A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A arte de redigir um trabalho científico Fabio Xerfan Nahas, Lydia Masako Ferreira Disciplina de Cirurgia Plástica / Departamento de Cirurgia Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A arte de redigir um trabalho científico Fabio Xerfan Nahas, Lydia Masako Ferreira Disciplina de Cirurgia Plástica / Departamento de Cirurgia Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 A arte de redigir um trabalho científico Fabio Xerfan Nahas, Lydia Masako Ferreira Disciplina de Cirurgia Plástica / Departamento de Cirurgia Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) Acta Cir Bras. 2005;20 Suppl. 2:17-8.

2 2 Introdução O principal objetivo do pesquisador é a realização do estudo. O principal objetivo do pesquisador é a realização do estudo. Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL: Como escrever este documento de forma que possa: 1) Ser divulgado 2) Ser entendido pelos pares 3) Seja relacionado a um padrão existente

3 3 Desenvolvimento Rascunho inicial Rascunho inicial Revisões periódicas Revisões periódicas Evitar repetições, incluir novos fatos relevantes ao texto Evitar repetições, incluir novos fatos relevantes ao texto Amadurecimento do texto Amadurecimento do texto Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

4 4 Desenvolvimento Fases de amadurecimento Fases de amadurecimento Colocar as idéias no papelColocar as idéias no papel Ordenar as idéiasOrdenar as idéias Agrupar parágrafos Agrupar parágrafos Montar uma sequência de lógica Montar uma sequência de lógica Acabamento ao textoAcabamento ao texto Gramática Gramática Concordância Concordância Estilo Estilo Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

5 5 Desenvolvimento O que deve nortear a redação do trabalho? O que deve nortear a redação do trabalho? ClarezaClareza ObjetividadeObjetividade O que deve ser evitado na redação do trabalho? O que deve ser evitado na redação do trabalho? Dados e idéias expostos em excessoDados e idéias expostos em excesso Frases óbviasFrases óbvias Detalhes supérfluosDetalhes supérfluos Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

6 6 Desenvolvimento Recomendações Recomendações Utilizar sentenças em ordem diretaUtilizar sentenças em ordem direta Evitar sentenças longasEvitar sentenças longas Sempre usar o termo mais simples possívelSempre usar o termo mais simples possível Sempre utilizar termos concretos e específicosSempre utilizar termos concretos e específicos Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

7 7 Desenvolvimento Recomendações Recomendações Evitar escrever no texto o pronome pessoal nósEvitar escrever no texto o pronome pessoal nós O texto deve ser impessoal O estudo provou... ou Os resultados indicaram... O texto deve ser impessoal O estudo provou... ou Os resultados indicaram... Evitar a palavra PatologiaEvitar a palavra Patologia Deve-se usar alteração patológica ou mesmo o termo doença Deve-se usar alteração patológica ou mesmo o termo doença Usar sempre a Nomina AnatomicaUsar sempre a Nomina Anatomica Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

8 8 Desenvolvimento Abreviaturas Abreviaturas Utilizar com parcimôniaUtilizar com parcimônia Explicar claramente no primeiro momento que aparece no textoExplicar claramente no primeiro momento que aparece no texto Não se utiliza no título ou no resumoNão se utiliza no título ou no resumo Unidades de peso e medidas, podem ser abreviadas juntos a numerais, quando enunciadas isoladamente escritas por extensoUnidades de peso e medidas, podem ser abreviadas juntos a numerais, quando enunciadas isoladamente escritas por extenso Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

9 9 Desenvolvimento Números Números Devem aparecer em forma de algarismoDevem aparecer em forma de algarismo Quando no início de uma sentença deve aparecer por extensoQuando no início de uma sentença deve aparecer por extensoExemplo: Vinte dos animais estudados... Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

10 10 Desenvolvimento Números Números Quando os números estão separados por vírgula, em continuidade, deve-se escrever um deles por extenso e representar o outro com algarismo arábicoQuando os números estão separados por vírgula, em continuidade, deve-se escrever um deles por extenso e representar o outro com algarismo arábico Exemplo: Dos três, 4 apresentaram... Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

11 11 Desenvolvimento Números Números Quando há unidade ou símbolo de porcentagem associado ao número, deve estar sempre representado por algarismos arábicosQuando há unidade ou símbolo de porcentagem associado ao número, deve estar sempre representado por algarismos arábicosExemplo: 4 ml, 5%,... Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

12 12 Desenvolvimento Idéia do autor original Idéia do autor original Falha comumFalha comum Atribuir a um autor uma idéia que foi apresentada por outro autor Atribuir a um autor uma idéia que foi apresentada por outro autor Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

13 13 Desenvolvimento Língua estrangeira Língua estrangeira Tradutores não tem o domínio dos termos técnicosTradutores não tem o domínio dos termos técnicos Importante o conhecimento do autor na língua estrangeiraImportante o conhecimento do autor na língua estrangeira Revisão por colega de especialidade com tal conhecimentoRevisão por colega de especialidade com tal conhecimento Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

14 14 Conclusão Rever a literatura que procura orientar a redação de um artigo científico Rever a literatura que procura orientar a redação de um artigo científico Conhecer a metodologia que padroniza as principais publicações Conhecer a metodologia que padroniza as principais publicações


Carregar ppt "A arte de redigir um trabalho científico Fabio Xerfan Nahas, Lydia Masako Ferreira Disciplina de Cirurgia Plástica / Departamento de Cirurgia Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google