A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Competência TIC da ESE - Santarém

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Competência TIC da ESE - Santarém"— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Competência TIC da ESE - Santarém
E-Portefólio RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém

2 Enquadramento institucional
Princípios Gerais Princípios Técnicos Características do RePe Actividades Opinião Mais informações

3 Enquadramento institucional -1
Programa Ligar Portugal (2005) Uma das metas para 2010 do programa Ligar Portugal integrado no Plano Tecnológico do Governo é "a generalização do dossier individual electrónico (portfolio) do estudante que termina a escolaridade obrigatória, onde se registarão todos os seus trabalhos mais relevantes, se comprovarão as práticas relevantes adquiridas nos diferentes domínios (artístico, científico, tecnológico, desportivo e outros) e se demonstrará o uso efectivo das tecnologias de informação e comunicação nas diversas disciplinas escolares".

4 Enquadramento institucional -2
Projecto Mais-Escola.pt enquadrado no Plano Tecnológico da Educação Mais-Escola.pt Conceito Criar portal da Escola com funcionalidades de partilha de Conteúdos, ensino a distância e comunicação (plataforma de e-learning) Objectivos Aumentar a produção, distribuição e utilização de conteúdos pedagógicos em suporte informático (e.g.exercícios, manuais escolares, sebenta electrónica,etc. Encorajar o desenvolvimento do portfólio digital de aluno Complementar os métodos de ensino convencionais e fomentar práticas de ensino interactivas e de aprendizagem contínua. Destinatários Todos os agrupamentos de escolas e escolas secundárias. Operacionalização Definição de modelo de gestão e operação: 3ºTrimestre de 2007 Início de implementação: 3º Trimestre de 2008

5 Enquadramento institucional -3
Orientações da DGDIC (2007/2008) para a introdução das TIC nas Áreas Curriculares não Disciplinares do 8º ano Recomendam que estas sejam utilizadas “na construção do portfólio electrónico do aluno, utilizando para isso as tecnologias disponíveis, nomeadamente o moodle, o sítio da escola na internet, o servidor da sala TIC ou outro suporte digital. O portfolio electrónico do aluno deve servir para dar continuidade às aprendizagens na disciplina TIC no 9º ano e acompanhar o aluno ao longo da sua escolaridade.”

6 Princípios Gerais O e-Portefólio deve reflectir o
percurso escolar do aluno O e-Portefólio deve ser um instrumento de reflexão do aluno O e-Portefólio deve ser gerido pelo aluno O e-Portefólio deve promover a aprendizagem colaborativa e facilitar a participação do Enc. Educ. A construção do e-Portefólio deve ser orientada pelo professor

7 …percurso escolar do aluno
A sua observação/análise deverá permitir que: o aluno o enc. de educação os professores a sociedade em geral conheçam: o percurso escolar do aluno o seu nível de conhecimentos em cada área/disciplina as suas competências gerais os seus interesses pessoais nas diferentes áreas do conhecimento etc. O e-Portefólio deve reflectir o percurso escolar do aluno O e-Portefólio deve ser um instrumento de reflexão do aluno O e-Portefólio deve ser gerido pelo aluno O e-Portefólio deve promover a aprendizagem colaborativa e facilitar a participação do Enc. Educ. A construção do e-Portefólio deve ser orientada pelo professor Aplicação de métodos pedagógicos individualizados

8 … instrumento de reflexão
O e-Portefólio deve permitir que o aluno: tome consciência das suas competências e que as valorize atribua significado às suas aprendizagens escolares, relacionando-as com as competências que vai desenvolvendo e compreendendo a importância do seu contributo para a sua vida activa futura. O e-Portefólio deve reflectir o percurso escolar do aluno O e-Portefólio deve ser um instrumento de reflexão do aluno O e-Portefólio deve ser gerido pelo aluno O e-Portefólio deve promover a aprendizagem colaborativa e facilitar a participação do Enc. Educ. A construção do e-Portefólio deve ser orientada pelo professor Participação activa na construção do seu conhecimento

