A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Átomos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Átomos."— Transcrição da apresentação:

1 Átomos

2 Índice -Significado de: átomo,protão,electrão, neutrões e moléculas;
-História do átomo; -Mecânica Quântica; -Imagens.

3 ÁTOMO A mais pequena quantidade de um elemento que pode existir quimicamente, conservando ainda as propriedades características deste elemento. O átomo de qualquer elemento é constituído por um núcleo, de protões e neutrões, rodeado por electrões em movimento.

4 Protão Partícula subatómica que suporta uma carga positiva igual à do electrão (simétrica).

5 Electrão Partícula elementar de um átomo que apresenta uma carga negativa e uma massa praticamente duas mil vezes inferior à do protão e do neutrão.

6 Neutrão Partícula subatómica constituinte do átomo. Os neutrões fazem parte do núcleo atómico. Estes não transportam qualquer carga eléctrica.

7 Moléculas Uma molécula é um conjunto de dois ou mais átomos ligados entre si.

8 História do átomo No século V a.C., o filósofo grego Demócrito imaginou a matéria constituída por pequenas partículas indivisíveis - átomos. Só muito anos mais tarde, no séc. XVII é que é confirmada a existência do vazio. Dalton, no séc. XIX, retomou a ideia dos átomos como constituintes básicos da matéria. Para ele os átomos eram partículas pequenas, indivisíveis e indestrutíveis.

9 Cada elemento químico seria constituído por um tipo de átomos iguais entre si. Quando combinados, os átomos dos vários elementos formariam compostos novos. Em 1897 Thompson descobriu partículas negativas muito mais pequenas que os átomos, os electrões, provando assim que os átomos não eram indivisíveis. Formulou a teoria de que os átomos seriem uma esfera com carga eléctrica positiva onde estariam dispersos os electrões suficientes para que a carga total do átomo fosse nula .

10 Mais tarde Rutherford demonstrou que a maior parte do átomo era espaço vazio, estando a carga positiva localizada no núcleo (ponto central do átomo), tendo este a maior parte da massa do átomo. Os electrões estariam a girar em torno do núcleo. Rutherford também descobriu a existência dos protões, as partículas com carga positiva que se encontram no núcleo. Este modelo atómico de Rutherford não explicava porque é que os electrões não caem no núcleo, devido à atracção que apresentam pelas cargas positivas aí existentes.

11 Bohr apresentou alterações ao modelo de Rutherford: os electrões só podem ocupar níveis de energia bem definidos, e os electrões giram em torno do núcleo em órbitas com energias diferentes. As órbitas interiores apresentam energia mais baixa e à medida que se encontram mais afastadas do núcleo o valor da sua energia é maior. Quando um electrão recebe energia suficiente passa a ocupar uma órbita mais externa (com maior energia) ficando o átomo num estado excitado.

12 Se um electrão passar de uma órbita para uma outra mais interior liberta energia. Os electrões tendem a ter a menor energia possível - estado fundamental do átomo.

13 Mecânica Quântica A mecânica quântica é a teoria que defende que a energia existe concentrada em pacotes denominados por "quanta" não sendo, portanto, contínua. Por exemplo, a energia electromagnética é transportada através de fotões (partículas de luz). Cada "quantum" (fotão ou outro bosão qualquer) tem uma quantidade de energia que será tanto maior quanto mais alta seja a frequência das ondas.

14 Imagens H2O Em cima: neutrão, em baixo: protão

15

16 Bibliografia Trabalho elaborado por: Ana Rocha Nº4 8ªA


Carregar ppt "Átomos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google