A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rômulo N.V.Filho Colégio da Polícia Militar 4º A

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rômulo N.V.Filho Colégio da Polícia Militar 4º A"— Transcrição da apresentação:

1 Rômulo N.V.Filho Colégio da Polícia Militar 4º A
VIDA DE Abelha Rômulo N.V.Filho Colégio da Polícia Militar 4º A

2

3 O que é produtor em? Os produtores são os vegetais,pois eles fazer o seu próprio alimento e não se alimentam de outros animais

4 A polinização É o ato da transferência de células reprodutivas masculinas núcleos espermáticos através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor espermatozoides das plantas,o receptor feminino estigma de outra flor(da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato das plantas espermatófitas, já que é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecundá-lo

5 Como vivem as abelhas As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Elas são conhecidas há mais de anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geléia real, cera, própolis e pólen, são as abelhas pertencentes ao gênero Apis. Inseto laborioso, disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização: em cada colméia existem cerca de abelhas e cada colônia é constituída por uma única rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias.

6 Que maneira se fabrica o mel
O mel (plural: meles ou méis) 1 é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas comeias para servir-lhes de alimento. 2 .

7 A defesa da abelha Como qualquer animal, possuem seu próprio e aperfeiçoado sistema de defesa. A abelha operária (ou obreira), preocupada com sua própria sobrevivência e encarregada da proteção da colmeia como um todo, tem um ferrão na parte traseira para ataque em situações de suposto perigo. Esse ferrão tem pequenas farpas, as quais o fixam na pele do invasor.  Quando uma abelha se sente ameaçada, ela utiliza o ferrão no invasor que estiver por perto. Depois de dar a ferroada, ela tenta escapar e, por causa das farpas, a parte posterior do abdômen onde se localiza o ferrão fica presa na pele do mesmo e, em casos onde o mesmo possui pele muito elástica (a do ser humano, por exemplo) a abelha perde uma parte do intestino, morrendo logo em seguida. Já ao picar insetos, a abelha muitas vezes consegue retirar as farpas e ainda sobreviver. 

8 A colmeia As abelhas utilizam a colmeia para abrigar sua progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colmeias construídas em apiários. Uma colmeia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do número de ouro (divina proporção). Nas colmeias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha.

9 Por que o mel é benéfico a nossa saúde
O mel é uma rica fonte de energia, o mesmo ajuda na digestão e na eliminação de toxinas de nosso organismo, fora ainda nas propriedades cicatrizantes, antifungicidas, expectorantes, antibacterianas e anti-inflamatórias do mel, por essas e outras propriedades do mel é que o mesmo se torna super benéfico a nossa saúde. Dando-nos mais qualidade de vida e etc... O benefícios do  mel são muitos ele contém bastantes vitaminas, glicídios, oligoelementos e sais minerais e necessitamos destas vitaminas diariamente para enfrentarmos o dia a dia, que esta muito corrida atualmente, diga-se de passagem, é trabalho, estudos e crianças para cuidar, por isso precisamos nos alimentar de forma adequada, e o mel nos ajuda a repormos todas estas e outras vitaminas essenciais que necessitamos diariamente. De acordo com nutricionistas, cerca de duas colheres de mel diariamente já é o suficiente para a gente viver saudavelmente e repor da melhor maneira possível parte das vitaminas que necessitamos no dia a dia. Além disso, o mel ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, hidrata a pele e as fibras capilares, além é claro de nutrir e limpar as células superficiais de nosso corpo

10 O que podemos fazer com o mel?
O mel é rica fonte de energia e pode, com vantagens, substituir o açúcar. Além disso, contém minerais como cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B e C. É um alimento bom para pessoas de qualquer idade.     É fonte de longevidade e de rejuvenescimento. Tem propriedades laxativas leves e combate a fermentação intestinal.     Quando o mel cristaliza é sinal que é puro e é tão bom quanto o mel fino. O mel cristalizado deve ser afinado em banho-maria, para não perder suas propriedades nutritivas. Use mel na alimentação e fique bem alimentado. BOLACHA DE MEL Ingredientes: - 1 copo de mel - 1 copo de açúcar - 1/2 copo de leite - 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina - 1 colher (sopa) de sal amoníaco - 1 colherinha (chá) de canela em pó - 1 colherinha (chá) de cravo bem moído - 3 ovos e farinha de trigo Modo de fazer:     Bata a manteiga com o açúcar e vá acrescentando os ovos um a um, sem parar de bater. Em seguida, acrescente o mel, a canela e o cravo. À parte, dissolva o sal amoníaco no leite e acrescente à massa. Depois vá juntando farinha de trigo até dar o ponto de abrir a massa. Abra-a na espessura de meio centímetro e corte as bolachas no formato de quiser. Leve para assar em forma untada. Assim que tirá-las do forno pincele com água adoçada com mel.

11 Quem cuida das abelhas? Exemplo: As formigas cuidam e protegem os pulgões para obter o açúcar deles. Os pulgões são pequenos insetos parasitas de plantas que passam a maior parte do tempo parados, sugando a seiva açucarada que circula pelos vasos liberianos das plantas. A seiva elaborada pelas plantas possui uma pequena quantidade de aminoácidos mas uma grande quantidade do açúcar glicose, assim para obter a quantidade de aminoácidos que necessitam para formar as suas próprias proteínas, os pulgões precisam sugar uma quantidade exagerada de seiva açucarada de forma que esse excesso de açúcar ingerido precisa ser excretado. As formigas lambem todo esse açúcar que fica saindo constantemente do abdome dos pulgões e assim os mantendo sempre limpos e protegidos. As formigas protegem os pulgões de eventuais predadores como por exemplo as joaninhas que são predadores que gostam de caçar e comer os pulgões. Por outro lado o açúcar é um importante alimento para as formigas então elas se associam a esses pulgões produtores de açúcar escravizando-os. As formigas inclusive tratam e protegem os filhotes dos pulgões, cuidam deles, levam eles de um lado para outro para protegê-los em locais mais seguros nos caules das plantas levando-os inclusive para dentro do próprio formigueiro delas onde os instalam junto a raízes de plantas vivas e esses pulgões passam a sugar essas raízes fornecendo açúcar para as formigas até mesmo debaixo da terra, dentro dos formigueiros delas. O esclavagismo consiste numa relação onde o esclavagista sempre cuida e protege os seres que foram por ele escravizados e nesse exemplo embora exista protocooperação a relação é considerada desarmônica devido a dependência que os pulgões passaram a ter das formigas. Na protocooperação um sócio não depende do outro para sobreviver mas, nesse caso se as formigas abandonassem os pulgões eles não conseguiriam se defender das joaninhas, seriam todos eles devorados e a espécie deles seria extinta.

12 Flores O amor pergunta à amizade: -Mas para que é que tu serves?
A amizade responde para o amor: -Sirvo para limpar as lágrimas que tu deixas cair...


Carregar ppt "Rômulo N.V.Filho Colégio da Polícia Militar 4º A"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google