A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação de Organizações e Projetos Sociais Luis Stephanou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação de Organizações e Projetos Sociais Luis Stephanou."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Organizações e Projetos Sociais Luis Stephanou

2 Avaliação Processo de examinar, repensar e reorientar os rumos de um projeto ou a perspectiva de determinada organização. Assim, a avaliação implica sempre nos seguintes procedimentos: pesquisa, exame e discussão coletiva dos resultados e idéias oriundas do processo de pesquisa e, finalmente, tomada de decisões sobre os objetivos, plano de trabalho, prioridades e metodologia de determinado projeto ou organização social.

3 Avaliação e Monitoramento MONITORAMENTO -Cotidiano; -Plano de trabalho; -Curto prazo; -Vários momentos de forma superficial; -Equipe de trabalho; -Brigas e conflitos. AVALIAÇÃO -Momentos extraordinários; -Objetivos, metodologia e plano de trabalho; -Médio e longo prazo; -Poucos momentos de forma aprofundada; -Equipe e outras pessoas; -Busca de acordos.

4 Avaliação - pressupostos Abertura e compromisso com o debate e críticas construtivas; Permanente questionamento; Planejamento e Monitoramento: grupo organizado; Coordenação e direção; Cultura de informação; Tempo específico para avaliar.

5 Avaliação - funções Controle Está relacionado com o controle contábil, financeiro e o plano de trabalho, em momentos específicos. Serve também como tomada de decisões em relação ao dinheiro e ações. Apoio interno Está relacionado com apoio à gestão. Trata-se de analisar o passado e projetar o futuro – as questões políticas e pedagógicas são importantes, assim como a dinâmica interna de trabalho. Cuidado para não priorizar demais a função controle!!!

6 Tipos de avaliação Por quem avalia: externa, interna ou ambas; Pelo momento: antes, durante, após e bem posterior à execução do projeto; Por distribuição do produto: para dentro ou para fora da organização; Por pessoas no trabalho: recursos humanos próprios ou assessoria externa. A avaliação, seja qual for o seu formato, deve ser negociada e se orientar pelo princípio da participação do maior número de atores possíveis envolvidos no processo.

7 Avaliação - viabilidade Em geral é uma avaliação anterior à execução do projeto; É muito utilizada em projetos de geração de renda, quando se verifica a viabilidade econômica e social de um empreendimento; Na viabilidade se avaliam as possibilidades de continuidade do projeto, com e sem os apoios recebidos; Na viabilidade se avaliam as possibilidades de reprodução do projeto, ou seja, sua extensão para outros locais.

8 Avaliação - Critérios Eficácia As ações que foram previstas no projeto foram realizadas no tempo previsto? Para poder afirmar algo é necessário que os indicadores de resultados tenham sido bem construídos.

9 Eficácia

10 Eficiência As ações que foram previstas no projeto foram realizadas no tempo previsto? E com os recursos planejados? Aqui, também é importante a construção de indicadores. Avaliação - Critérios

11 Eficiência

12 Efetividade Até que ponto a realização das ações no tempo e com os recursos existentes efetivamente contribuiu para a realização dos objetivos? Obs: o cálculo da efetividade é mais abstrato Avaliação - Critérios

13 Efetividade

14 Impacto A longo prazo, ou seja, muito tempo após o final do projeto, quais foram os resultados que permaneceram? Qual a contribuição do projeto para uma mudança mais profunda no local em que foi implantado? Avaliação - Critérios

15 A avaliação nos retira a condição de sermos cegos carregando outros cegos.


Carregar ppt "Avaliação de Organizações e Projetos Sociais Luis Stephanou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google