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2 Esta acção tem como destinatários os formadores que pretendem utilizar os meios audiovisuais como auxiliares pedagógicos.

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Apresentação em tema: "2 Esta acção tem como destinatários os formadores que pretendem utilizar os meios audiovisuais como auxiliares pedagógicos."— Transcrição da apresentação:

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2 2 Esta acção tem como destinatários os formadores que pretendem utilizar os meios audiovisuais como auxiliares pedagógicos.

3 3 O objectivo geral é a aquisição de competências na utilização dos audiovisuais e outros recursos didácticos com base na importância que estes tem na Sociedade Actual e na Formação.

4 4 O objectivo especifico é conhecerem os diversos meios e as respectivas características, assim como as diferentes vantagens e desvantagens

5 5 Designa-se por novas tecnologias na formação, a utilização de recursos didácticos por partes dos formadores no desempenho das suas funções.

6 6 Todo o material utilizado no processo ensino/aprendizagem com o objectivo de o tornar mais rápido e eficaz.

7 7 Quadro - Auxiliar pedagógico sem som nem imagem; Gravador de Cassetes -Auxiliar Pedagógico Áudio sem Imagem; Retroprojector -Auxiliar Pedagógico Visual sem som; Videoprojector -Auxiliar Pedagógico Visual e Áudio. Quadro - Auxiliar pedagógico sem som nem imagem; Gravador de Cassetes -Auxiliar Pedagógico Áudio sem Imagem; Retroprojector -Auxiliar Pedagógico Visual sem som; Videoprojector -Auxiliar Pedagógico Visual e Áudio.

8 8 No processo de aprendizagem, os nossos cinco sentidos, constituem, de facto, as vias privilegiadas de acesso da informação ao cérebro.

9 9 Em vários estudos desenvolvidos determinam que a visão é o que se destaca na captação de informação no processo de aprendizagem, seguido pela audição.

10 10 O tacto, o olfacto e o gustativo tem uma importância mais reduzida, assumindo contudo aspectos primordiais para determinadas profissões.

11 11 Tacto -Desenvolvido pelos Invisuais; Olfacto -Utilizado na Industria Química e Laboratorial; Gosto -Indispensável na Industria Alimentar. Tacto -Desenvolvido pelos Invisuais; Olfacto -Utilizado na Industria Química e Laboratorial; Gosto -Indispensável na Industria Alimentar.

12 12 Aprendemos: 1% através do gosto; 1,5 % através do tacto; 3,5 % através do olfacto; 11 % através da audição; 83 % através da visão. Aprendemos: 1% através do gosto; 1,5 % através do tacto; 3,5 % através do olfacto; 11 % através da audição; 83 % através da visão. Retemos: 10% do que lemos; 20 % do que ouvimos; 30 % do que vemos; 50 % do que vemos e ouvimos; 80 % do que dizemos; 90 % do dizemos ao fazer algo.

13 13 dados retidos dados retidos após 3 horas após 3 dias Somente Oral 70 % 10 % Somente Visual 72 % 20 % Oral e Visual em simultâneo 85 % 65 % dados retidos dados retidos após 3 horas após 3 dias Somente Oral 70 % 10 % Somente Visual 72 % 20 % Oral e Visual em simultâneo 85 % 65 %

14 14 A Voz continua sem duvida a ser o melhor veiculo de transmissão de conhecimentos; A ouvir também se aprende (20%). A Voz continua sem duvida a ser o melhor veiculo de transmissão de conhecimentos; A ouvir também se aprende (20%).

15 15 Todos os meios capazes de transmitir documentos sonoros consideram-se recursos didácticos e que vão desde a musica, entrevistas, discursos, etc.

16 16 Rádio; Gira Discos; Leitor de CD; Gravador de Mini-Disc. Rádio; Gira Discos; Leitor de CD; Gravador de Mini-Disc.

17 17 Aprendemos o que observamos (30%); Os meios visuais podem ser classificados de diversas formas dependendo do critério escolhido; Um dos possíveis é este. Aprendemos o que observamos (30%); Os meios visuais podem ser classificados de diversas formas dependendo do critério escolhido; Um dos possíveis é este.

18 18 Todos os recursos pedagógicos que exploramos por utilização directa, sem implicar a utilização de aparelhos ópticos ou electrónicos:

19 19 Quadros ( preto, verde, Magnético, branco, papel, Didax); Documentos Gráficos; Modelos ou maquetas; Recursos do Meio Ambiente. Quadros ( preto, verde, Magnético, branco, papel, Didax); Documentos Gráficos; Modelos ou maquetas; Recursos do Meio Ambiente.