9 … gerido pelo aluno O e-Portefólio deve reflectir o
No início do ano lectivo: Saberes e competências a adquirir e a desenvolver Atitudes e comportamentos a alterar Ao longo do ano lectivo: Construção voluntária do seu Diário de Aprendizagem (aprendizagens mais relevantes, outras reflexões pessoais) Trabalho a trabalho: Incluindo os seus trabalhos mais relevantes Reflectindo sobre: Dificuldades encontradas na sua realização e estratégias usadas para as ultrapassar Conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas No final do período: Fazendo a sua auto-avaliação tendo por base os objectivos pessoais enunciados no início do ano. O e-Portefólio deve reflectir o percurso escolar do aluno O e-Portefólio deve ser um instrumento de reflexão do aluno O e-Portefólio deve ser gerido pelo aluno O e-Portefólio deve promover a aprendizagem colaborativa e facilitar a participação do Enc. Educ. A construção do e-Portefólio deve ser orientada pelo professor

10 … promover a colaboração
Os alunos: têm acesso aos e-Portefólios dos seus colegas podem comentar genericamente o e-Portefólio dos colegas podem comentar os trabalhos dos colegas e sugerir alterações O Encarregado de Educação: tem acesso ao e-Portefólio do seu educando pode comentar genericamente o seu e-Portefólio pode comentar cada um dos seus trabalhos, sugerindo alterações O e-Portefólio deve reflectir o percurso escolar do aluno O e-Portefólio deve ser um instrumento de reflexão do aluno O e-Portefólio deve ser gerido pelo aluno O e-Portefólio deve promover a aprendizagem colaborativa e facilitar a participação do Enc. Educ. A construção do e-Portefólio deve ser orientada pelo professor

11 … orientação do professor
orienta os alunos na escolha dos trabalhos a realizar comenta cada um dos trabalhos, orientando a sua realização (sugestões de reformulação, etc.) certifica os trabalhos mais relevantes etc. O professor e o Conselho de Turma: aponta vias para que o aluno possa reflectir sobre o seu percurso escolar e sobre conhecimentos e competências a adquirir e a desenvolver aprecia globalmente o e-Portefólio do aluno (frequência a definir) faz a apreciação global do e-Portefólio do aluno no final do ano lectivo O e-Portefólio deve reflectir o percurso escolar do aluno O e-Portefólio deve ser um instrumento de reflexão do aluno O e-Portefólio deve ser gerido pelo aluno O e-Portefólio deve promover a aprendizagem colaborativa e facilitar a participação do Enc. Educ. A construção do e-Portefólio deve ser orientada pelo professor

12 Princípios Técnicos Flexibilidade Ambiente Funcionalidades
Utilizadores Funcionalidades Interoperabilidade Flexibilidade Integração na plataforma Moodle da escola. Facilidade de exportação para a plataforma Moodle de outra escola. Facilidade de integração numa plataforma Moodle nacional. Fácil parame-trização pela escola ou agrupamento, através de funcionalidades específicas na área do administrador. Possibilidade de envio de ficheiros (trabalhos dos alunos) em todos os formatos. Aviso, por , de alterações efectuadas num e-Portefólio. Alunos Professores Encarregados de Educação

13 Discussão nacional Estes príncípios foram alvo de discussão nacional na plataforma Moodle da ERTE/PTE:

14 Algumas características
Utiliza FLASH e PHP para acesso à Base de Dados (MySQL, PostgreSQL…) Funciona como uma Actividade Moodle É Multilingue Está organizado em 6 Secções: Identificação Página Pessoal Objectivos Pessoais Diário de Aprendizagem Trabalhos realizados Auto-avaliação

