A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A arte de redigir um trabalho científico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A arte de redigir um trabalho científico"— Transcrição da apresentação:

1 A arte de redigir um trabalho científico
Fabio Xerfan Nahas, Lydia Masako Ferreira A arte de redigir um trabalho científico Disciplina de Cirurgia Plástica / Departamento de Cirurgia Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM) Acta Cir Bras. 2005;20 Suppl. 2:17-8.

2 Introdução O principal objetivo do pesquisador é a realização do estudo. Como escrever este documento de forma que possa: 1) Ser divulgado 2) Ser entendido pelos pares 3) Seja relacionado a um padrão existente Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

3 Desenvolvimento Rascunho inicial Revisões periódicas
Evitar repetições, incluir novos fatos relevantes ao texto Amadurecimento do texto Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

4 Desenvolvimento Fases de amadurecimento Colocar as idéias no papel
Ordenar as idéias Agrupar parágrafos Montar uma sequência de lógica Acabamento ao texto Gramática Concordância Estilo Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

5 Desenvolvimento O que deve nortear a redação do trabalho?
Clareza Objetividade O que deve ser evitado na redação do trabalho? Dados e idéias expostos em excesso Frases óbvias Detalhes supérfluos Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

6 Desenvolvimento Recomendações Utilizar sentenças em ordem direta
Evitar sentenças longas Sempre usar o termo mais simples possível Sempre utilizar termos concretos e específicos Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

7 Desenvolvimento Recomendações
Evitar escrever no texto o pronome pessoal “nós” O texto deve ser impessoal “O estudo provou...” ou “Os resultados indicaram...” Evitar a palavra “Patologia” Deve-se usar alteração patológica ou mesmo o termo doença Usar sempre a “Nomina Anatomica” Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

8 Desenvolvimento Abreviaturas Utilizar com parcimônia
Explicar claramente no primeiro momento que aparece no texto Não se utiliza no título ou no resumo Unidades de peso e medidas, podem ser abreviadas juntos a numerais, quando enunciadas isoladamente escritas por extenso Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

9 Desenvolvimento Números Devem aparecer em forma de algarismo
Quando no início de uma sentença deve aparecer por extenso Exemplo: “Vinte dos animais estudados...” Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

10 Desenvolvimento Números
Quando os números estão separados por vírgula, em continuidade, deve-se escrever um deles por extenso e representar o outro com algarismo arábico Exemplo: “Dos três, 4 apresentaram...” Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

11 Desenvolvimento Números
Quando há unidade ou símbolo de porcentagem associado ao número, deve estar sempre representado por algarismos arábicos Exemplo: “4 ml, 5%, ...” Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

12 Desenvolvimento Idéia do autor original Falha comum
Atribuir a um autor uma idéia que foi apresentada por outro autor Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

13 Desenvolvimento Língua estrangeira
Tradutores não tem o domínio dos termos técnicos Importante o conhecimento do autor na língua estrangeira Revisão por colega de especialidade com tal conhecimento Nahas FX, Ferreira LM. A arte de redigir um trabalho científico. Acta Cir Bras [periódico na Internet] 2005;20 Suppl. 2:17-8. Disponível em URL:

14 Conclusão Rever a literatura que procura orientar a redação de um artigo científico Conhecer a metodologia que padroniza as principais publicações


Carregar ppt "A arte de redigir um trabalho científico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google