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Estudos de Mercado MK Research Secção de Marketing Reinaldo A. G. Proença (PhD; MSc)

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Apresentação em tema: "Estudos de Mercado MK Research Secção de Marketing Reinaldo A. G. Proença (PhD; MSc)"— Transcrição da apresentação:

1 Estudos de Mercado MK Research Secção de Marketing Reinaldo A. G. Proença (PhD; MSc)

2 Estudos de Mercado /MK Research Objectivos desta apresentação: 1.Dar a conhecer a disciplina de EM; e 2.Sensibilizar para a importância dos EM

3 Estudos de Mercado /MK Research Conceptualização: Processo sistemático e objectivo de recolha, registo e análise de informação por forma a facilitar o processo de decisão. A Pesquisa de MK (Marketing Research) especializa todo o processo para suporte das decisões do gestor(a) de MK

4 Estudos de Mercado /MK Research Justificação: Nem sempre o instinto, experiência ou as receitas de sucesso do passado são a melhor solução para problemas do presente/futuro Alerta: Em 1985 a Coca-Cola investiu cerca de 5 milhões de Euros em testes de sabor e decidiu alterar (adocicar) a bebida. Mercado Recusou!!!

5 Estudos de Mercado /MK Research 1ª Conclusão: Os gestores(as) de MK devem ser rigorosos na formulação da pesquisa.

6 Estudos de Mercado /MK Research Formulação da Pesquisa 1.Definição do Problema e dos Objectivos; 2.Plano de Investigação; 3.Recolha dos Dados; 4.Tratamento e Análise dos Dados; e 5.Apresentação Relatório Caso haja recurso a empresa de estudos de mercado, o gestor(a) de MK deve definir, por escrito (briefing), um conjunto de detalhes a observar.

7 Estudos de Mercado /MK Research Briefing I.Descrição do contexto do problema; II.Definição do problema; III.Informação disponível; IV.Calendarização do processo; V.Limites orçamentais; e VI.Identificação e forma de contacto

8 Estudos de Mercado /MK Research Definição do problema Esta primeira etapa é crítica e decisiva, pois vai condicionar todo o processo. Os objectivos serão tanto mais precisos quanto melhor é a definição do problema. 2ª Conclusão: se não sabe o que procura, tem poucas hipóteses de o encontrar

9 Estudos de Mercado /MK Research Plano de Investigação Nesta 2ª etapa definem-se 5 elementos estruturantes do plano de investigação: a)Tipos de Fontes de Informação b)Tipos de Abordagem c)Tipos de Instrumentos a Utilizar d)Plano de Amostragem e)Métodos de Contacto

10 Estudos de Mercado /MK Research Plano de Investigação a)Tipos de Fontes de Informação Dados secundários; e Dados primários.

11 Estudos de Mercado /MK Research Plano de Investigação b)Tipos de Abordagem Observação; Focus Group; Entrevista em Profundidade; e Inquéritos.

12 Estudos de Mercado /MK Research Plano de Investigação c)Tipos de Instrumentos a Utilizar Questionários; Instrumentos Mecânicos (Audiómetros)

13 Estudos de Mercado /MK Research Plano de Investigação d)Plano de Amostragem Unidade: Quem será o inquirido? Dimensão: Quantas Pessoas? Método: Probabilístico/Não Prob.

14 Estudos de Mercado /MK Research Plano de Investigação e)Métodos de Contacto carta; telefone; e contacto pessoal.

15 Estudos de Mercado /MK Research Tipologia dos Estudos de Mercado Exploratórios (natureza do problema); Descritivos (descreve o tópico); e Causais (estabelecem relações).

16 Estudos de Mercado /MK Research Investigação Exploratória Investigação Descritiva Investigação Causal As vendas da marca A desceram e não se sabe as causas objectivas de tal situação! Quais são os critérios demográficos centrais dos nossos principais consumidores? Qual destes 2 temas é mais eficaz para comunicarmos com o target? Que conceito de marca se deve desenvolver para o nosso target? Qual o segmento-alvo que devemos escolher para a nova marca? Que modelo representa o comportamento de prescrição/ médicos de família?


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