15 Flexibilidade do Moodle Administrador Actualizar versões
Criar/Alterar Secções (ex: Identificação, Página Pessoal) de acordo com as decisões da escola Gerir e-Portefólios: exportar importar eliminar Administrador do Moodle Criar/Alterar Categorias (ex: Disciplinas) e Itens de Categorias (ex: História, Matemática) de acordo com as decisões da escola Adicionar extensões de ficheiros permitidas para o envio de trabalhos Atribuir privilégios especiais aos professores

16 Implementação 7/08 v.1.4 5/08 v.1.3 1/08 v.1.0 11/07 v.beta
Utilização em várias centenas de escolas de todo o país 5/08 v.1.3 7/08 v.1.4

17 Actividades

18 Actividades Propostas de Actividades: Endereço:
Explorar o RePe como Aluno (50m) Explorar o RePe como Professor (10m) Debate (20m) Endereço: Entrar como Aluno Nome de utilizador: aluno01, aluno02… Palavra chave: aluno01, aluno02…. Entrar como Professor Nome de utilizador: prof01, prof02… Palavra chave: prof01, prof02….

19 … como ALUNO - Identificação
Aceda à Área de Trabalho Clique em Identificação Preencha os itens obrigatórios (assinalados a vermelho) com dados fictícios: Nome do aluno Nº de Identificação Tipo de Identificação Dados do Encarregado de educação Escreva o nome do Enc. de Educação (nome fictício) Atribua uma senha ao Enc. de Educação Lista de utilizadores Assinale os utilizadores (alunos e professores) que, no e-portefólio deste aluno, podem: Ver os trabalhos ainda não publicados Comentar os trabalhos e o e-Portefólio Ser avisados por sempre que houver alterações de trabalhos. Grave as alterações feitas, clicando em Gravar (na disquete) Nota: o Encarregado de Educação do aluno só pode ver e comentar o e-Portefólio do seu educando, mediante a utilização da senha que lhe foi atribuída.

20 … como ALUNO – Página Pessoal-1
Aceda à Área de Trabalho Clique em A Minha Página Pessoal Preencha os seguintes itens: Título da página: dê um título à página Texto da página: escreva uma ou duas frases. Ilustre a página com uma imagem: Clique no botão Enviar Na Janela do Browser que lhe é mostrada, clique no botão Procurar e seleccione a imagem Feche essa janela do Browser Clique no botão Actualizar Imagens Seleccione a imagem no menu rolante Grave as alterações feitas, clicando em Gravar (na disquete) Clique na seta para continuar Nota: a Página Pessoal do aluno deve reflectir os seus interesses pessoais (por ex: leituras, filmes, passatempos, aspectos negativos e positivos da escola, etc.). O aluno pode ilustrá-la com uma imagem (pode enviar imagens em formato JPG com 150x150 pixels).

21 … como ALUNO – Página Pessoal-2
No 2º ecrã da Página Pessoal: Preencha os seguintes itens: Título da página: dê um título à página Texto da página: escreva uma ou duas frases. Título do destaque: escreva um título Texto do destaque: escreva uma ou duas frases. Indique 1 site do seu interesse, preenchendo os seguintes itens: Título dos sites (título desta subsecção) Apague o texto existente nos campos Nome dos sites e Endereço dos sites Escreva o nome e o endereço de 1 site da sua preferência (ou, se quiser, indique o endereço da Wikipédia –http://www.wikipedia.org) Escreva uma frase no campo Porque gostas destes sites? Seleccione uma imagem no menu rolante Grave as alterações feitas, clicando em Gravar (na disquete) Nota: neste ecrã o aluno pode destacar uma ideia, usando para o efeito os campos Título do destaque e Texto do destaque. Também pode incluir links para 3 sites da sua preferência, dando um título genérico a esta subsecção (Título dos sites) e escrevendo um pequeno texto sobre as razões da sua preferência (Porque gostas destes sites?)

