A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BLOGS PARA EDUCAR Uso dos blogues numa pedagogia construtivista Artigo publicado na Revista Telos, número 65, Outubro-Dezembro 2005

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BLOGS PARA EDUCAR Uso dos blogues numa pedagogia construtivista Artigo publicado na Revista Telos, número 65, Outubro-Dezembro 2005"— Transcrição da apresentação:

1 BLOGS PARA EDUCAR Uso dos blogues numa pedagogia construtivista Artigo publicado na Revista Telos, número 65, Outubro-Dezembro Mestrado em Estudos da Criança–TIC 2006/07 Criança, Media e Socialização Ricardo Costa Santos

2 Uso dos blogues numa pedagogia construtivista A apresentação do estudo que se segue, tem como objectivo dar a conhecer uma nova forma de comunicação pela Internet, que nos últimos anos tem tido um crescimento exponencial. O artigo refere que as características próprias do formato Blogue, favorece o processo de ensino-aprendizagem dentro de uma Pedagogia Construtivista. Esta pedagogia assenta em vários princípios: O aluno participa activamente no processo ensino-aprendizagem; A aprendizagem por descoberta é bastante valorizada, onde o erro não é um tropeço mais sim um trampolim para a aprendizagem; O professor funciona como mediador, facilitando os instrumentos necessários para que seja o aluno a construir a sua própria aprendizagem.

3 Blogues o que são? São páginas, que estão organizadas cronologicamente e que vão sendo actualizadas através de novas mensagens (Posts) Ajuda as pessoas a ter voz no mundo da Internet e a organizar informações globais do ponto de vista pessoal Alguns autores definem-os como uma espécie de diário pessoal(Vanda Ferreira 2004) Os Blogs são actualmente uma excelente ferramenta educacional, que pode ser utilizada por qualquer pessoa, independentemente dos seus conhecimentos informáticos, podendo fazê-lo de uma forma instantânea. Assim, professores e alunos, através de um simples envio de com texto podem proceder a actualização do Blogue. Dentro destes temos os edublogues, que como o nome indica, o principal objectivo é apoiar o processo ensino-aprendizagem num contexto educativo.

4 Edublogues Schoolblogs.com Portal britânico a funcionar desde 2001 blogs.law.harvard.edu/about Universidade de Harvard por Dave Winer em 2003 Education blogs Netwark Com sede nos estados Unidos Os Edublogues na Blogosfera Os primeiros edublogues surgiram na blogosfera Anglo-saxónica 1º Concurso Internacional Edublogs Awards(2004), com o objectivo de destacar os blogues mais interessantes na área da educação. É de destacar, na edição de Dezembro de 2006, o prémio atribuído à portuguesa Teresa Almeida d'Eça, professora da Escola de Santo António na Parede, à qual foi atribuído o prémio de Best Teacher Blog com o blogue Have Fun With English! 2 -

5 Primeiras experiências em Espanha Centro de Estudos Superiores, Universidade de Navarra(2004) Universidade de Málaga(2005) Universidade Carlos III de Madrid(2004) ESPANHA O desenvolvimento e criação de blogues nestas Universidades teve como principais impulsionadores, professores e alunos, uma vez que esta área não fazia parte do ensino dos media.

6 Pedagogia sobre blogues Maior alfabetização digital, nomeadamente na exploração das novas ferramentas disponibilizadas pela Internet; Ter a capacidade de encontrar no meio de tanta informação, aquela que é a correcta e seleccionar a informação mais importante; O uso do edublogues, por si só não garante maior eficácia no processo ensino-aprendizagem, dependerá sempre da forma de como é introduzido em determinado conteúdo; O papel do Professor O professor deverá dar liberdade para os alunos experimentarem os blogues de uma forma natural e não dando critérios demasiado estruturados, o papel do professor deverá ser de orientador na descoberta do blogue.

7 Blogues como meio de comunicação BLOGUE Comunicação, Socialização, Construção do conhecimento Monólogo/ Diálogo Organização do pensamento de forma sequencial Feedback Comentários de outros participantes Publicação por Ordem cronológica (informação actualizada) Blogues colectivos Modificação do conteúdo e aspecto gráfico

8 Aspectos a ter em conta, antes de criar um blogue Os professores deverão guiar os alunos através da análise de blogues, conhecendo a sua dinâmica, e deverá ter alguma experiência como blogueiro, para que possa orientar os alunos de uma forma eficaz. O aluno deverá ler e consultar outros blogues, para perceber o funcionamento dos mesmos, conhecendo as suas regras e fazer uma leitura crítica. O aluno deve estar consciente da responsabilidade que tem na sua actividade como autor de uma publicação on-line. O aluno deverá citar sempre as fontes, através das quais é realizado o seu trabalho, fazendo com que as suas opiniões tenham mais crédito.

9 Apoio ao E-learning O blogue permite que os professores organizem o material para apoio aos alunos, assim como os alunos terem acesso a todo o material, havendo assim uma maior aproximação e comunicação; Os alunos, ao editarem o seu próprio blogue, além de contribuírem para a sua própria aprendizagem, estabelecem interacções sociais importantes; Os blogues são uma componente importante no sistema E-learning do projecto europeu i4Camp, que tem como objectivo a criação de um Campus Virtual. Neste projecto, os blogues ocupam um espaço importante, onde irão existir ferramentas e software livre para uma comunicação e colaboração on-line, bem como materiais educativos de apoio ao ensino; Permite coordenar projectos de investigação on-line, pois permite organizar a documentação e receber feedback; Através de actividades próprias dos blogues (leitura, selecção, pesquisa) os alunos podem gradualmente desenvolver e aumentar os conteúdos das suas pesquisas, assim como, torná-los numa fonte de informação para outros projectos.

10 A comunidade Schoolblogs.com, refere a existência de edublogues em Inglaterra Canais de comunicação, como o Bitacoras.com, que em 2005 registou cerca de 300 edublogues em Espanha Segundo dados do weblog.com.pt, existem cerca de 1147 weblogues em Portugal (dados de Outubro de 2004) Alguns dados sobre blogues


Carregar ppt "BLOGS PARA EDUCAR Uso dos blogues numa pedagogia construtivista Artigo publicado na Revista Telos, número 65, Outubro-Dezembro 2005"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google