A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 A análise e o Comentário de textos. 2 A análise e o comentário de textos em Filosofia constitui uma das tarefas primordiais, essenciais, ao trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 A análise e o Comentário de textos. 2 A análise e o comentário de textos em Filosofia constitui uma das tarefas primordiais, essenciais, ao trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 1 A análise e o Comentário de textos

2 2 A análise e o comentário de textos em Filosofia constitui uma das tarefas primordiais, essenciais, ao trabalho filosófico, que não pode deixar de ser feito com rigor e segundo uma metodologia própria. O guião que vos proponho é apenas uma sugestão de um percurso que podem efectuar no sentido de vos ajudar a criar uma metodologia e uma cultura de trabalho sem a qual não é possível trabalhar com algum rigor nesta disciplina. Caracteristicamente introdutório e intencionalmente didáctico o que vos proponho, é aqui apresentado com o objectivo que os alunos, com a experiência e o exercício, adquiram competências e hábitos que lhe permitirão encontrar, para cada texto o esquema de trabalho mais adequado sem necessitarem de estar presos a este guião.

3 3 Metodologia Geral Na análise e comentário de texto, podemos distinguir três fases ou momentos bem distintos entre si: Fase A - Estudo do texto/Compreensão do texto. Fase B - Análise Metódica/Crítica Interna. Fase C – Comentário/Crítica externa.

4 4 Fase A – ESTUDO DO TEXTO Procedimentos Análise da estrutura lógico – sintáctica; Análise da estrutura lógico argumentativa; Tarefas Leitura e sublinhado; Sublinhado de conceitos nucleares e abrangentes; Sublinhado de teses argumentos e objecções; Esclarecimento de conceitos ou de juízos; Divisão do texto em partes; Divisão segundo a estrutura argumentativa; Elaboração do esquema do texto;

5 5 Fase B – Análise Metódica Procedimentos Problematização Do Tema / Problema Das Teses Dos Argumentos Das objecções Da estrutura argumentativa Tarefas Identificação do tema problema; Identificação dos conceitos mais importantes sobre os quais se formulam juízos; Identificação da tese central Levantamento dos argumentos que suportam a tese; Identificação das objecções à tese; Levantamento dos contra argumentos às objecções; Detecção da estrutura do texto: plano e partes; Anotação do percurso ou estratégia argumentativa.

6 6 C – Comentário – Crítica Externa Procedimentos Contextualização Filosófica Análise comparativa Discussão Crítica Conclusão Tarefas Identificação do contexto (obra, autor, período, corrente filosófica) Confronto da tese e dos argumentos do texto com outras teses e argumentos sobre o mesmo tema/problema Apreciação valorativa das teses e dos argumentos em confronto, de forma documentada Tomada de posição pessoal e sintética sobre as teses e respectiva argumentação

7 7 Notas Finais Como sabem, o trabalho de análise, interpretação, compreensão e produção autónoma de texto é de extrema importância para a filosofia. As sugestões presentes neste guião devem ajudar-vos a encontrar a vossa própria metodologia de trabalho, não se pretende que a tarefa de análise e compreensão de textos fique absolutamente condicionada e vinculada a esquemas de referência ou padrões de análise objectiva. Todo o trabalho de análise e de interpretação requer, da parte de quem interpreta, capacidade de reinvenção, investimento de novos sentidos para além do que é dito, capacidade de reescrever, reinterpretar e nesta medida investir nos textos um outro brilho, uma outra luz e alguma sombra que inicialmente não têm. Bom Trabalho!


Carregar ppt "1 A análise e o Comentário de textos. 2 A análise e o comentário de textos em Filosofia constitui uma das tarefas primordiais, essenciais, ao trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google