A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ricardo Saboya de Toledo Thales Eduardo Nazatto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ricardo Saboya de Toledo Thales Eduardo Nazatto"— Transcrição da apresentação:

1 Ricardo Saboya de Toledo Thales Eduardo Nazatto
O Método Quasi-Newton Ricardo Saboya de Toledo Thales Eduardo Nazatto

2 Tópicos O Método de Newton. O Método Quasi-Newton. Algoritmos.

3 O Método de Newton Tem como objetivo encontrar raízes de uma função.
Também conhecido como Método de Newton-Raphson e possui casos especiais como o Método Babilônico. Baseado na aproximação da função com sua tangente, até chegar no seu limite. Fórmula geral:

4 O Método Quasi-Newton Um dos defeitos do Método de Newton é que muitas das aproximações dele são inconvenientes, tornando o custo computacional muito elevado. Com o método Quasi-Newton, a complexidade é reduzida de O(n2) para O(n2). É uma generalização do método da secante para sistemas não-lineares, gerando uma convergência superlinear:

5 O Método Quasi-Newton É dado pela seguinte fórmula:
Nele, a inversa da matriz Hessiana H (dada como B) é atualizada em toda iteração, desde que satisfaça a seguinte equação: O Δx satisfaz a seguinte equação:

6 Algoritmos Davidon-Fletcher-Powell (DFP)‏
Broyden-Fletcher-Goldfarb-Shanno (Broyden ou BFGS)‏

7 Sendo qK = Hk+1 pK e Bk+1 qK = pK
O Algoritmo DFP Um dos mais antigos e inteligentes algoritmos para a geração da Hessiana inversa foi originalmente proposto por Davidon (1959) e posteriormente desenvolvida por Fletcher e Powell (1963). Ela tem a interessante propriedade que, por um objetivo quadrático, gera simultaneamente as direções do conjugado gradiente enquanto gera a Hessiana inversa O método também é conhecido como o método da métrica variável (inicialmente sugerido por Davidon). Sua fórmula de atualização é: Sendo qK = Hk+1 pK e Bk+1 qK = pK

8 Sendo qK = Hk+1 pK e Bk+1 qK = pK
O Algoritmo BFGS A fórmula do BFGS é mais complicada do que a do DFP, mas simples de aplicar. A fórmula de atualização do BFGS pode ser usada exatamente como a fórmula do DFP. Experimentos demonstraram que o desempenho do algoritmo BFGS é superior ao longo do algoritmo DFP. Assim, é muitas vezes preferido o algoritmo BFGS ao DFP. Sua fórmula de atualização é: Sendo qK = Hk+1 pK e Bk+1 qK = pK

9 Algoritmos Ambos os métodos têm propriedades que garantem uma rápida taxa de convergência e convergência global sob certas condições. No entanto, eles poderiam falhar por problemas gerais não-lineares. Especificamente: O DFP é altamente sensível aos erros nas pesquisas lineares. • Ambos os métodos podem ficar presos em um ponto de sela. No método de Newton, um ponto de sela pode ser detectado durante modificações da (verdadeira) Hessiana. Portanto, é feita uma pesquisa ao redor do ponto final quando se utiliza métodos Quasi-Newton. • A atualização da Hessiana torna-se "corrompida" devido a imprecisões. Todo tipo de "truques", como o dimensionamento e pré-condicionamento existem para impulsionar o desempenho dos métodos.

10 Bibliografia Numerical Analysis 7th edition, Richard L. Burden e J. Douglas Faires. Internet:


Carregar ppt "Ricardo Saboya de Toledo Thales Eduardo Nazatto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google