20 20 Diagramas Esquemas Gráficos Organogramas Fotocópias Diagramas Esquemas Gráficos Organogramas Fotocópias Desenhos Cartazes Livros Manuais tecnicos Fotografias

21 21 Utilizados sempre que se pretende falar sobre objectos reais; Deve-se sempre representar a escala de representação quando se usam as maquetas para não induzir em erro. Utilizados sempre que se pretende falar sobre objectos reais; Deve-se sempre representar a escala de representação quando se usam as maquetas para não induzir em erro.

22 22 Constitui um excelente Auxiliar Pedagógico Permite interligar a actividade de aprendizagem as realidades concretas da vida. Constitui um excelente Auxiliar Pedagógico Permite interligar a actividade de aprendizagem as realidades concretas da vida. Museus; Bibliotecas; Empresas; Instalações Fabris; Feiras; Exposições; Recursos da natureza.

23 23 São os que projectam a imagem num ecrã: Episcópio; Projector de Diapositivos; Retroprojector. São os que projectam a imagem num ecrã: Episcópio; Projector de Diapositivos; Retroprojector.

24 24 Destina-se á projecção fixa, por reflexão, de documentos opacos: Fotografias; Paginas de livros; Jornais ou Revistas; Desenhos; Pequenos Objectos. Destina-se á projecção fixa, por reflexão, de documentos opacos: Fotografias; Paginas de livros; Jornais ou Revistas; Desenhos; Pequenos Objectos.

25 25 É o sucessor do mais antigo meio de Projecção fixa: A Lanterna Magica. É o sucessor do mais antigo meio de Projecção fixa: A Lanterna Magica.

26 26 Este Aparelho, surgiu em 1650, tinha uma função recreativa familiar. Projectava imagens coloridas e pintadas em chapa de vidro, através de uma óptica simples, ou lente. Este Aparelho, surgiu em 1650, tinha uma função recreativa familiar. Projectava imagens coloridas e pintadas em chapa de vidro, através de uma óptica simples, ou lente.

27 27 O seu uso em formação é aliciador pela utilização fácil de fotografia relacionadas com a matéria a abortar.

28 28 O cuidado a ter reside na posição correcta para projecção, visto de entre as oito posições possíveis só uma está correcta.

29 29 A designação de audiovisual, ou seja áudio + visual = som + imagem teve inicio com a utilização do som e da imagem para transmitir mensagens. São todos os que associam a imagem, animada ou não, com os meios sonoros. Aprendemos mais facilmente o que observamos e ouvimos (50%). A designação de audiovisual, ou seja áudio + visual = som + imagem teve inicio com a utilização do som e da imagem para transmitir mensagens. São todos os que associam a imagem, animada ou não, com os meios sonoros. Aprendemos mais facilmente o que observamos e ouvimos (50%).

30 30 Projecção de imagens fixas – diapositivos - sincronizada com uma banda sonora, gravada em fita magnética.

31 31 A sua Importância foi decrescendo com o progressivo desenvolvimento do vídeo.

32 32 Transmissão instantânea, á distancia de imagens animadas e sons.

33 33 Designa-se de vídeo o processo de gravação e reprodução de imagens e sons.

34 34 Designar-se por multimédia á tecnologia que permite a integração num mesmo documento, em linguagem digital, de diferentes média.

35 35 Aumenta o interesse e atenção dos Formandos!

36 36 Diminui o tempo de formação; Facilita a Troca de Ideias; Facilita a Actividade do Formador; Provoca grande impacto no Auditório; Facilita a retenção na memória. Diminui o tempo de formação; Facilita a Troca de Ideias; Facilita a Actividade do Formador; Provoca grande impacto no Auditório; Facilita a retenção na memória.

37 37 Económicos; Fáceis de utilizar; Fáceis de preparar; Possibilidade de voltar atrás. Económicos; Fáceis de utilizar; Fáceis de preparar; Possibilidade de voltar atrás.

38 38 Foi inventado nos Estados Unidos da América nos anos trinta, sendo utilizado no inicio na projecção dos resultados de Bowling.

39 39 Só na 2º Guerra Mundial, dá os seus primeiros passos na Formação militar, pelo exercito americano. Diminuição do tempo de formação, dispensa de preocupação com luminosidade e projecção de vastos planos.

40 40 Possibilidade de utilização simultânea de retroprojector e quadro, visto ser utilizável em ambientes de luminosidade natural. Impôs-se como o auxiliar mais utilizado em Formação/Educação. Possibilidade de utilização simultânea de retroprojector e quadro, visto ser utilizável em ambientes de luminosidade natural. Impôs-se como o auxiliar mais utilizado em Formação/Educação.

41 41 Prático; Útil; Fácil de Manusear. Prático; Útil; Fácil de Manusear.

