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Introdução à Gestão de Pessoas

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Apresentação em tema: "Introdução à Gestão de Pessoas"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Gestão de Pessoas
Prof. Jefferson Bueno

2 Colocar idéias e conceitos em prática
APRESENTAÇÃO Objetivos Processo interativo Participação de todos Reflexão e posicionamento Desenvolvimento/aperfeiçoamento de competências humanas Visão holística (todo) Proposta de Trabalho Estudo da teoria Aplicação da teoria (prática) Situações: Real – como é Ideal – como deve(ria) ser Colocar idéias e conceitos em prática

3 As Pessoas e o Contexto Organizacional
Organização x Pessoas Organização = Pessoas Organismo vivo Formado por pessoas Aberto e sistêmico Criaturas e Criadoras Inovações Visão Negócios Missão Estratégias Metas “Empresas não nascem da terra, no céu ou no mar”. Vergara. Pessoas produzem, vendem, servem a outras pessoas.

4 Pessoas = Recursos Humanos
ACELERAÇÃO HISTÓRICA Era Agrícola – sociedade em atividades do campo Pessoas = mão de obra agrícola Era Industrial – surgimento e evolução da indústria Clássica (Rev. Industrial à dec. 50) Pessoas = máquinas Neoclássica (dec.50 a 90) Pessoas = Recursos Humanos

5 Era da Informação/Conhecimento/Tecnologia
ACELERAÇÃO HISTÓRICA Era da Informação/Conhecimento/Tecnologia (a partir dec. 90) Pessoas = capital intelectual gestor do conhecimento Pessoas = diferencial competitivo Vamos jogar em time = equipe velocidade das relações queda de barreiras/globalização ambiente turbulento e competitivo exige-se mais do ser humano

6 Ambiente de Negócios e Mudanças nas Empresas
Aceleração da tecnologia Novas formas de trabalho, Diferenciação de produtos e serviços, novas informações Globalização e relações c/ fornecedores/concorrentes Orientação p/ um mercado global, Ética, Parcerias e Alianças Elevado nível de exigência dos clientes Visão/ação estratégica de todos voltada para resultados Pressões da sociedade Responsabilidade social Mudanças velozes e difundidas Melhoria da relação empresa-empregado, Participação e autonomia dos empregados, estruturas flexíveis, Multifuncionalidade

7 Empregabilidade x Empresabilidade
Empregabilidade/”Trabalhabilidade” Capacidade das pessoas de conquistar/manter seus empregos Habilidades técnicas e atitudes comportamentais. Velocidade de re/aprendizado x evolução tecnológica. Empresabilidade Capacidade da empresa para desenvolver e utilizar as habilidades intelectuais e competitivas de seus membros. Agilidade para antecipar-se às mudanças. Antes: pessoas = braços e músculos. Hoje: pessoas = mente e emoção.

8 Títulos de Recursos Humanos
Administração/Gestão de Pessoas Administração/Gestão de Recursos Humanos Administração/Gestão com Pessoas Administração/Gestão de Talentos Humanos Administração/Gestão do Capital Humano Administração/Gestão do Desenvolvimento Humano... O mais importante é a filosofia e a forma de agir que a organização imprime na relação com o ser humano.

9 DO DP À GESTÃO DE PESSOAS
ERA GESTÃO DE PESSOAS Órgão estratégico Cenário de mudanças constantes Ênfase em resultados ERA DP Órgão burocrático Cenário estável/imutável Ênfase nas tarefas

10 GESTÃO DE PESSOAS - CONCEITO
É a função que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação, manutenção e outras ações ao cliente interno para que se traduzam num serviço extraordinário ao cliente externo. (adaptado de David A. de Cenzo e Stephen P. Robbins) RH MARKETING Cliente Interno Cliente Externo

11 GESTÃO DE PESSOAS PARA AUTORES
“Os administradores que desejam construir uma organização perene dão total prioridade ao desenvolvimento das pessoas.” Francisco LACOMBE. Autor Livro RH “A GP tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas... simbolizando a importância do ser humano.” Idalberto CHIAVENATO. Autor Livro Gestão de Pessoas. “A Gestão de Pessoas surgiu como solução para as demandas de excelência das organizações modernas.” Luis Carlos G de ARAUJO. Autor Livro Gestão de Pessoas. “A GP passa a assumir um papel de liderança para ajudar à org. na gestão do capital intelectual.” Antonio Carlos GIL. Autor livro Gestão de Pessoas.

12 GESTÃO DE PESSOAS PARA EXECUTIVOS
“As mudanças bem sucedidas ocorrem quando à excelência na GP.” Dave ULRICH. Guru em Gestão de Pessoas O principal veículo de construção da marca são os funcionários. LUIZA Trajano. Dona do Magazine Luiza “As questões que envolvem as pessoas são prioritárias para as organizações.” Jack WELCH. CEO GE                                                                                                                    “O futuro do seu negócio está nas mãos dos seus colaboradores.” Akio Morita, Fundador da Sony. “...as pessoas vem em primeiro lugar.” Lee Iacocca. Reergueu a Chrysler “Desenvolver talentos é a tarefa mais importante.” Peter DRUCKER. Guru da Administração

13 GESTÃO DE PESSOAS: AS 3 DIMENSÕES
DIMENSÃO PAPEL Estratégica Entende o negócio da empresa e atua como consultora Tática Consultoria aos gerentes p/ que tornem-se gestores de pessoas Operacional Conduz processos: Seleção, T&D, Av.Des., Remuner...

14 GESTÃO DE PESSOAS X STAKEHOLDERS
Qual a influência das ações de gestão de pessoas no atendimento às expectativas dos stakeholders?

