A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Importância da leitura do rótulo I ntrodução É importante informar e educar o consumidor, melhorando a sua capacidade de fazer escolhas conscientes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Importância da leitura do rótulo I ntrodução É importante informar e educar o consumidor, melhorando a sua capacidade de fazer escolhas conscientes."— Transcrição da apresentação:

1

2 Importância da leitura do rótulo

3 I ntrodução É importante informar e educar o consumidor, melhorando a sua capacidade de fazer escolhas conscientes. É nosso objectivo colocar à vossa disposição um conjunto de informações necessárias para a compreensão dos rótulos de produtos alimentares pré-embalados, possibilitando a escolha adequada de alimentos e de outros produtos.

4 O conteúdo do rótulo

5 M enções obrigatórias Em Portugal, a maioria dos rótulos de produtos alimentares deve apresentar, obrigatoriamente, as seguintes menções: * a denominação de venda; * a lista de ingredientes que compõem o produto; * a quantidade líquida contida na embalagem; * o prazo de validade; * o lote; * o nome e a morada da entidade que lança o produto no mercado.

6 ... Quando tal se justifique, também devemos indicar as condições de conservação, modo de emprego ou utilização e o local de origem ou proveniência. A menção condições de conservação torna-se obrigatória para os alimentos que facilmente se deterioram.

7 ...

8 D enominação de venda Nome do produto alimentar. Caso este tenha sido sujeito a um determinado processamento, é necessário que este conste na sua denominação.

9 L ista de ingredientes Todos os ingredientes que fazem parte do produto alimentar são indicados por ordem decrescente do seu peso, da maior para a menor quantidade. Se ao produto alimentar são adicionados aditivos, estes devem constar na lista de ingredientes e designados não só pela categoria a que pertencem como também pelo seu nome específico ou pela letra E seguida de um número com três algarismos, legalmente estabelecido pela U.E.

10 ... Foi muito recentemente proibida a utilização de um aditivo (espessante), que punha em risco a vida de quem o ingerisse se não fosse suficientemente diluído.

11 Q uantidade líquida É a quantidade de produto alimentar contido na embalagem, expressa em volume ou em massa. Se o alimento estiver envolvido num líquido, para além do peso total deve também constar a quantidade do alimento uma vez escorrido, a massa sólida, a qual se denomina de peso escorrido.

12 P razo de validade É a data de limite de consumo utilizada apenas em alimentos que facilmente se deterioram, cuja expressão utilizada no rótulo é consumir até..., seguida da indicação do dia e do mês; Ou é a data de durabilidade mínima que é aplicada a todos os alimentos através das expressões Consumir de preferência antes de... seguida da indicação do dia e do mês, ou do mês e do ano, ou simplesmente do ano. É proibida a venda ou exposição de produtos alimentares cuja data limite de consumo se encontre ultrapassada.

13 L ote de fabricação Designado pela letra L seguido de algarismos, é um conjunto de unidades de venda de um produto alimentar que foi produzido, fabricado ou acondicionado em circunstâncias praticamente idênticas. Deverá ser possível através dessa denominação ser localizado o lote do produto em questão, de modo a anular a venda dos produtos desse mesmo lote.

14 N ome e morada da entidade que lança o produto no mercado Esta entidade, é responsável por todo o conjunto de menções que constam no rótulo.. Marca de salubridade comunitária é outra menção constituída pelo nome do país ou o seu código internacional, o código da unidade industrial que produz o produto e a sigla da União Europeia. É apenas obrigatória em produtos de origem animal.

15 M enções adicionais Existe outro conjunto de informações que não são obrigatórias mas que poderão constar nos rótulos.

16 C ódigo de Barras Elemento de leitura óptica que facilita um melhor controlo de stocks e dos valores de venda, apenas para o fabricante, distribuidor ou vendedor do produto alimentar.

17 L etra e Significa que o conteúdo declarado pelo fabricante, embalador ou distribuidor está dentro das margens de erro, em relação ao peso líquido.

18 P onto verde Significa que o fabricante, embalador ou distribuidor do produto alimentar contribui financeiramente, num sistema de recolha selectiva, para que as suas embalagens sejam recolhidas, separadas e recicladas ou incineradas ajudando deste modo para um melhor ambiente.

19 A Informação Nutricional

20 D efinições e tipos de apresentação A Informação Nutricional não é sempre obrigatória mas já se encontra nos rótulos de um grande número de produtos alimentares. Dá a conhecer ao consumidor a composição do alimento, a sua composição em média em termos de nutrientes e valor energético. Pode ser apresentada sob duas formas: uma simples e uma mais completa.

21 R ecomendações para a escolha alimentar A garantia da escolha alimenta saudável exige, por parte do consumidor não só um olhar atento mas também um conjunto de atitudes e comportamentos para com os respectivos produtos.

22 L er cuidadosamente a lista de ingredientes Moderar o consumo de produtos alimentares cujos primeiros ingredientes sejam gorduras, óleos, sal, açúcar, mel, melaço, ou ainda outras formas de açúcares.

23 V erificar o prazo de validade e o estado das embalagens Não adquirir embalagens danificadas. Rejeitar produtos congelados e/ou ultracongelados que apresentem cristais de gelo no interior da embalagem. Respeitar rigorosamente as condições de conservação e o modo de emprego ou utilização dos produtos alimentares que possuem estas menções.

24 T rabalho realizado por: Ana Luisa Cambão – 12ºD Isabel Barreira – 12ºD Isabel Barros – 12ºD Maria Manuela – 12ºE Maria Toscano – 12ºD Teresa Sofia Cruz – 12ªD


Carregar ppt "Importância da leitura do rótulo I ntrodução É importante informar e educar o consumidor, melhorando a sua capacidade de fazer escolhas conscientes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google