A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Importância da leitura do rótulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Importância da leitura do rótulo"— Transcrição da apresentação:

1 Importância da leitura do rótulo

2 Introdução É importante informar e educar o consumidor, melhorando a sua capacidade de fazer escolhas conscientes. É nosso objectivo colocar à vossa disposição um conjunto de informações necessárias para a compreensão dos rótulos de produtos alimentares pré-embalados, possibilitando a escolha adequada de alimentos e de outros produtos.

3 O conteúdo do rótulo

4 Menções obrigatórias Em Portugal, a maioria dos rótulos de produtos alimentares deve apresentar, obrigatoriamente, as seguintes menções: a denominação de venda; a lista de ingredientes que compõem o produto; a quantidade líquida contida na embalagem; o prazo de validade; o lote; o nome e a morada da entidade que lança o produto no mercado.

5 ... Quando tal se justifique, também devemos indicar as condições de conservação, modo de emprego ou utilização e o local de origem ou proveniência. A menção ”condições de conservação” torna-se obrigatória para os alimentos que facilmente se deterioram.

6 ...

7 Denominação de venda Nome do produto alimentar.
Caso este tenha sido sujeito a um determinado processamento, é necessário que este conste na sua denominação.

8 Lista de ingredientes Todos os ingredientes que fazem parte do produto alimentar são indicados por ordem decrescente do seu peso, da maior para a menor quantidade. Se ao produto alimentar são adicionados aditivos, estes devem constar na lista de ingredientes e designados não só pela categoria a que pertencem como também pelo seu nome específico ou pela letra E seguida de um número com três algarismos, legalmente estabelecido pela U.E.

9 ... Foi muito recentemente proibida a utilização de um aditivo (espessante), que punha em risco a vida de quem o ingerisse se não fosse suficientemente diluído.

10 Quantidade líquida É a quantidade de produto alimentar contido na embalagem, expressa em volume ou em massa. Se o alimento estiver envolvido num líquido, para além do peso total deve também constar a quantidade do alimento uma vez escorrido, a massa sólida, a qual se denomina de peso escorrido.

11 Prazo de validade É a data de limite de consumo utilizada apenas em alimentos que facilmente se deterioram, cuja expressão utilizada no rótulo é “consumir até...”, seguida da indicação do dia e do mês; Ou é a data de durabilidade mínima que é aplicada a todos os alimentos através das expressões “Consumir de preferência antes de...” seguida da indicação do dia e do mês, ou do mês e do ano, ou simplesmente do ano. É proibida a venda ou exposição de produtos alimentares cuja data limite de consumo se encontre ultrapassada.

12 Lote de fabricação Designado pela letra “L” seguido de algarismos, é um conjunto de unidades de venda de um produto alimentar que foi produzido, fabricado ou acondicionado em circunstâncias praticamente idênticas. Deverá ser possível através dessa denominação ser localizado o lote do produto em questão, de modo a anular a venda dos produtos desse mesmo lote.

13 Nome e morada da entidade que lança o produto no mercado
Esta entidade, é responsável por todo o conjunto de menções que constam no rótulo.. Marca de salubridade comunitária é outra menção constituída pelo nome do país ou o seu código internacional, o código da unidade industrial que produz o produto e a sigla da União Europeia. É apenas obrigatória em produtos de origem animal.

14 Menções adicionais Existe outro conjunto de informações que não são obrigatórias mas que poderão constar nos rótulos.

15 Código de Barras Elemento de leitura óptica que facilita um melhor controlo de stocks e dos valores de venda, apenas para o fabricante, distribuidor ou vendedor do produto alimentar.

16 Letra “e” Significa que o conteúdo declarado pelo fabricante, embalador ou distribuidor está dentro das margens de erro, em relação ao peso líquido.

17 Ponto verde Significa que o fabricante, embalador ou distribuidor do produto alimentar contribui financeiramente, num sistema de recolha selectiva, para que as suas embalagens sejam recolhidas, separadas e recicladas ou incineradas ajudando deste modo para um melhor ambiente.

18 A Informação Nutricional

19 Definições e tipos de apresentação
A Informação Nutricional não é sempre obrigatória mas já se encontra nos rótulos de um grande número de produtos alimentares. Dá a conhecer ao consumidor a composição do alimento, a sua composição em média em termos de nutrientes e valor energético. Pode ser apresentada sob duas formas: uma simples e uma mais completa.

20 Recomendações para a escolha alimentar
A garantia da escolha alimenta saudável exige, por parte do consumidor não só um olhar atento mas também um conjunto de atitudes e comportamentos para com os respectivos produtos.

21 Ler cuidadosamente a lista de ingredientes
Moderar o consumo de produtos alimentares cujos primeiros ingredientes sejam gorduras, óleos, sal, açúcar, mel, melaço, ou ainda outras formas de “açúcares”.

22 Verificar o prazo de validade e o estado das embalagens
Não adquirir embalagens danificadas. Rejeitar produtos congelados e/ou ultracongelados que apresentem cristais de gelo no interior da embalagem. Respeitar rigorosamente as condições de conservação e o modo de emprego ou utilização dos produtos alimentares que possuem estas menções.

23 Trabalho realizado por:
Ana Luisa Cambão – 12ºD Isabel Barreira – 12ºD Isabel Barros – 12ºD Maria Manuela – 12ºE Maria Toscano – 12ºD Teresa Sofia Cruz – 12ªD


Carregar ppt "Importância da leitura do rótulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google