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Stream-Oriented Communication
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Introdução Existem formas de comunicação em que o tempo exerce um papel crucial A questão é.. Que facilidades um Middleware deve oferecer para trocar informações dependentes de tempo, tais como áudio e vídeo?
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Tipos de Mídias Texto Imagem Gráfico Áudio Animação Vídeo
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Representação Multimídia
Texto Caracteres são convertidos para uma representação com um número fixo de bits ASCII, EBCDIC, Unicode Captura de Texto: Digitação, OCR Imagem Bloco bidimensional de pixels or pels (picture elements), sendo cada pixel representado por um RGB 565, YUV Captura de Imagens: Câmera Fotográfica, Scanner, etc. Áudio Mídia Tipicamente Analógica Representação Digital, quando necessário para integração com mídias digitais, através de digitalização do Sinal Analógico por amostragem Captura de Áudio: Microfone Vídeo Captura de Vídeo: Câmeras de Vídeo
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Aplicações Multimídia
Comunicação Pessoal – Voz: Telefonia, Voic , Conferência de voz – Imagem: FAX – Texto : , IMS – Texto e Imagem: CSCW (whiteboarding) – Voz eVídeo: Videoconferência – Multimídia: Multimídia mail Aplicações Interativas – WWW, Teleshopping, Telebanking Aplicações de Lazer – Vídeo-sob-demanda, Televisão Interativa, etc
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Stream de Dados Seqüência de unidades de dados
Podem ser usados para dados contínuos ou discretos Para capturar aspectos de tempo, fundamentais para mídias contínuas, é feita distinção entre modos de transmissão: Assíncrono – não existe restrição de tempo Síncrono – delay fim-a-fim máximo Isócrono – delay fim-a-fim máximo e mínimo (jitter)
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Stream de Dados
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Sincronização de Mídias
Streams podem ser: Simples – um único fluxo de dados Complexos – mais de um fluxo de dados relacionados, chamados substreams As relações entre substreams são dependentes de tempo Um stream pode ser considerado como uma conexão virtual entre fonte e destino A fonte (source) ou destino (sink) podem ser um processo, mas também podem ser dispositivos
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Duas mídias perfeitamente sincronizadas
Mídia mestre Mídia escravo
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Mídia mestre atrasada em relação à mídia escravo
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Mídia mestre adiantada em relação a mídia escravo
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Mecanismos de Sincronização de Stream
Mecanismos de sincronização podem ser tratados em diferentes níveis de abstração. Por exemplo, no nível de unidades de dados (Sistema Operacional)
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Multicasting Stream Um dos principais problemas com multicasting stream é quando receptores têm diferentes requisitos relacionados à qualidade (QoS)
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Stream e QoS Requisitos dependentes de tempo (e outros requisitos não funcionais), são geralmente conhecidos como requisitos de QoS (Quality of Service) Como especificar os requisitos de QoS? Uma das abordagens é especificação precisa do fluxo através de requisitos de banda, taxas de transmissão, delays, etc
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Especificação de Fluxo
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Metáfora para Especificação de Stream
Um dos principais problemas desta abordagem é o nível de detalhe técnico exigido, que em geral não faz parte do vocabulário do usuário
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Alocação de Recursos para Stream
Uma vez que o stream de dados foi descrito, um sistema distribuído pode alocar recursos para atender aos requisitos. Recursos típicos: Banda Buffers Capacidade de processamento
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Reserva de Recursos Protocolo de Reserva de Recursos – RSVP – protocolo de transporte para habilitar reserva de recursos em roteadores Senders RSVP especifica stream em termos de banda, delay, jitter, etc
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Multimedia Middleware
Streaming sem Middleware Streaming com Middleware
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Multimídia Middleware
Multimídia middleware oferece interfaces (high-level) para controle de áudio e vídeo, incluindo dispositivos como monitor, câmera, microfones
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