22 … como ALUNO – Este ano… Aceda à Área de Trabalho
Clique em Este ano gostaria de… Preencha os seguintes itens: Título da página Título do destaque Texto do destaque: escreva uma ou duas frases. Escreva 3 objectivos pessoais: No menu O que queres fazer? seleccione Acrescentar um objectivo Escreva o texto do objectivo. Por ex: Aumentar o meu vocabulário ou Escrever sem erros ortográficos Grave o objectivo, clicando em Gravar (na disquete que se escontra na área correspondente ao objectivo Escreva mais 2 objectivos, repetindo os passos anteriores Seleccione uma imagem no menu rolante Grave as alterações feitas, clicando em Gravar (na disquete) Nota: esta Secção deverá ser preenchida no início do ano lectivo. Pretende-se que o aluno reflicta sobre «ele e a escola», sobre os aspectos que gostaria de melhorar durante o ano lectivo. Desta reflexão deverá resultar uma lista de objectivos pessoais/«boas intenções». Estes «objectivos/boas intenções» poderão incidir sobre áreas do conhecimento («gostaria de aprender mais sobre este assunto»), intenções («este ano vou fazer sempre os trabalhos propostos»), mudanças de comportamentos («não vou perturbar as aulas»), etc.

23 … como ALUNO – O Meu Diário…
Aceda à Área de Trabalho Clique em O Meu Diário de Aprendizagem Preencha os seguintes itens: Título da página Texto da página: escreva uma ou duas frases Título do destaque Texto do destaque: escreva uma ou duas frases. Seleccione uma imagem no menu rolante Adicione uma nova entrada ao Diário: Seleccione Acrescentar uma entrada no menu O que queres fazer? Repita os procedimentos indicados em Preencha os seguintes itens Grave as alterações feitas, clicando em Gravar (na disquete) Nota: nesta secção o aluno pode registar aspectos relevantes da sua aprendizagem. Pretende-se que o aluno reflicta sobre as aprendizagens, destaque os assuntos que considerou mais interessantes, registe os temas sobre os quais gostaria de aprender mais, identifique ideias/conceitos que corrigiu/alterou durante a aprendizagem, etc. O aluno pode fazer as entradas que quiser ao longo do ano.

24 … como ALUNO – Os Meus trabalhos-1
Aceda à Área de Trabalho Clique em Os meus Trabalhos Clique no botão Enviar Novo Trabalho Preencha os seguintes itens: Título do trabalho: Um dia memorável! Descrição do trabalho: Neste trabalho descrevo um dia muito especial da minha vida. Disciplinas: seleccione Língua Portuguesa Ano lectivo: seleccione 2008/2009 Tipo de Trabalho: seleccione Outro Ano de Escolaridade: seleccione 6 ano. Critérios de Avaliação: o aluno escreve neste espaço o que foi definido na aula. Grave as alterações feitas, clicando em Gravar (na disquete) Nota: nesta secção o aluno pode enviar os seus trabalhos para o e-Portefólio, em diversos formatos. O envio de trabalhos é feito em 2 Passos. No Passo 1, para além da caracterização geral do trabalho (disciplina, ano lectivo, tipo de trabalho e ano de escolaridade), o aluno deve indicar os critérios de avaliação do trabalho, acordados na aula.

25 … como ALUNO – Os Meus trabalhos-2
Clique em Passo 2 Preencha os seguintes itens: Competências G. para o E. Básico: seleccione Usar adequadamente a língua portuguesa Objectivos Pessoais: seleccione Aumentar o meu vocabulário e Escrever sem erros ortográficos. Situação do Trabalho: seleccione Iniciei o Trabalho Em Objectivos para o Trabalho escreva: Quero escrever o meu trabalho sem erros ortográficos. Também quero usar um vocabulário mais rico. Em Estratégias escreva: Vou consultar o dicionário sempre que não souber escrever uma palavra e também para descobrir sinónimos de algumas palavras. Grave as alterações feitas, clicando em Gravar (na disquete) Nota: No Passo 2, o aluno poderá preencher outros itens. Os itens incluídos por defeito na aplicação têm como objectivo levar o aluno a relacionar as actividades curriculares com o desenvolvimento das competências gerais para o E.B., com os seus objectivos pessoais e a forma como estes se articulam com as referidas competências. Pretendem ainda suscitar a reflexão sobre os objectivos específicos de cada tarefa e as estratégias a adoptar para os atingir.

