A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Azevedo MGI / PSI 00.10.171 PSI - Produtos e Serviços de Informação z Objectivos: y Integrar o recurso e uso da informação externa no contexto do mercado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Azevedo MGI / PSI 00.10.171 PSI - Produtos e Serviços de Informação z Objectivos: y Integrar o recurso e uso da informação externa no contexto do mercado."— Transcrição da apresentação:

1 Ana Azevedo MGI / PSI PSI - Produtos e Serviços de Informação z Objectivos: y Integrar o recurso e uso da informação externa no contexto do mercado de informação. y Conhecer as tipologias de fontes e recursos de informação e relacioná-las com os tipos de usos. y Explorar o conceito de serviço de informação. y Explorar os recursos de informação e saber processar e integrar os seus conteúdos.

2 Ana Azevedo MGI / PSI Avaliação zElaboração de relatórios de trabalhos práticos, individuais e em grupo. zPrimeiro trabalho, para entregar em 31/10 yTrabalho em grupos de dois, apresentação na aula. yApreciação crítica da Biblioteca da FEUP.

3 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zMartha Williams yNational Online Meeting ythe state of databases today The Gale directory of databases zInformation market indicators zInternet World

4 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zMercado de informação yBases de dados yregistos de bases de dados yprodutores de bases de dados yhosts ypesquisas online yhoras de conexão ylucros

5 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação z1975 a 1997 yBases de dados: (*33) yProdutores: (*15) yDistribuidores: (*19) yRegistos em bases de dados: (*216)

6 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zBases de dados y 70 % texto (bibliográficas, texto integral, patentes, marcas, directórios, dicionários) y15% numéricas y9% imagens ou y3% som ou audio

7 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zBases de dados de texto y51% texto integral - 24% (1985) y24% bibliográficas - 57% (1985)

8 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zBusiness - 27% zCiência, tecnologia e engenharia - 17% zLegislação - 11% zCiências médicas e da vida - 11% zNews, multidisciplinares, ciências sociais e humanas - 34%

9 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação z49% online (4% batch) z30% CD ROM z10% disquete z6% tape z>1% papel

10 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zUSA/não USA 1:1 (1975) zUSA/não USA 2:1 (1985) zUSA/não USA 60%:40% (1997)

11 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação z70s yGovernamentais e não lucrativas 56% yComércio 22% yIndústria 22% z1997 yGovernamentais 12% y não lucrativas 8% yComércio/indústria 80%

12 Ana Azevedo MGI / PSI Bases de dados zEm linha49% zCD ROM30% zDisquete10% zBanda magnética3% zConsulta manual>1%

13 Ana Azevedo MGI / PSI Bases de dados zEm linha49% zCD ROM30% zDisquete10% zBanda magnética3% zConsulta manual>1%

14 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zUso ( quanto é que as pessoas usam?) Lucro ( quanto pagam para ter acesso?) z+ lucro yelevado uso ybaixo uso

15 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zPagamentos ytempo de pesquisa yregistos recuperados xvisualizados ximpressos xcapturados yPesquisas realizadas zAssinaturas

16 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zPesquisas y

17 Ana Azevedo MGI / PSI Bases de dados zUSA/não USA 1:1 (1975) zUSA/não USA 2:1 (1985) zUSA/não USA 60%:40% (1997) z1970s Governamentais 56% z1997 Comerciais78%

18 Ana Azevedo MGI / PSI Bases de dados zUSA/não USA 1:1 (1975) zUSA/não USA 2:1 (1985) zUSA/não USA 60%:40% (1997) z1970s Governamentais 56% z1997 Comerciais78%

19 Ana Azevedo MGI / PSI Bases de dados z1997 y70% textuais: bibliográficas, texto integral, marcas e patentes, directórios, dicionários y15% numéricas y9% imagem y3% software Texto integral 1996 (1000) 1997 (5 400)

20 Ana Azevedo MGI / PSI Bases de dados zUso ( quantas pessoas usam?) zLucro ( quanto pagam para ter acesso?) zPagamento ytempo de pesquisa ynº registos ynº pesquisas

21 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zPesquisas y y y zBaud rates y300 bps y64 Kbps

22 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zCustos y cents/hr y1982 $1.10/hr y1996 $1.25/hr

23 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zSegmento bibliotecas e serviços informação y y zLucros y $ y $

24 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação z1996 yLexis/Nexis; WestLaw; FirstSearch 84% (uso) y+ Dialog 93% (uso) zLucro yLexis/Nexis yWestLaw yDialog Uso First 4 vezes superior à Dialog lucro 10 vezes superior à First

25 Ana Azevedo MGI / PSI Mercado de informação zProdutores zUso - 67% mercado ( h/trimestre) yLexis/Nexis yOCLC yWestlaw z6% % h z9% % h z25% % - 200h

26 Ana Azevedo MGI / PSI Produtores - Lucro z323 zLexis/Nexis, West y$ (70% lucros) zIAC; CA, NLM, LC y$ a $ (6% lucros)


Carregar ppt "Ana Azevedo MGI / PSI 00.10.171 PSI - Produtos e Serviços de Informação z Objectivos: y Integrar o recurso e uso da informação externa no contexto do mercado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google