A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo: Isabella C., Júlia R. e Rafaella

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo: Isabella C., Júlia R. e Rafaella"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo: Isabella C., Júlia R. e Rafaella
Caule Grupo: Isabella C., Júlia R. e Rafaella

2 Características Gerais
As angiospermas apresentam caules aéreos e sem clorofila, não conseguido assim realizar fotossíntese. Seus vasos condutores são: xilema ou lenho, e floema ou líber. A xilema é responsável por transportar a seiva bruta das raízes para as folhas. Nas folhas acontece a fotossíntese, com produção de carboidrato e gás oxigênio. O carboidrato e a água formam a seiva elaborada, a floema é quem transporta a seiva elaborada, e distribuem água e carboidrato para as partes aclorofiladas da planta, como caule e raiz. O caule é importante para sustentar a planta, pois suporta movimentos causados pelo vento e pelo peso de folhas, flores e frutos. O cerne é quem faz a sustentação , ele fica na região central do caule formada por xilemas velhos que não transportam mais seiva, pois estão obstruidos.

3 Partes do caule O caule é formado por:
Broto ou gema terminal: localiza-se na ponta do caule. Nele encontramos células delicadas que podem multiplicar-se intensamente, provocando o crescimento do caule na longitudinal. Brotos ou gemas laterais: localizam-se ao longo do caule. As mesmas células encontradas no broto terminal são encontradas nos brotos laterais. A multiplicação dessas células origina ramos, folhas e flores Nó: região que origina os brotos laterais e as folhas Entrenó: região entre dois nós

4 Imagem referente as partes do caule

5 Tipos de caule denominados caules subterrâneos.
Os caules são, na maioria das vezes, orgãos vegetais aéreos, denominados caules aéreos. Existem caules que são adaptados a se desenvolver enterrados no solo, os denominados caules subterrâneos. Nos próximos slides, exemplos de caules aéreos e suas características.

6 Tronco Robusto, geralmente ramificado na parte superior. Esse tipo de caule é encontrado na maioria das dicotiledôneas.

7 Estipe Normalmente, não é ramificado, apresentando folhas na parte superior. Esse tipo de caule é encontrado em palmeiras e coqueiros.

8 Colmo Não é ramificado, sendo dividido, em sua extensão, em gomos. O caule do tipo colmo pode ser oco, como o bambu, ou cheio, como a cana-de-açúcar

9 Haste (verde). Esse caule é encontrado no cravo e na margarida.
Fino, flexível e clorofilado (verde). Esse caule é encontrado no cravo e na margarida.

10 Trepador Cresce enrolando-se em um suporte, como, por exemplo, o jasmim.

11 Estolho Cresce paralelamente ao solo, como, por exemplo, o morango.

12 Caules subterrâneos Os caules subterrâneos não crescem verticalmente como os caules aéreos. Nos próximos slides falaremos um pouco desse tipo de caule e sua características.

13 Rizoma Caule que cresce paralelamente ao solo. Por exemplo: gengibre e bananeira.

14 Tubérculo Geralmente, é arredondado, sem ramificações e com gemas. Por exemplo: batata- inglesa.

15 Bulbo É ovalado, com folhas especializadas. Por exemplo: cebola

16 Modificação dos caules
Além dos tipos de caule anteriormente apresentados nos slides, é preciso destacar que alguns ramos podem sofrer grandes modificações, como os espinho e as gavinhas.

17 Espinhos São ramos curtos, afiados e resistentes. Protegem a planta de possíveis ataques animais. Por exemplo: a laranjeira. aculeo

18 Gavinhas São encontradas em trepadeiras, fazendo a fixação da planta ao suporte. Por exemplo: uva e chuchu.

19 FIM


Carregar ppt "Grupo: Isabella C., Júlia R. e Rafaella"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google