash & carry, sendo uma forma de ganhar novos clientes / associados, e pequenos retalhistas tradicionais. A Grula ao fazer o apelo que o armazém somos nós, no sentido de que os pontos de vendas dos clientes não devem acumular stocks desnecessários, permite sensibilizar e fidelizar alguns clientes com dificuldade de espaço. O serviço pós-venda do Continente, em que permite que os electrodomésticos sejam entregues em casa de quem compra, em horários vantajosos, permite ganhar novos clientes e fidelizar os que já tem.

16 16 Logística Estratégica / Estratégia Logística DiversificaçãoEstratégia LogísticaLogística Estratégica Resultados: Uso de sinergias logísticas Diversificação através da logística ou pela logística Estratégia Logística: O uso de entrepostos e frota comum para servirem vários formatos de distribuição é um caso concreto de sinergias logísticas. Por exemplo, a Modis, que abastece os hipermercados Continente e Modelo, com o entreposto na Azambuja pode abastecer a cadeia de pequenos discount Dia. Logística Estratégica: A diversificação do sistema logístico pode ser forma de diversificação da própria, tais como a entrega porta-a-porta a qualquer hora do dia ou da noite, sete dias por semana; aposta na cadeia de frio (entrega de produtos congelados porta-a-porta); armazenamento temporário de vendas já efectuadas; aluguer / empréstimo de viaturas para transporte de mercadorias pelo cliente / consumidor; encomendas por telefone, Internet, fax, entre outros.

17 17 Logística Estratégica / Estratégia Logística ConcentraçãoEstratégia LogísticaLogística Estratégica Resultados: Melhor controlo do sistema logístico Aumento da qualidade do serviço Estratégia Logística: A Arthur Andersen, empresa de auditoria e consultadoria, beneficiou ao decidir a separação do negócio de management consulting services do de auditoria, criando desta forma, a Andersen Consulting, hoje uma das maiores empresas mundiais de consultadoria. Logística Estratégica: A Gillette, ao centralizar as operações (produção e distribuição) das suas lâminas Sensor conseguiu benefícios claros ao nível das economias de escala e de redução de custos. A maior vantagem adviu do facto de se decidir a quem pertencia a liderança da operação processual. Permitindo concentrar os seus objectivos de liderança no seu principal negócio, lâminas de barbear, aumentou consideravelmente a qualidade do serviço logístico associado. Torna-se fundamental a concentração no núcleo do negócio

18 18 Logística Estratégica / Estratégia Logística Outras hipóteses para aumentar a eficiência do processo logístico: Redução do lead time entre recebimento dos pedidos e entrega; Diminuição dos materiais que faltam; Extensão da faixa horária de recebimento dos pedidos; Diminuição do número de artigos nos pedidos (lotes); Maior frequência nas entregas. Todas estas hipóteses podem fazer parte de uma estratégia previamente considerada para melhorar o comportamento da logística de uma empresa, assim tornando-a mais eficiente e consequentemente mais produtiva e competitiva.

19 19 Logística Estratégica / Estratégia Logística Hierarquia de decisões logísticas: Nível de decisão LocalizaçãoTransportesStocks Processamento de pedidos ArmazenagemCompras Estratégico (Longo Prazo) Número, tamanho e localização de instalações Selecção da modalidade; formação de lotes Políticas de stock (push vs pull) Projecto do sistema de processamento de pedidos Macro-layout; selecção de tecnologia Políticas de relacionamento Táctico (Médio Prazo) Posicionamento do stock na rede Uso sazonal de veículos; definição de rotas Stock de segurança, regras de controlo Regras de prioridades (cortes) Utilização do espaço; escolhas sazonais Contratação; selecção de fornecedores Operacional (Curto Prazo) Designação de carga a fábricas e depósitos Agendamento e envio Reposição (quantidades e prazos) Atendimento Colecta (pick- up e arrumação) Concretização de pedidos

20 20 Logística Estratégica / Estratégia Logística Conclusões: A aplicação dos princípios de estratégia logística tem uma influência positiva no grau de eficiência operacional da empresa. No entanto, uma orientação mais ampla do comportamento logístico estratégico exerce uma maior influência no grau de eficiência alcançado pelo sistema anteriormente usado, e porventura surgindo como catalisador de uma mudança a nível estrutural na empresa, dinamizando o seu sector logístico, trazendo inevitáveis alterações que beneficiam a saúde financeira da empresa, maximizando os objectivos principais da logística, tornando a empresa mais competitiva.

21 21 Logística Estratégica / Estratégia Logística Recursos Estratégia logística interna en un contexto de produccion ajustada DÍAZ, Luís Eugenio Carretero ESTIRADO, Luís Miguel Delgado Logística, uma ferramenta estratégica Que se entende por logística? KOBAYASCHI, Shunichi Otimizando processos Decisões de logística A importância de armazenagem na logística Logistics Quarterly Informática em logística: hoje, amanhã e depois de amanhã YOSHIZAKI, Hugo T.Y. Gestão da Produção e das Operações / Organização da Produção


Carregar ppt "1 Logística Estratégica / Estratégia Logística Logística 5º ano LEEC 2ºSemestre - 2002/2003 Logística Estratégica / Estratégia Logística Distinção e análise."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google