A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rios. Alguns conceitos a saber Rio:Rio: Curso de água doce e permanente que nascem nas montanhas. Leito:Leito: Terrenos por onde o rio corre. Margens:Margens:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rios. Alguns conceitos a saber Rio:Rio: Curso de água doce e permanente que nascem nas montanhas. Leito:Leito: Terrenos por onde o rio corre. Margens:Margens:"— Transcrição da apresentação:

1 Rios

2 Alguns conceitos a saber Rio:Rio: Curso de água doce e permanente que nascem nas montanhas. Leito:Leito: Terrenos por onde o rio corre. Margens:Margens: Terrenos situados dos dois lados do rio. Se te virares de costas para a nascente, tens à tua direita a margem direita e à tua esquerda a margem esquerda. Afluentes:Afluentes: são pequenos rios que vão desaguar ao rio principal. Nascente:Nascente: é o local do qual se inicia um curso de água (rio, ribeira, ribeiro, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. Foz:Foz: é onde o rio vai desaguar, isto é, onde o rio termina o seu percurso. Rede hidrográfica Rede hidrográfica é o nome que se dá ao conjunto formado pelo rio principal, e por todos os seus afluentes e subafluentes. Bacia hidrográficaBacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água. É uma área geográfica e, como tal, mede-se em km².

3 Bacia hidrográfica Rio principal Afluentes Subafluentes

4 Os Rios de Portugal

5 Os Rios Quais são os principais rios de Portugal Continental ?

6 Rio Minho É o rio que serve de fronteira a norte entre Portugal e Espanha ; Nasce em Espanha na Serra da Meira – Galiza; Em Portugal passa pelas vilas de Melgaço, Monção e Valença; Desagua junto à vila de Caminha;

7 O Rio Minho em Valença

8 Rio Douro Também serve de fronteira a este entre Portugal e Espanha; Nasce na Serra de Urbion – Espanha; Passa pelas cidades portuguesas de Miranda do Douro, Barca de Alva, Régua, Vila Nova de Gaia e Porto; As suas margens são de uma beleza única; É nas suas margens que se produz o famoso vinho do Porto; A este rio estão associados os antigos barcos rabelos que serviam para transportar o vinho do Porto.

9 O Rio Douro na cidade do Porto

10 Rio Vouga Nasce na Serra da Lapa em Portugal; Passa pelas cidades de S. Pedro do Sul, Águeda e Aveiro; Este rio desagua na ria de Aveiro onde são típicos os barcos moliceiros; É o rio que passa mais perto de Oliveira de Azeméis.

11 A Ria em Aveiro onde desagua o Rio Vouga.

12 Barco moliceiro tradicional da ria de Aveiro.

13 Rio Mondego É o maior rio que nasce em Portugal ; Nasce na Serra da Estrela ( no inicio é apenas um pequeno fio de água); Passa pela cidade de Coimbra; Associado a Coimbra é inspirador de grandes romances; Desagua na cidade da Figueira da Foz.

14 Rio Mondego em Coimbra

15 Rio Tejo Serve de fronteira a este entre Portugal e Espanha; Nasce na Serra de Albarracin em Espanha; Passa pelas cidades portuguesas de Vila Velha de Ródão, Abrantes, Santarém e Lisboa; Perto de Abrantes, existe uma pequena ilha no rio com um castelo - Castelo de Almourol; Desagua perto de Lisboa.

16 Vista do Rio Tejo em Lisboa.

17 Ponte 25 de Abril em Lisboa sobre o Rio Tejo.

18 Rio Sado Nasce na Serra da Vigia (Serra do Caldeirão); Passa pela cidade de Alcácer do Sal; É o único rio que faz o seu percurso ao contrário; Desagua perto de Setúbal.

19 Rio Sado

20 Rio Guadiana Nasce em Campo Montiel em Espanha ; Passa pelas cidades portuguesas de Alcoutim e Castro Marim; No Verão em certas zonas chega a secar; Desagua junto a Vila Real de Santo António.

21 Rio Guadiana perto de Castro Marim.

22 Vouga Alguns rios de Portugal - Localização -

23 Erosão fluvial Os cursos de água, desde os pequenos riachos aos grandes rios, são poderosos agentes erosivos e, como tal, modeladores do relevo.A erosão provocada pelas águas dos rios designa-se por erosão fluvial. O poder erosivo de um rio será tanto maior quanto maior for o seu caudal e a inclinação de seu leito, que pode sofrer variações ao longo do percurso. Ao longo do seu curso, os rios realizam três trabalhos essenciais para a construção e modificação do relevo: a) Erosão ou desgaste das formações rochosas do leito (ou seja, construção dos leitos) e das margens, sobretudo na parte inicial do seu percurso, onde a força da corrente é maior, devido aos maiores desníveis do relevo; b) transporte dos materiais rochosos que continuam a ser desgastados pela força da corrente e também aumentam a acção erosiva do rio. c) deposição e acumulação dos materiais transportados, agora muito mais finos e leves, (sedimentos, os chamados aluviões), que originam a formação de planícies aluviais (pela deposição dos aluviões), geralmente próximo da foz, e deltas.

24 a)b) c) Perfis longitudinal e transversal de um rio.

25 Alguns dos principais rios da Europa Comprimento (km)Bacia (km2) Vouga Danúbio Ural Dniepre Kama Don Péchora Dniestre Reno Dvina Setentrional Elba Donetz Vístula Dvina Ocidental Loire Tejo


Carregar ppt "Rios. Alguns conceitos a saber Rio:Rio: Curso de água doce e permanente que nascem nas montanhas. Leito:Leito: Terrenos por onde o rio corre. Margens:Margens:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google