42 42 Com manutenção pouco exigente; Não Produz Ruído prejudicial á comunicação oral; Não requer especialização por parte do utilizador. Com manutenção pouco exigente; Não Produz Ruído prejudicial á comunicação oral; Não requer especialização por parte do utilizador.

43 43 Facilidade de utilização; Projecção de imagem ampliada, e de fácil visualização por todos; Permitir ao formador estar voltado para os formandos durante a projecção, e facilitar o contacto visual entre estes. Facilidade de utilização; Projecção de imagem ampliada, e de fácil visualização por todos; Permitir ao formador estar voltado para os formandos durante a projecção, e facilitar o contacto visual entre estes.

44 44 Não se perde qualidade de imagem, mesmo em grandes planos de projecção; O Orador pode estar sentado; O orador pode destacar, apontando no prato do projector, sem prejudicar a visão do auditório. Não se perde qualidade de imagem, mesmo em grandes planos de projecção; O Orador pode estar sentado; O orador pode destacar, apontando no prato do projector, sem prejudicar a visão do auditório.

45 45 Para Garantir a qualidade de visionamento deve-se: Proteger do pó o prato, a superfície de projecção e a óptica; Limpar periodicamente o condensador, os espelhos, a lente de Fresnel e a superfície de projecção. Para Garantir a qualidade de visionamento deve-se: Proteger do pó o prato, a superfície de projecção e a óptica; Limpar periodicamente o condensador, os espelhos, a lente de Fresnel e a superfície de projecção.

46 46 Pode-se complementar ou enriquecer o transparente, se o desejar e tiver canetas adequadas; Possibilidade de apresentação do documento de forma faseada, mantendo a atenção do auditório. Pode-se complementar ou enriquecer o transparente, se o desejar e tiver canetas adequadas; Possibilidade de apresentação do documento de forma faseada, mantendo a atenção do auditório.

47 47 Ligar a Ficha de alimentação á tomada; Atender á tensão da Corrente; Atender á distancia da Tomada. Ligar a Ficha de alimentação á tomada; Atender á tensão da Corrente; Atender á distancia da Tomada.

48 48 Regular o tamanho da imagem; Posicionar Correctamente o aparelho; Focar a imagem projectada. Regular o tamanho da imagem; Posicionar Correctamente o aparelho; Focar a imagem projectada.

49 49 Desligar a lâmpada; Evitar a deslocação do aparelho enquanto a lâmpada estiver ligada; Após desligar o retroprojector não se deve também deslocar, visto a lâmpada manter-se quente. Desligar a lâmpada; Evitar a deslocação do aparelho enquanto a lâmpada estiver ligada; Após desligar o retroprojector não se deve também deslocar, visto a lâmpada manter-se quente.

50 50 Existem aparelhos que mantêm o sistema de arrefecimento em funcionamento após desligados até atingir a temperatura ambiente.

51 51 Verificar as condições de funcionamento do aparelho antes da sua utilização; Colocar o acetato antes da projecção. Verificar as condições de funcionamento do aparelho antes da sua utilização; Colocar o acetato antes da projecção.

52 52 Colocar-se de frente para o grupo; Não se deslocar á frente da luz de Projecção; Ler e apontar directamente no acetato; Desligar o Retroprojector após cada visionamento. Colocar-se de frente para o grupo; Não se deslocar á frente da luz de Projecção; Ler e apontar directamente no acetato; Desligar o Retroprojector após cada visionamento.

53 53 Filme de plástico utilizado como suporte de informação; O Nome de Transparência advém da qualidade do plástico ser transparente; Acetato advêm da sua composição. Filme de plástico utilizado como suporte de informação; O Nome de Transparência advém da qualidade do plástico ser transparente; Acetato advêm da sua composição.

54 54 Visibilidade; Legibilidade; Concisão. Visibilidade; Legibilidade; Concisão.

55 55 Por razões técnicas e pedagógicas deve construir-se a transparência deixando margens. As transparências podem apresentar vários tamanhos, mas o mais utilizado é o A4(21X29.7cm). Por razões técnicas e pedagógicas deve construir-se a transparência deixando margens. As transparências podem apresentar vários tamanhos, mas o mais utilizado é o A4(21X29.7cm).

56 56 17cm X 20cm, para as superfícies mais pequenas; 17cm X 23cm, para as superfícies maiores. 17cm X 20cm, para as superfícies mais pequenas; 17cm X 23cm, para as superfícies maiores.

57 57 Para delimitar a escrita é aconselhado a construção de uma moldura em cartolina que servirá de janela.

58 58 A obtenção de transparentes pode ser : Directa - Quando se escreve directamente no acetato; Indirecta - Quando utilizamos a fotocopiadora ou a impressora. A obtenção de transparentes pode ser : Directa - Quando se escreve directamente no acetato; Indirecta - Quando utilizamos a fotocopiadora ou a impressora.