15 Formar grupos de 4 a 5 membros
TRABALHO Escreva um 1 ponto forte e 1 ponto fraco relevantes, a cerca do tema gestão de pessoas na sua empresa. 5 minutos Formar grupos de 4 a 5 membros Missão dos Grupos: Cada membro relatará para o grupo o ponto forte e fraco da sua empresa e o grupo deverá, após discussão, escolher 2 pontos fortes e 2 pontos fracos, os quais serão relatados para a turma ao término do tempo minutos

16 GESTÃO DE PESSOAS FATORES INFLUENCIADORES
Estrutura organizacional divisões de áreas divisões do trabalho divisões físicas Processos internos tecnologia Processos relações humanas Cultura organizacional Símbolos Histórias “o jeito de ser”. Ambiente externo Concorrentes Fornecedores economia.

17 Papéis (alguns) do Profissional de RH
Selecionador de Pessoas Treinador de Talentos Avaliador de Desempenho Gestor da Qualidade Analista de Cargos Comunicador Motivador Líder Negociador Ser gente Participar da elaboração do planejamento estratégico da org. Articular a aplicação das estratégias Alinhar estratégia / processos de RH aos objetivos da empresa Iniciar, facilitar e gerir o processo de mudança dentro da organização Utilizar os serviços de RH em linha com os objetivos da empresa Alinhar comunicação interna aos objetivos da empresa                                   

18 COMPETÊNCIAS (ALGUMAS) DE UM PROFISSIONAL DE RH
Gostar de gente Entender do negócio da org. ser um agente de mudanças comprometer-se c/ resultados manter-se atualizado ser razão sem perder a emoção ser flexível (resiliente) ser inovador/criativo ter voz ativa junto à org. ter capacidade de análise ter foco no cliente interno e externo ter múltiplos conhecimentos ter equilíbrio ter facilidade de relacionamento ter visão estratégica

19 GESTÃO DE PESSOAS E GERÊNCIAS
ASSESSORIA (Staff = RH) Políticas e estratégias Assessoria e suporte Serviços e orientação Consultoria interna RESPONSABILIDADE DE LINHA (Gerências) Por pessoas/processos Tomar decisões Executar ações Resultados a alcançar Têndência Descentralização das decisões e ações de Gestão de Pessoas, atribuindo aos Gestores de Áreas tal responsabilidade

20 x RETENÇÃO X TURNOVER Qual a prática/política que a sua empresa adota?
Retenção / fidelização de funcionários Turnover (rotatividade) elevado de funcionários x Qual a prática/política que a sua empresa adota?

21 DESAFIOS DE GESTÃO DE PESSOAS
PESQUISA DA FIA/USP, COM 1050 PROFISSIONAIS DE GRANDES EMPRESAS NO BRASIL, PARA RANQUEAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA GP DE 2010 A 2015 DESAFIOS DE GESTÃO DE PESSOAS 2010 a 2015 1. Alinhar as pessoas/ desempenho/ competências humanas às estratégias do negócio e objetivos organizacionais 82,3% 2. Desenvolvimento e Capacitação de Gestores (novo perfil gerencial, gestores de pessoas, etc.) 69,4% 3. Alinhar a Gestão de Pessoas às estratégias do negócio e objetivos organizacionais 33,3% 4. Apoiar e promover processos de mudança organizacional/ e direcionamento estratégico (fusões e aquisições) 25,3% 5. Capacitar, treinar e desenvolver pessoas 24,2% 6. Reter talentos/ potenciais 18,8% 7. Gestão da cultura org. (mudança cultural, internalização, etc) 9,1% 8. Atrair talentos/ potenciais 6,5% 9. Promover a motivação 5,9% 10. Buscar o comprometimento da alta direção c/ gestão de pessoas 11. Gestão da diversidade 5,4% 12. Responsabilidade Social 4,3% 13. Promover a realização e a satisfação no trabalho 3,8% 14. Desenvolver equipes de trabalho 0,5% 15. Outros Fonte:

22 Planejamento Estratégico Organizacional
Estratégia Organizacional Define o papel da empresa no ambiente interno/externo Decisões que serão tomadas no presente, mas que produzirão efeitos e consequências futuras.

23 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS (PEGP OU PERH)
O que é PEGP/PERH? Representa um conjunto de ações que a GP/RH fará no âmbito operacional, tático e estratégico, para o alcance dos objetivos organizacionais. O PEGP está integrado ao Planejamento Estratégico Organizacional

24 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS (PEGP OU PERH)
Recrutamento e Seleção Treinamento e Desenvolvimento Avaliação (Gestão) de Desempenho Remuneração (cargos/salários/benefícios) Segurança, Medicina e QVT Administração de Pessoal(folha pagto, encargos...) Gestão do Clima e da Cultura Organizacional Ações Motivacionais, Formação/Desenvolvimento de Lideranças, Equipes.

25 Diferenciais do PEGP Segundo pesquisa da Consultoria McKinsey, a adoção do Planejamento Estratégico de RH confere diferenciais competitivos à organização: Diminuição de custos relativos à gestão e manutenção de Pessoas Motivação, iniciativa, produtividade e potencial criativo em patamar superior em todos os níveis hierárquicos da organização Maior grau de precisão operacional, diretiva e de gestão, com menores índices de re-trabalho e perdas Potencialização do grau de fidelidade funcional Maior foco na atividade-fim da empresa, com melhor aproveitamento de oportunidades comerciais

26 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL E DE GESTÃO DE PESSOAS
Missão Onde estamos? Para onde queremos ir? Visão Objetivos Organizacionais O que há no ambiente? O que temos na empresa? Análise Externa Análise Interna Oportunidades e ameaças Forças e fraquezas Estratégias Organizacionais O que devemos fazer? Estratégias RH Adaptado de Chiavenatto


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