A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Janeiro, 2001 - Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Janeiro, 2001 - Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação."— Transcrição da apresentação:

1 Janeiro, 2001 - Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação pedagógica

2 Índice F O estado da arte; F Ambientes de ensino virtuais; F Análise geral das ferramentas de ensino à distância; F Vantagens & desvantagens; F Outras formas de ensino à distância; F Exemplo prático; F Conclusão.

3 O estado da arte F O uso dos computadores como suporte nas actividades de ensino aumentou significativamente nos últimos anos. F As infra-estruturas das redes melhoraram substancialmente e os avanços tecnológicos (em particular na World Wide Web (WWW)) providenciam oportunidades de usar computadores para todas as disciplinas.

4 O estado da arte (cont.) F Estes avanços coincidem com o facto de, cada vez mais, os estudantes quererem estudar nos tempos livres, à distância, ou desejarem uma integração activa da sua educação com a sua vida profissional. F Assim, a criação de uma sociedade de ensino, onde os indivíduos são encorajados a continuar a estudar ao longo da sua vida, exige novos modelos de ensino.

5 Ambientes de ensino virtuais Os ambientes de aprendizagem virtuais são software de ensino que sintetizam as funcionalidades do software de comunicação (e-mail, bulletin board, newsgroup, etc.) e métodos de entrega on-line de material específico para os cursos. TopClass, LearningSpace, WebCT e Web Course in a Box são exemplos de sistemas que se baseiam nesta descrição.

6 Ambientes de ensino virtuais (cont.) Notice-board Course Outline E-mail Tutor and Students Conferences Class List & Student Homepages Assignments / Quizzes Assessments / Grade-book Metadata Synchronous Collaboration Tools Multimedia Resources Repository File Upload Area Calendar Search Tools Bookmarking Navigation Model Funcionalidades dos ambientes de aprendizagem virtuais:

7 Análise geral das ferramentas de ensino à distância F O interface, F Interactividade, F Anúncios, F Administração do curso, F Segurança. Usar a web para o ensino à distância envolve muito mais do que simplesmente converter apontamentos de aulas para o formato de páginas da web. Páginas dos cursos, Tarefas,Testes,Conteúdo,

8 Vantagens do uso de ambientes de ensino à distância F Estrutura, F Ferramentas poderosas, F Flexibilidade no tempo e espaço, F Ensino cooperativo, F Informação actualizada, F Partilha e re-uso dos recursos.

9 Desvantagens do uso de ambientes de ensino à distância F Inflexível, F Custo, F Convívio tradicional de uma sala de aulas, F Personalidade, F Uso excessivo do computador, F Refresh.

10 Outras formas de ensino à distância

11 Exemplo prático

12 Conclusão De uma forma geral, as ferramentas de ensino à distância apresentam características semelhantes. Apesar de os ambientes de ensino virtuais estarem ainda numa fase inicial de desenvolvimento, estes estão a despertar uma atenção considerável em todas as áreas de ensino e é bastante provável que estes sistemas venham a ter um impacto considerável nas formas de ensinar.

13


Carregar ppt "Janeiro, 2001 - Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google