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Abordar conceitos sobre Desenvolvimento Sustentável de conteúdos programáticos do Ensino Básico da disciplina de Geografia (9º ano).Abordar conceitos.

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2 Abordar conceitos sobre Desenvolvimento Sustentável de conteúdos programáticos do Ensino Básico da disciplina de Geografia (9º ano).Abordar conceitos sobre Desenvolvimento Sustentável de conteúdos programáticos do Ensino Básico da disciplina de Geografia (9º ano). Consciencializar/alertar sobre o impacto da actividade humana no planeta.Consciencializar/alertar sobre o impacto da actividade humana no planeta. Divulgar novas formas de abordagem de temáticas relacionados com o desenvolvimento sustentável, nomeadamente através da internet, do Google Earth e de recursos audiovisuais.Divulgar novas formas de abordagem de temáticas relacionados com o desenvolvimento sustentável, nomeadamente através da internet, do Google Earth e de recursos audiovisuais. PRINCIPAIS OBJECTIVOS DO TRABALHO: Relacionar os exemplos apresentados com algunsRelacionar os exemplos apresentados com alguns Princípios da Carta da Terra. Princípios da Carta da Terra. Analisar casos concretos de impacte dos fenómenos humanos no ambiente natural.Analisar casos concretos de impacte dos fenómenos humanos no ambiente natural.

3 ANÁLISE DE TRÊS CASOS: ANÁLISE DE TRÊS CASOS: AQUECIMENTO GLOBAL EXPLORAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS DESFLORESTAÇÃO Google Earth: – filmeGoogle Earth: – filme – Gráficos 3D – Gráficos 3D FilmesFilmes Google Earth – análise de imagens (diferentes cronologias)Google Earth – análise de imagens (diferentes cronologias) FilmesFilmes Google Earth: – análise de imagens (diferentes cronologias)Google Earth: – análise de imagens (diferentes cronologias) – Animação 3D. – Animação 3D.

4 PESQUISA DE LOCAIS PESQUISA DE LOCAIS ASSINALAR LOCAIS ASSINALAR LOCAIS GRAVAÇÃO DE FICHEIROS.KMZ GRAVAÇÃO DE FICHEIROS.KMZ VISITAS VIRTUAIS (LOCAIS E GLOBAIS) VISITAS VIRTUAIS (LOCAIS E GLOBAIS) SOBREPOSIÇÃO DE IMAGENS SOBREPOSIÇÃO DE IMAGENS EXPORTAÇÃO DE IMAGENS EXPORTAÇÃO DE IMAGENS ALGUMAS POTENCIALIDADES:

5 GOOGLE EARTH – O PROGRAMA (Principais botões) Painel de pesquisa 2 - Visão geral do mapa 3 - Principais botões 9 - Mostrar no Google Maps 4 - Controlos de navegação (zoom, ver e rodar) 5 - Painel de camadas 6 - Painel de locais 7 - Adicionar conteúdo 8 - Barra de estado (coordenadas, elevação, data e fluxo de imagens)

6 Análise do 1º caso Análise do 1º caso AQUECIMENTO GLOBAL (degelo dos glaciares)

7 Vídeo 1 Vídeo 2 EVIDÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL - Proceder à análise e discussão dos vídeos com os alunos.

8 EVIDÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL Glaciar Alpes 2000 Glaciar Alpes 2003 Link 1 Google Earth Imagens: Google Earth. - Explorar o ficheiro KMZ; - Utilizar a ferramenta de tempo para evidenciar as mudanças observáveis ao longo do tempo.

9 EVIDÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL McCall Glacier, 1958 e 2003 (Alaska, EUA) Link 2 Google Earth (Recomendado) Imagem: Google Earth. - Explorar o ficheiro KMZ; - Utilizar a ferramenta de tempo para evidenciar as mudanças observáveis ao longo do tempo. - Utilizar a ferramenta de visualização a 360º;

10 EVIDÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL Muir Glacier, 1941 e 2004 (Alaska, EUA) Recuo de 12 km Link 3 Google Earth Imagem: Google Earth. - Explorar o ficheiro KMZ; - Utilizar a ferramenta de tempo para evidenciar as mudanças observáveis ao longo do tempo.

