Carregar apresentação
1
Planejamento da Rotina Semanal
2
Rotina Semanal Estratégia eficaz de planejamento.
Forma de organização do tempo didático que deve ser pensada de modo a otimizar as aprendizagens dos alunos.
3
A Rotina semanal favorece:
a organização das atividades; maior segurança aos alunos; construção do conceito de tempo e espaço pela criança e estimula o desenvolvimento gradativo da autonomia; exige a criação de certas normas de comportamento escolar- os combinados;
4
A Rotina semanal favorece:
5. facilita a construção da autodisciplina e autoconceito ( regulação interna); 6. ajuda o professor a construir bons hábitos de estudo.
5
O que uma rotina deve contemplar?
Atividade permanente Sequência didática Projeto didático
6
Diferença entre atividade permanente, sequência didática e projetos de trabalho
Atividade permanente: trabalho didático realizado regularmente ( diária, semanal ou quinzenal), como ler para os alunos, organizar rodas de conversa, realizar atividades de escrita, ida a biblioteca, atividades artísticas...
7
Sequência didática: é uma série de atividades envolvendo um mesmo conteúdo, com ordem crescente de dificuldade, planejada para possibilitar o desenvolvimento da próxima. È a atividade organizativa mais presente no planejamento.
8
Projeto didático: conjunto de ações para a elaboração de um produto final que tenha uso pela comunidade escolar. Uma de suas características é envolver a turma em todas as etapas do planejamento. Desenvolve-se o conjunto das atividades do projeto sem abandonar as atividades permanentes e as seqüências didáticas
9
Sugestões para ajudar na organização da rotina.
10
Situações que a rotina deve Contemplar
A rotina é uma organização do tempo didático que deve ser pensada de modo a otimizar as aprendizagens dos alunos. Seguem-se algumas orientações relativas a leitura, escrita, comunicação oral e matemática que você pode considerar ao fazer seu planejamento semanal.
11
Situações que a rotina deve Contemplar
Faça a leitura de textos literários diariamente. Escolha histórias de boa qualidade: com uma trama instigante, engraçada ou emocionante, linguagem que se diferencie da linguagem falada, personagens bem construídos. 1
12
As situações de reflexão sobre ortografia precisam ser freqüentes para os alunos que já escrevem alfabeticamente:no mínimo duas vezes por semana. Enquanto isso, os que ainda não lêem nem escrevem fazem atividades de análise e reflexão sobre o sistema,diariamente. 2
13
A leitura pelo aluno deve também ter uma freqüência grande – duas a três vezes por semana –, envolver uma diversidade de propósitos e contemplar diferentes gêneros. Não se esqueça de que seus alunos são leitores inexperientes e, por isso, ainda não têm muita autonomia. 3
14
Crie situações de escrita de próprio punho e de produção oral com destino escrito – de forma individual, coletiva ou em duplas – no contexto do projetos as oportunidades aparecem sempre . Duas vezes por semana parece suficiente para garantir a seqüência do trabalho. 4
15
As atividades de comunicação oral devem permear todo os trabalhos propostos, ampliando o conhecimento a partir das trocas de experiências. 5
16
O planejamento cotidiano das atividades de matemática é fundamental, pois ajuda a organizar o tempo e o espaço, os materiais, as propostas e suas intervenções, desvendando as intenções educativas. 6
17
A matemática na sala de aula deve contemplar tanto a produção, a interpretação e a análise de escritas numéricas, como os cálculos no campo aditivo. Sugerimos que as atividades de produção, interpretação e análise de números sejam realizadas ao menos duas vezes por semana. Organize-as levando em conta o tratamento de dados e informações; os números que os alunos já conhecem; a calculadora como recurso didático para produzir e analisar escritas numéricas; jogos e brincadeiras para que os alunos reflitam sobre as regularidades e a estrutura do sistema de numeração decimal; o sistema monetário como recurso para compor e decompor números. 7
18
É importante que as atividades relacionadas ao campo aditivo aconteçam ao menos duas vezes na semana. Elas são realizadas para que os alunos possam: pôr em jogo os diferentes significados das operações a partir da resolução de problemas; tratar e organizar as informações contidas nos problemas; fazer conjecturas sobre cálculos mentais, exatos ou estimados a partir de jogos e brincadeiras; analisar as próprias representações e as dos colegas; e resolver atividades de familiarização. 8
19
Sugerimos ainda que as situações de jogo – ora ligadas aos números naturais, ora às situações de cálculo no campo aditivo – sejam contempladas ao menos uma vez por semana. 9 GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS - 2a SÉRIE
20
Aspectos a serem contemplados na Rotina
21
Projetos Interdisciplinares
Atividades Permanentes As atividades permanentes deverão ser contempladas todos os dias. Obs.: Podem ser, diária, semanal ou quinzenal. Projetos Didáticos Metodologia CLE As atividades e estratégias metodológicas serão propostas observando a seqüência do trabalho e as necessidades dos alunos / processos de desenvolvimentos. Projeto de Literatura Propor atividades e estratégias metodológicas para o trabalho com cada gênero textual que garantam o desenvolvimento das estratégias mentais de predição, inferência, seleção e verificação.Explorar o desenvolvimento das diversas formas de expressão das linguagens artísticas: teatro,dança,desenho,pintura,recorte e colagem , outras.Utilizar vários espaços – biblioteca, sala de aula, pátio, outros. Projetos Interdisciplinares Desenvolver o trabalho a partir de situações problematizadoras que instiguem nos alunos o desejo de buscar respostas para as questões/ desafios propostos.Foco na leitura, produção textual e atividades de desenvolvimento da escrita alfabética/ortográfica observando os eixos/habilidades (caderno 2 CEALE).Utilizar de várias estratégias metodológicas para o desenvolvimento da leitura, produção textual e construção dos conceitos propostos ao trabalhar as temáticas. Sequência Didática Aula Especializada Educação Física ,Educação Religiosa,( Laboratório de Informática) ( Biblioteca) Matemática A matemática na sala de aula deve contemplar tanto a produção, a interpretação e a análise de escritas numéricas, como os cálculos no campo aditivo. Estas atividades devem ser realizadas ao menos duas vezes por semana. Os Eixos: Sistema de Numeração e Operações/Grandezas e Medidas/Espaço e Forma/ Tratamento de Dados e Informações devem ser trabalhados observando os eixos/habilidades/capacidades a serem desenvolvidos pelos alunos conforme a proposta curricular para o Ciclo de Alfabetização.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.