A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM HOJE: DIFICULDADES E FACILITADORES NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM HOJE: DIFICULDADES E FACILITADORES NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM HOJE: DIFICULDADES E FACILITADORES NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

2 DINÂMICA Atividade de integração e socialização Reflexão: Aprendizagem no século XXI O processo ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno Mapas cerebrais – Trabalhando com os hemisférios esquerdo e direito O material didático como um recurso Dinâmica de grupos Fechamento e Avaliação

3 Para pensarmos... A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. Aluno - sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento A construção do conhecimento se dará coletivamente, portanto, sem ignorar a ação intrapsíquica do sujeito. Vygotsky O desenvolvimento intelectual é dividido em real e potencial

4 Para Piaget a aprendizagem do estudante será significativa quando esse for um sujeito ativo. Isso se dará quando a criança receber informações relativas ao objeto de estudo para organizar suas atividades e agir sobre elas.Piaget Piaget coloca que essa relação tem que ser baseada no diálogo mais fecundo, onde os erros dos estudantes passam a ser vistos como integrantes do processo de aprendizagem.

5 Manter a disciplina Motivar alunos Avaliar Escolha de metodologia Atualização Falta respeito e limites Muito conteúdo Falta de planejamento É necessário trabalhar com novas tecnologias Atividades chatas Provas escritas Dificuldades na relação professor-aluno Depoimentos dos professores Depoimentos dos alunos

6 Depoimentos dos professores Quando os alunos são interessados, motivados. Empenho em buscar novos assuntos e ampliar o conhecimento. Participação ativa e efetiva do aluno no processo de análise crítica dentro e fora da sala de aula. Participação da família no processo educativo. Depoimentos dos alunos Quando trabalhamos com novas tecnologias, atividades de campo que envolvem temas atuais. Acesso a conhecimentos que alimentam a compreensão. Professor ativo, motivado e que incentiva. Professor que sabe transmitir e dar comandos claros. Provas diferentes. Facilitadores na relação professor-aluno

7 Elementos fundamentais no processo ensino- aprendizagem COMUNICADOR OU EMISSOR – Professor/máquinas Transmissor de informações - agentes do conhecimento. Participação ativa; Motivado Pleno conhecimento da mensagem a ser transmitida. MENSAGEM - Conteúdo educativo Conhecimentos e informações transmitidas aos alunos. Adequado à faixa etária, claro e preciso. RECEPTOR - Aluno Recebedor crítico de conhecimentos e informações. MEIO AMBIENTE - Meio escolar, familiar, social Estimulador ao desenvolvimento do processo educativo.

8 É preciso rever – com urgência – a questão da autoridade e dos limites (aí compreendidos como a relação equilibrada entre direitos e deveres dos alunos) dentro do contexto família-escola, sem o que dificilmente poderemos alcançar o objetivo qualidade na educação. A instituição escola precisa reencontrar-se com seu papel de autoridade, sem que isso represente autoritarismo. O professor necessita ter o apoio e sustentação da sociedade para concretizar uma ação socializadora. O Professor refém Tânia Zagury, 2006, p. 90.

9 Mito 1 O afeto e o carinho dos professores são elementos imprescindíveis para que o aluno aprenda. Mito 2 Com um bom professor, os alunos aprendem sem fazer quaisquer esforços, a motivação surge, assim como a concentração. Estudar ou fazer tarefas em casa torna-se praticamente desnecessário. As aulas são tão maravilhosas que todos aprendem com facilidade. Mito 3 A participação da comunidade é essencial à qualidade do ensino. Mito 4 Se um percentual expressivo de alunos apresenta maus resultados, significa que o professor falhou. REFLEXÃO Dinâmica O Professor refém Tânia Zagury, 2006.

10 APRENDIZAGEM A aprendizagem é gradual e cada indivíduo tem seu ritmo próprio para aprender.A aprendizagem é gradual e cada indivíduo tem seu ritmo próprio para aprender. As diferenças individuaisAs diferenças individuais levam alguns alunos a processar mais rápido e outros mais lento. Não podemos aprenderNão podemos aprender pelos outros. pelos outros.

11 ENSINO DE QUALIDADE Situação-problema Estímulo Ação Ampliar a visão dos conteúdos Ampliar a visão dos conteúdos Competências para enfrentarCompetências para enfrentar as diversas situações de vida as diversas situações de vida Aprendizado contínuo

12 MATURAÇÃO INTELIGÊNCIA MEMÓRIA CONCENTRAÇÃO PRÉVIO DOMÍNIO SAÚDE FÍSICA ENVOLVIMENTO ESFORÇO SAÚDE MENTAL PRONTIDÃO PARA A APRENDIZAGEM CONDIÇÕES NECESSÁRIAS

13 Monotom! E se uma coisa é 'monotom', nós a descrevemos como monótona! E que palavra usamos normalmente para descrever algo que é monótono? CHATO! O que o seu cérebro faz quando uma coisa é chata? A maioria das pessoas responde com uma das alternativas seguintes: sai de sintonia desligaapagaesmorecedevaneiavagueiaadormece

14 DICA: FAÇA ANOTAÇÕES EM CORES Use sempre cores em suas anotações. Use sempre cores em suas anotações. Comece com uma caneta esferográfica de quatro cores e acrescente novas cores à medida que progredir. Comece com uma caneta esferográfica de quatro cores e acrescente novas cores à medida que progredir. As cores tornam as suas notas mais interessantes, estimulam os processos do Pensamento Criativo. As cores tornam as suas notas mais interessantes, estimulam os processos do Pensamento Criativo.

15 RECURSOS DIDÁTICOS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS

16

17

18 Para facilitar a relação com os alunos, o professor: 1.Favorece situações em classe nas quais o aluno se sente à vontade para expressar seus sentimentos. 2. Faz com que a composição dos grupos de estudo varie no decorrer do curso. 3. Tenta evitar que poucos alunos monopolizem a discussão. 4. Compartilha com a classe na busca de soluções para problemas surgidos com o próprio professor, como o curso ou entre alunos. 5. Expressa aprovação pelo aluno que ajuda colegas a atingirem os objetivos do curso. 6. Respeita e faz respeitar diferenças de opinião, desde que sejam opiniões bem fundamentadas. 7. Expressa aprovação pelo aluno que toma iniciativa, desde que estas contribuam para o crescimento da classe. 8. Usa vocabulário que é claramente compreendido pelo aluno.

19 Participe dos encontros pedagógicos e consulte nosso calendário de eventos. Dúvidas, sugestões, pesquisas, material complementar, práticas de ensino diferenciadas? Consulte nosso site: Formação Inteligente

20 Mensagem Final Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses. Rubem Alves

21 Boa sorte!! Felizes escolhas!!


Carregar ppt "APRENDIZAGEM HOJE: DIFICULDADES E FACILITADORES NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google