11 EVIDÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL Qori Kallis, 1978 e 2000 (Perú) Link 4 Google Earth Imagem: Google Earth. - Explorar o ficheiro KMZ.

12 EVIDÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL Glaciar Perito Moreno, Argentina (Com modelo 3D) Link 5 Google Earth Imagem: Google Earth. fc17d1c9b617e68f&hl=pt-PT&ct=lc Adaptado de: bfc17d1c9b617e68f&hl=pt-PT&ct=lc - Explorar o ficheiro KMZ; - Utilizar a ferramenta de tempo para evidenciar as mudanças observáveis ao longo do tempo. - Explorar a ferramenta de visualização a 3D do glaciar;

13 Análise do 2º caso Análise do 2º caso EXPLORAÇÃO DE RECURSOS GEOLÓGICOS (o exemplo das pedreiras do Parque Natural da Arrábida)

14 2006 E em 2044?? … mais 23 anos que o previsto nas estimativas efectuadas com base nos planos de lavra para as cotas de 100 e 120 metros. In encerramento-da-secil Início da actividade em Cimenteira da Secil – Parque Natural da Arrábida 10 Julho 1971 Agosto de 2009

15 Secil P.N. Arrábida 2009 Secil P.N. Arrábida 2003 Link 6 Google Earth Imagens: Google Earth. - Explorar o ficheiro KMZ; - Utilizar a ferramenta de tempo para evidenciar as mudanças observáveis ao longo do tempo.

16 Fotografia Pedreira Sesimbra 2002 Imagens: Google Earth. Link 7 Google Earth Fotografia Pedreira Sesimbra Explorar o ficheiro KMZ; - Utilizar a ferramenta de tempo para evidenciar as mudanças observáveis ao longo do tempo.

17 Link 8 Google Earth Vídeo 3 Adaptado de s1600-h/Sesimbra+1.JPG Praia do Ribeiro do Cavalo – Sesimbra Pedreira do Zambujal Imagem: Google Earth. (Clicar para ver) - Explorar o ficheiro KMZ. - Proceder à análise e discussão dos vídeos com os alunos.

18 Outras pedreiras … Pedreira do Zambujal Pedreira junto à Serra do Risco

19 Análise do 3º caso Análise do 3º caso DESFLORESTAÇÃO (Queima de florestas - aumento do efeito de estufa)

20 EVIDÊNCIAS DA DESFLORESTAÇÃO Imagens: Google Earth. Desaparecimento das florestas do mundo (Disappearing Forests of the World) Dados estatísticos 3D do Globo Link 9 Google Earth Visita guiada da desflorestação da Amazónia (Guided Tour - Deforestation in the Amazon) Filme – Google Earth Link 10 Google Earth - Explorar os dois ficheiros KMZ. - Analisar e discutir os dados estatísticos fornecidos no ficheiro KMZ.

21 EVIDÊNCIAS DA DESFLORESTAÇÃO Greenpeace - Land Use Mato Grosso Imagem: Google Earth. Link 11 Google Earth - Explorar o ficheiro KMZ; - Analisar e discutir os dados fornecidos no ficheiro KMZ.

22 DA CARTA DA TERRA: I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA 1.Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade. 4. Garantir as dádivas e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações. II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA 5. Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida. 6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução. PRINCÍPIOS Relaciona estes princípios da Carta da Terra com os três casos estudados anteriormente. Tarefa final:

23 Fontes de Informação (Consulta a 16/11/2009) (Consulta a 23/11/2009) (Consulta a 16/11/2009) (Consulta a 23/11/2009) (Consulta a 20/09/2009) (Consulta a 23/11/2009) (Consulta a 16/11/2009) (Consulta a 30/11/2009) (Consulta a 23/11/2009) (Consulta a 23/11/2009) (Consulta a 16/11/2009) (Consulta a 23/11/2009) (Consulta a 16/11/2009) (Consulta a 16/11/2009) (Consulta a 23/11/2009) (Consulta a 23/11/2009) (Consulta a 23/11/2009) Kullberg, J. C. (2008). O Ciclo de Wilson através de um clique no Google Earth – Acção de formação CCPFC/ACC-49439/08. Monte da Caparica: FCTUNL.

24 FIM


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