A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª Guerra Mundial. Motivos para o início da 1º guerra mundial A concorrência económica devido às grandes potências necessitarem de expandir mercados;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª Guerra Mundial. Motivos para o início da 1º guerra mundial A concorrência económica devido às grandes potências necessitarem de expandir mercados;"— Transcrição da apresentação:

1 1ª Guerra Mundial

2 Motivos para o início da 1º guerra mundial A concorrência económica devido às grandes potências necessitarem de expandir mercados; A intensificação do nacionalismo devido ao desejo das potências quererem ser melhores que as outras; Desenvolveu-se na Europa, devido a estas rivalidades, um clima belicista «a paz armada».Que levou as potências à procura de armamentos e à formação de alianças militares; O príncipe herdeiro da coroa da Áustria-Hungria e sua mulher, foram assassinados por um estudante nacionalista sérvio. O atentado de Serajevo foi a gota-de-água para o início da 1ª guerra mundial.

3 Começou então a 1ª guerra mundial… Inicialmente, a 1ª grande guerra travou-se na Europa entre as alianças.Mas rapidamente se mundializou. três grandes frentes dos combates: - frente ocidental; - frente leste; - frente balcânica.

4 1ª fase: a guerra de movimentos ( ) …avanço rápido e imprevisto – guerra-relâmpago (blitzkrieg) As tropas alemãs afirmaram a sua superioridade devido aos seus ataques surpresa… Chegaram até às proximidades de Paris, onde foram travados pelas tropas francesas Na frente ocidental o exército alemão, comandado pelo general Hindenburg, saiu vitorioso derrotando a Rússia e conquistando a Polónia Na frente oriental o plano alemão falhou devido à chegada rigorosa do Inverno.

5 2ª fase: a guerra das trincheiras ( ) …cada bloco tentava impedir o avanço do outro…todas as f potências estavam preparadas para atacar e defender... Destacam-se duas grandes batalhas: Batalha de Verdun (França): Alemães bombardearam durante 4 meses, em que as tropas dos Aliados conseguiram resistir Batalha da Jutlândia (Dinamarca) : o mais importante combate naval, em que os Alemães utilizaram os submarinos. Portugal entrou na guerra nesta fase, quando, a pedido do governo inglês, aprisionou os navios alemães que se encontravam em território nacional. Este acto custou a Portugal a declaração de guerra por parte dos alemães.

6 3ª fase: a entrada dos EUA e o retorno à guerra de movimentos ( ) …saída da Rússia (maior fragilidade Alemã) e a entrada dos EUA (superioridade dos Aliados)… Entrada dos Estados Unidos da América para os Aliados; A adesão de outros países do mundo; A saída da Rússia da guerra,devido á revolução soviética, a qual entregou todos territórios conquistados, bem como pagou uma pesada indemnização à Alemanha; Dificuldades económicas por parte dos Alemães

7 Novas armas gasessubmarino aviação carros de combate

8 …Alemanha, isolada devido à rendição gradual dos países do seu bloco…. …milhares de combatentes americanos entraram na guerra ao lado da França e da Grã-Bretanha, desequilibrando as forças em confronto… …população civil dos campos participa em revoltas contra a guerra… …soldados e marinheiros alemães recusam-se a combater… …11 de Novembro de 1918, novo governo alemão, assina o Armistício… Fim da Guerra

9

10 Tratado de Versalhes Países vencedores reúnem-se em Paris, para apoiar o direito dos povos à autodeterminação e criar um organismo para a defesa da paz. Neste tratado foi traçado um novo mapa político da Europa.


Carregar ppt "1ª Guerra Mundial. Motivos para o início da 1º guerra mundial A concorrência económica devido às grandes potências necessitarem de expandir mercados;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google