A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU 3º Ano Ensino Médio Prof. Ronaldo As regionalizações do espaço mundial, procedentes de critérios utilizados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU 3º Ano Ensino Médio Prof. Ronaldo As regionalizações do espaço mundial, procedentes de critérios utilizados."— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU 3º Ano Ensino Médio Prof. Ronaldo As regionalizações do espaço mundial, procedentes de critérios utilizados pelo Banco Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

2 É um indicador idealizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU). Publicado pela primeira vez em 1990, foi criado nesse ano por Mahbub ul Haq e Amartya Sen, o índice é calculado anualmente e pode ser definido como uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. O conceito de desenvolvimento humano considera que apenas o crescimento econômico não é suficiente para medir o desenvolvimento de uma nação Para a composição desse indicador, são considerados três pilares básicos do desenvolvimento humano:  Educação (o acesso ao conhecimento/nível de instrução): média de anos de educação de adultos e a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar;  Saúde (uma vida longa e saudável): é medida pela esperança de vida ao nascer (expectativa de vida/nível de saúde);  Renda (padrão de vida): Rendimento Nacional Bruto (RNB) per capita. IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

3 IDHAD – Índice de Desenvolvimento Humano ajustado à desigualdade O IDH é uma medida média das conquistas de desenvolvimento humano básico em um país. Como todas as médias, o IDH mascara a desigualdade na distribuição do desenvolvimento humano entre a população no nível de país. O IDH 2010 introduziu o IDH Ajustado à Desigualdade (IDHAD), que leva em consideração a desigualdade em todas as três dimensões do IDH “descontando” o valor médio de cada dimensão de acordo com seu nível de desigualdade. Com a introdução do IDHAD, o IDH tradicional pode ser visto como um índice de desenvolvimento humano “potencial” e o IDHAD como um índice do desenvolvimento humano “real”. A “perda” no desenvolvimento humano potencial devido à desigualdade é dada pela diferença entre o IDH e o IDHAD e pode ser expressa por um percentual. IDH-M – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal O IDH-M é um ajuste metodológico ao IDH Global, e foi publicado em 1998 (a partir dos dados do Censo de 1970, 1980, 1991) e em 2003 (a partir dos dados do Censo de 2000). Adequa a metodologia global ao contexto brasileiro. Fonte: http://www.pnud.org.br/arquivos/ranking-idhm-2010.pdf

4 A escala do IDH varia de 0 a 1, sendo mais desenvolvido quanto mais próximo de 1 estiver o país. Classificações do IDH: muito elevado, elevado, médio e baixo. p. 14 (mapa p.13) - Considerando o IDH como um critério de regionalização, identifique no mapa, quatro regiões e descreva- as. Elas são contíguas? Explique.

5 1- IDH muito elevado: América do Norte, a Europa Ocidental, o Japão e a Austrália 2- IDH elevado: América do Sul (ex: Brasil, Argentina...), América do Norte ex: México), Rússia, países da Europa Oriental.... e países do Norte da África... 3- IDH médio: países da América do Sul e Central, países africanos, tais como a África do Sul, e asiáticos, como a China. 4- IDH baixo: África subsaariana e países do Sul da Ásia. Existem blocos de países contíguos, porém as regiões definidas pelo IDH não se configuram de modo contíguo.

6 Crescimento econômico é sinônimo de desenvolvimento? PIB e RNB per capita O desenvolvimento pode ser econômico ou social; ao crescer, uma economia pode ter parte da sua renda distribuída ou pode, simplesmente, ampliar as desigualdades sociais.

7

8 A renda per capita não exprime a realidade socioeconômica interna dos países, ou seja, ela não informa sobre a desigual distribuição interna da renda, tampouco sobre as condições socioeconômicas e o bem-estar humano nos países. América do Sul: Brasil, Bolívia, Paraguai, Peru. Colômbia, Venezuela, Equador África: Angola, Namíbia, África do Sul. Argélia, Marrocos, Tunísia, Egito... Mesma faixa de PIB per capita Pela análise do mapa Índice de Desenvolvimento Humano, 2010, esses países estão na mesma faixa de IDH que o Brasil? Comente. O IDH oferece um panorama mais abrangente do desenvolvimento humano do que o medido pelo PIB per capita? O IDH tem o objetivo de ser um índice que permite indicar e comparar a qualidade de vida da população de 187 países e territórios. O IDH também tem a particularidade de, ao avaliar a qualidade de vida da população, considerar critérios abrangentes dessa população, uma vez que leva em conta os aspectos econômicos e outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.

9 IDH – RELATÓRIO 2013 - PNUD IDH ALTO IDH BAIXO (VER INFOGRAFICO IDH UOL)

10


Carregar ppt "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU 3º Ano Ensino Médio Prof. Ronaldo As regionalizações do espaço mundial, procedentes de critérios utilizados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google