26 … como ALUNO – Os Meus trabalhos-3
Na tabela Os Meus Trabalhos clique na disquete com o visto verde à direita do trabalho Um dia memorável! Clique em Passo 2 para completar o envio deste trabalho: Situação do Trabalho: seleccione Concluí o Trabalho Em Reflexão Pessoal escreva uma frase Em Palavras-chave escreva: Português Composição Em Enviar ficheiro do trabalho clique em Versão Final Clique em Enviar: Na nova janela do Browser clique em Procurar e seleccione o ficheiro do trabalho Clique em Enviar Feche a a janela do Browser para envio de ficheiros Grave as alterações feitas, clicando em Gravar (na disquete) Na tabela Os Meus trabalho clique no ícone Publicar trabalho (folha com o sinal Stop) Nota: o aluno pode enviar diversas (até três) versões do trabalho, que não substituem as anteriores. Cada uma destas versões poderá ser comentada pelo professor, pelos colegas e pelo seu Enc. de Estes comentários deverão ser tidos em conta pelo aluno na reformulação do seu trabalho. O aluno deverá ainda reflectir sobre o que aprendeu ou não com o trabalho (auto-avaliação), apontando caminhos para continuar a desenvolver competências e conhecimentos na área.

27 … como ALUNO – Já consegui…
Aceda à Área de Trabalho Clique em Já consegui… Preencha os seguintes itens: Título da página Texto da página: escreva uma ou duas frases Título do destaque Texto do destaque: escreva uma ou duas frases. No menu Os meus objectivos seleccione Escrever sem erros ortográficos: Em Os meus progressos seleccione Já fiz progressos Em O meu comentário escreva: No trabalho «Um dia memorável!» não dei erros ortográficos. Grave a alteração feita aos Objectivos clicando na disquete à direita de Alterar. Seleccione uma imagem para esta secção no menu rolante das imagens. Grave as alterações feitas à secção, clicando em Gravar (na disquete) Nota: nesta secção pretende-se que o aluno reflicta sobre os objectivos pessoais que definiu na secção «Este ano gostaria de...», fazendo a sua auto-avaliação. Pode ser actualizada ao longo do ano lectivo, sempre que o aluno reflicta sobre o seu percurso e considere que houve alterações em relação ao ponto de partida.

28 …como ALUNO – Ver o e-Portefólio
Aceda à Área e-Portefólios Clique em O Meu e-Portefólio Consulte as diversas secções do e-Portefólio que acabou de construir Quando terminar, aceda novamente à Área e-Portefófios Consulte o e-Portefólio da aluna Joana Sousa Consulte a secção A Minha Página Pessoal dos diversos anos lectivos. Insira uma comentário no ano 2008/2009: Clique no botão Os meus colegas Clique no botão Acrescentar apreciação (ícone de mensagem com um lápis) Escreva uma frase Clique na disquete para gravar o comentário Consulte a secção Os Meus trabalhos Veja um dos trabalhos (ícone com a lupa) Insira um comentário a um trabalho (ícone de mensagem com um lápis) Quando terminar, clique em Sair Faça o logout do Moodle e volte a entrar como professor

29 …como PROFESSOR – Ver Página Pessoal
Entre em Eportefolio No menu Lista de Alunos seleccione o aluno cujo e-Portefólio acabou de construir e clique em Continuar Aceda à secção A Minha Página Pessoal Clique no botão Os Meus Professores e faça um comentário ao e-Portefólio do aluno: Clique no botão Acrescentar apreciação (ícone de mensagem com um lápis) Escreva uma frase Clique na disquete para gravar o comentário Confirme o envio do comentário (clique em Sim) Volte a clicar no botão Os meus professores para ver o comentário que acabou de enviar Nota: pretende-se que, nesta secção, o professor comente e aprecie o e-Portefólio do aluno com alguma regularidade. Sugere-se que, no final de cada período, o Conselho de Turma aprecie e comente o e-Portefólio de cada aluno, apontando vias para que estes possam reflectir sobre o seu percurso escolar e sobre saberes e competências a adquirir e a desenvolver.

