A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade do Algarve SIOlhanense1 Sistemas de Informação Empresariais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade do Algarve SIOlhanense1 Sistemas de Informação Empresariais."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade do Algarve SIOlhanense1 Sistemas de Informação Empresariais

2 Universidade do Algarve SIOlhanense2 Empreendedorismo em Informática Plano de negócios Marketing Divulgação Inovação

3 Universidade do Algarve SIOlhanense3 Empreendedorismo Conceito: Característica daquele que tem habilidade para criar, renovar, modificar, implementar e conduzir empreendimentos inovadores. Empreendedor: O empreendedor é uma pessoa inovadora que tenta introduzir novos produtos, serviços, técnicas de produção e até mesmo novas formas de organização, tomando as decisões que irão nortear o futuro do negócio, assumindo não só riscos pessoais, mas também dos investidores e de todos os envolvidos no seu negócio.

4 Universidade do Algarve SIOlhanense4 Empreendedorismo em Informática

5 Universidade do Algarve SIOlhanense5 Plano de negócios O que é? Para que serve? O Plano de Negócios é um documento que identifica, descreve e analisa uma oportunidade de negócio, examina a viabilidade técnica, económica e financeira da mesma, e desenvolve todos os procedimentos e estratégias necessárias para converter a oportunidade de negócio num projecto empresarial concreto. É uma ferramenta imprescindível quando se quer pôr em marcha um projecto empresarial, seja qual for a experiência profissional do empreendedor/es e a dimensão do projecto. Inclusive para empresas já estabelecidas, um Plano de Negócio bem definido será a base sobre a qual se levantem projectos de crescimento ou diversificação da actividade principal.

6 Universidade do Algarve SIOlhanense6 Plano de negócios Cuidados a ter na elaboração um Plano de Negócio : Qualidade da informação A informação e redacção oferecida deve ser clara, concisa, verídica e comprovada. Actualidade O Plano deve ser um documento que recolha informação e dados actualizados, já que um desfasamento/desencontro nos mesmos, mesmo pequeno, sobretudo em projectos de alto conteúdo tecnológico, o faz pouco útil. Totalidade da informação O Plano de Negócio abrange todas as áreas da actividade empresarial, já que procura ser o mais completo possível. Unicidade de critérios na redacção O Plano de Negócio costuma dirigir-se a mais de um leitor, pelo que é importante usar uma linguagem que seja compreensível por mais de um grupo: investidores, bancos, fornecedores, técnicos, etc.

7 Universidade do Algarve SIOlhanense7 Plano de negócios As vantagens de fazer um Plano de Negócio são: Oferecer uma visão sobre a viabilidade do negócio Estruturar toda a informação Possível apresentação a futuros sócios ou investidores Garante a profissionalização

8 Universidade do Algarve SIOlhanense8 Marketing O que é? Neologismo norte-americano usado internacionalmente para designar a moderna técnica de comercialização. Conjunto de estudos, técnicass e actividades com o objectivo de promover, divulgar e sustentar um produto ou serviço no mercado de consumo e/ou assegurar o sucesso comercial de um empreendedimento.

9 Universidade do Algarve SIOlhanense9 Marketing Importância Ajuda a construir relacionamentos com os clientes, parceiros, fornecedores e sociedade em geral. Permite entender as forças e o comportamento do mercado. Torna as empresas mais competitivas

10 Universidade do Algarve SIOlhanense10 Marketing Os Quatro Ps Product Price Place Promotion

11 Universidade do Algarve SIOlhanense11 Marketing Product (Produto) O que uma empresa cria, produz, desenvolve ou informa de acordo com uma procura existente ou gerada. Para o cliente o Produto deve ser a melhor solução.

12 Universidade do Algarve SIOlhanense12 Marketing Price (Preço) É o valor atribuído a um produto ou serviço. Devemos sempre levar em consideração custo-benefício e a concorrência. Para o cliente o Preço deve oferecer o melhor custo/benefício.

13 Universidade do Algarve SIOlhanense13 Marketing Place (Praça ou distribuição) Preocupa-se com a logística e refere-se ao canal através do qual o produto chega aos clientes, inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra. Para o cliente a Praça deve ser a mais conveniente.

14 Universidade do Algarve SIOlhanense14 Marketing Promotion (Promoção) É o esforço que a empresa faz para comunicar a existência de seus produtos (ou serviços) ao mercado e promovê-los, utilizando os meios de comunicação. Para o cliente a Promoção deve ser a mais agradável e presente.

15 Universidade do Algarve SIOlhanense15 Marketing Criar um plano de Marketing 1.Efectuar um diagnóstico da situação Análise do mercado Análise da concorrência Análise da empresa 2.Fazer a análise SWOT (Strenght, Weakness, Oportunities, Threats) 3.Estabelecer objectivos de marketing 4.Elaborar uma estratégia de marketing 5.Formular o Marketing-mix (Os Quatro Ps) 6.Estabelecer orçamentos 7.Controlo de resultados 8.Actualizações do plano

16 Universidade do Algarve SIOlhanense16 Divulgação Objectivo Dar a conhecer os seus produtos ou serviços junto do segmento de mercado

17 Universidade do Algarve SIOlhanense17 Meios de divulgação Divulgação Televisão Rádio Internet Cinema Jornais e Revistas Catálogos e folhetos Cartas Telefone (Telemarketing) Palestras e seminários

18 Universidade do Algarve SIOlhanense18 Inovação Processo relacionado com o acréscimo permanente de novos elementos aos produtos ou serviços existentes. Não se trata de um processo de invenção ou criação de novos produtos, mas sim de introdução de melhorias em produtos existentes com vista a obter vantagem competitiva. Para Thomas Edison a inovação é 1% de inspiração e 99% de esforço. O que é?

19 Universidade do Algarve SIOlhanense19 Inovação As inovações podem ser de dois tipos: de produto e de processo. As inovações de produto são mudanças no produto de uma empresa ou num serviço que ela presta, sendo mais influenciadas pelas tendências do mercado As inovações de processo são mudanças na forma de fazer o produto ou o serviço, envolvendo novos procedimentos industriais e administrativos.

20 Universidade do Algarve SIOlhanense20 Inovação Importância da inovação Um novo produto ou um novo processo é facilmente replicavel pela concorrência, mas um sistema de inovação numa organização não é facil de copiar. Evoluir no mercado com a utilização de novos produtos ou processos Fundamental às empresas e aos profissionais que se querem manter competitivos


Carregar ppt "Universidade do Algarve SIOlhanense1 Sistemas de Informação Empresariais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google