59 59 Para a obtenção de uma boa legibilidade no acetato, este deve respeitar o seguinte: Transparente Horizontal: 6 a 7 Palavras por linha com o máximo de 6 a 7 linhas. Para a obtenção de uma boa legibilidade no acetato, este deve respeitar o seguinte: Transparente Horizontal: 6 a 7 Palavras por linha com o máximo de 6 a 7 linhas.

60 60 1. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 2. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 3. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 4. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 5. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 6. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 7. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 1. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 2. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 3. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 4. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 5. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 6. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE. 7. UM, DOIS,TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE.

61 61 Transparente Vertical: 4 palavras por linha com 10 as 12 linhas no máximo. Transparente Vertical: 4 palavras por linha com 10 as 12 linhas no máximo.

62 62 Para garantir a sua legibilidade enumera-se um conjunto de princípios a respeitar: Espaçar as letras; Espaçar as Palavras -O dobro das letras; Espaçar Linhas; Espessura das letras ( espessura Mínima = 0,06mm). Para garantir a sua legibilidade enumera-se um conjunto de princípios a respeitar: Espaçar as letras; Espaçar as Palavras -O dobro das letras; Espaçar Linhas; Espessura das letras ( espessura Mínima = 0,06mm).

63 63 Não Fotocopiar Páginas de livros ou similares (é contra indicado e anti - pedagógico ).

64 64 Para Garantir Concisão: Deve-se preparar previamente um esboço em folha A4; Lembrar que o acetato não faz o curso. Para Garantir Concisão: Deve-se preparar previamente um esboço em folha A4; Lembrar que o acetato não faz o curso.

65 65 O transparente não é uma cábula; Contém ideias Estruturadas; A sua estrutura de ser motivante. O transparente não é uma cábula; Contém ideias Estruturadas; A sua estrutura de ser motivante.

66 66 A Escrita directa é mais personalizada pelo que estes acetatos devem ser utilizados só pelo autor.

67 67 Para Realçar palavras ou ideias Chave: Carregar: A Raça Humana é Preponderante…..; Sublinhando: O retroprojector é um recurso didáctico; Enquadrando: …No Acetato …-Usar cores legíveis. Para Realçar palavras ou ideias Chave: Carregar: A Raça Humana é Preponderante…..; Sublinhando: O retroprojector é um recurso didáctico; Enquadrando: …No Acetato …-Usar cores legíveis.

68 68 A cor tem como fim: Gerar Motivação; Diferenciar; Fazer Ressaltar; Não tem fim estético; Não utilizar mais de 4 cores por acetato; A sua Visibilidade é influenciada pelo fundo. A cor tem como fim: Gerar Motivação; Diferenciar; Fazer Ressaltar; Não tem fim estético; Não utilizar mais de 4 cores por acetato; A sua Visibilidade é influenciada pelo fundo.

69 69 Evitar as Combinações de Cores: Azul Amarelo Vermelho verde Desenho: O desenho deve ser utilizado para públicos e formações específicas. Evitar as Combinações de Cores: Azul Amarelo Vermelho verde Desenho: O desenho deve ser utilizado para públicos e formações específicas.

70 70 Testar a apresentação com o equipamento existente na sala; Ocultar diapositivos desnecessários; Testar os novos diapositivos; Ambientar-se com o vídeo projector. Testar a apresentação com o equipamento existente na sala; Ocultar diapositivos desnecessários; Testar os novos diapositivos; Ambientar-se com o vídeo projector.

71 71 Não usar a apresentação como cábula; Manter o contacto com o grupo; Não apontar na projecção; Use com cuidado o apontador laser, se existir. Não usar a apresentação como cábula; Manter o contacto com o grupo; Não apontar na projecção; Use com cuidado o apontador laser, se existir.

72 72 Criar e manter um modelo de diapositivo; Não utilizar mais de 4 cores; Utilizar no máximo 3 tipos de fonte; Utilize imagens; Manter animações ao longo da apresentação; Utilizar animações suaves. Criar e manter um modelo de diapositivo; Não utilizar mais de 4 cores; Utilizar no máximo 3 tipos de fonte; Utilize imagens; Manter animações ao longo da apresentação; Utilizar animações suaves.

73 73 Levar a sessão noutro suporte; Preparar para a resolução 800x600; Guardar a apresentação no formato adequado. Levar a sessão noutro suporte; Preparar para a resolução 800x600; Guardar a apresentação no formato adequado.

74 74 Os recursos devem ajudar a formação não podem, nem devem ser o centro dessa mesma formação. Os recursos devem ajudar a formação não podem, nem devem ser o centro dessa mesma formação.


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