30 …como PROFESSOR – Ver Trabalhos - 1
Aceda à secção Os Meus Trabalhos Comente o trabalho que o aluno enviou: Clique no botão Acrescentar apreciação (ícone de mensagem com um lápis) Escreva uma frase Se quisesse que o autor do e-Portefólio recebesse um avisando-o que o trabalho tinha sido comentado, bastava seleccionar a opção respectiva. Clique na disquete para gravar o seu comentário. Confirme o envio do comentário (clique em Sim) Veja agora o trabalho, clicando no botão com a lupa (à direita do nome do trabalho) Use as setas para ver os diversos ecrãs Em Ver o meu trabalho, clique na pasta à esquerda do nome do ficheiro que enviou e visualize o trabalho do aluno. Verifique que, em Apreciação dos Professores, já é mostrado o comentário que acabou de enviar. Nota: cada versão do trabalho pode ser comentada por colegas (devidamente autorizados para o efeito pelo autor do e-Portefólio), pelo professor e pelo encarregado de educação. Tais comentários, sugestões de enriquecimento ou de reformulação poderão surgir na sequência da reflexão do seu autor (com formulação explícita de dúvidas) ou na sequência da análise do trabalho. O aluno deverá ter em conta estes contributos na reformulação do mesmo. Todas as contribuições e versões do trabalho ficam registadas para posterior consulta. Desta forma, a observação de um trabalho permite ter a visão do percurso do aluno, da sua evolução, e não apenas do «produto final».

31 …como PROFESSOR – Ver Trabalhos - 2
Aceda novamente à tabela com todos os trabalhos Certifique o trabalho: Clique no botão Certificar o trabalho (ícone com uma página simples) Verifique que o ícone foi substituído por um semelhante, mas com um selo vermelho. Visite as outras secções do e-Portefólio do aluno Nota: cabe ao professor certificar os trabalhos dos alunos. Esta certificação só pode ser efectuada depois de o aluno publicar o seu trabalho, considerando-o assim terminado. Ao certificar um trabalho, o professor considera implicitamente que foi o aluno que o fez e que este é relevante do ponto de vista das aprendizagens e competências desenvolvidas. Depois de um trabalho ser certificado pelo professor, o aluno deixa de o poder alterar.

32 Debate Coloque as suas questões

33 Inquérito feito a 51 professores - 1
Utilidade/adequação do RePe para as aulas Muito reduzida 6% Muito elevada 14% Reduzida 10% Elevada 37% Média 33%

34 Inquérito feito a 51 professores - 2
Facilidade de utilização do RePe

35 Área de Projecto 8ºano ECRIE
Mais informações Área de Projecto 8ºano ECRIE Área CCTIC da ESES e-Portefólio Espaço Moodle da ECRIE dedicado ao e-Portefólio e à disciplina de Área de Projecto do 8º ano, onde pode: Fazer o download da última versão do RePe Participar nos fóruns de discussão nacional Obter outras informações Espaço Moodle do CCTIC da ESE de Santarém onde pode: Experimentar o RePe do ponto de vista do aluno, do professor e do Enc. de Educação Fazer o download da última versão do RePe Site do CC TIC da ESE de Santarém onde pode obter informações e documentação sobre e-Portefólios em geral Nota: site em remodelação

36 Centro de Competência TIC da ESE - Santarém
Obrigado! Centro de Competência TIC da ESE - Santarém


Carregar ppt "Centro de Competência TIC da ESE - Santarém"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google