A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Discussão da Revisão da TLEBS Vítor Aguiar e Silva e João Costa Seminário sobre os novos programas de português para o EB Fundação Calouste Gulbenkian,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Discussão da Revisão da TLEBS Vítor Aguiar e Silva e João Costa Seminário sobre os novos programas de português para o EB Fundação Calouste Gulbenkian,"— Transcrição da apresentação:

1 Discussão da Revisão da TLEBS Vítor Aguiar e Silva e João Costa Seminário sobre os novos programas de português para o EB Fundação Calouste Gulbenkian, 4 de Dezembro de 2007

2 Pressupostos da revisão A revisão da TLEBS estava prevista na Portaria 1488/2004 na sequência da experiência pedagógica. Neste sentido, o trabalho de revisão baseou-se nos resultados da experimentação da TLEBS.

3 Pressupostos da revisão Da experiência pedagógica, emergiram os seguintes aspectos a ter em conta para a revisão: -A necessidade de clarificar o estatuto da TLEBS enquanto mero instrumento normativo para os docentes; -A necessidade de harmonizar o documento quanto ao nível de aprofundamento ou detalhe dos domínios; -A necessidade de reduzir a lista de termos aos considerados mais produtivos para o público-alvo e para posterior didactização; -A necessidade de clarificar o estatuto de dicionário terminológico do documento.

4 Metodologia de revisão Para a elaboração do documento de revisão, foram tomados em consideração os seguintes aspectos a)Pareceres dos especialistas de várias áreas que participaram numa primeira fase de revisão; b)Resultados da avaliação de acções de formação, nas quais foram identificadas as principais áreas de dificuldade dos docentes na leitura da TLEBS; c)Levantamento de dificuldades e problemas identificados em discussões entre utilizadores da TLEBS, como o fórum GramaTICª.pt; d)Aspectos a melhorar identificados pelos autores; e)Consulta a especialistas dos vários domínios para auscultação sobre opções a tomar; f)Consulta a professores dos diferentes níveis de ensino para auscultação sobre a lista de termos e o formato das definições.

5 Alterações decorrentes da revisão Lista de termos: - Eliminação de termos repetidos. - Estabelecimento de classes maiores. - Eliminação de termos correspondentes a conceitos e não a unidades terminológicas. - Selecção de termos mais relevantes para posterior transposição didáctica. - Alterações para equilíbrio da estrutura interna do documento. - Aditamento de termos em áreas para trabalho de cruzamento com outras disciplinas.

6 Alterações decorrentes da revisão Hierarquização dos termos: -Explicitação das relações entre os termos e domínios, através da criação de títulos para os nós da árvore terminológica.

7 Alterações decorrentes da revisão Base de dados: - Apresentação de definições em intensão, em benefício do estatuto da TLEBS enquanto dicionário terminológico. - Uniformização, sempre que possível, do formato das definições e exemplos. - Reescrita de algumas definições de acordo com os itens anteriores.


Carregar ppt "Discussão da Revisão da TLEBS Vítor Aguiar e Silva e João Costa Seminário sobre os novos programas de português para o EB Fundação Calouste Gulbenkian,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google