A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Especificação de Requisitos de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Especificação de Requisitos de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Especificação de Requisitos de Software
Apresentação Final – Parte 1 Sistema Ksibo Geovandro Firmino Pereira Pedro Henrique Gomes Ricardo Alexandre Fiorelli Ricardo Henrique Gracini Guiraldelli

2 Especificação de Requisitos de Software
Vamos falar sobre: Enunciado do problema: Sistema de Circulação de Revistas Apresentação dos modelos Modelo de Casos de Uso Modelo de Classes Modelo Dinâmico Diagrama de Seqüência Diagrama de Estados Visão Crítica do processo de desenvolvimento

3 Especificação de Requisitos de Software
Levantamento de requisitos Estado atual Revistas circuladas internamente Depende dos funcionários (esquecem de devolver)‏ Processo Manual

4 Especificação de Requisitos de Software
Levantamento de requisitos Estado futuro Revistas circuladas internamente Depende dos funcionários Sistema garante a manipulação segura das revistas. Processo Automático

5 Modelo de Casos de Uso Atores Bibliotecária
Cuida da locação e do gerenciamento de revistas. É um administrador do sistema; com isso, faz o gerenciamento de usuários e de revistas. Funcionário Realiza a locação e a devolução das revistas ("dá baixa" no sistema). Cadastra-se na fila de espera de uma revista específica.

6 Modelo de Casos de Uso

7 Modelo de Casos de Uso Gerenciamento de Revistas Inclui Revista
Consulta Revista Altera Revista Exclui Revista Exibe Revistas Locadas Loca Revista

8 Modelo de Casos de Uso 1.1 Inclui Revistas
Descrição: Ao chegarem novas revistas para a empresa, a bibliotecária deve cadastrá-las no sistema (no servidor neste caso). Evento Iniciador: Requisição de inclusão de uma nova revista no sistema. Ator: Bibliotecária. Pré-Condições: A bibliotecária está logada no sistema e sistema está exibindo a tela de inclusão de novas revistas.

9 Modelo de Casos de Uso 1.1 Inclui Revistas
Seqüência de Eventos: 1. Sistema exibe formulário para inclusão de dados da revista. 2. Bibliotecária adiciona o(s) dado(s) da(s) revista(s) a ser(em) inserida(s). 3. Bibliotecária clica no botão de inclusão das revistas. 4. Revista já existe. Sistema emite mensagem e volta ao passo 1. 5. Sistema exibe dados da inclusão e aguarda confirmação. 6. Bibliotecária cancela inclusão. Sistema emite mensagem e volta ao passo 1 para inclusão de nova revista. 7. Bibliotecária confirma inclusão. 8. Sistema exibe uma mensagem de sucesso da operação.

10 Modelo de Casos de Uso 1.1 Inclui Revistas
Pós-Condição: As revistas foram adicionadas no banco e sistema exibe todas as revistas cadastradas. Inclusão: Não se aplica. Exceções: Passos 4 e 6.

11 Modelo de Casos de Uso 1.2 Consulta Revistas
Descrição: A bibliotecária pode consultar as revistas existentes no banco, bem como seu status, ou seja, e está disponível ou se está emprestada para algum funcionário. Além disso, pode-se visualizar todas as outras informações relativas à essa revista. Evento Iniciador: Requisição de Consulta de determinada(s) revista(s). Ator: Bibliotecária Pré-Condições: Exibição da tela de consulta.

12 Modelo de Casos de Uso 1.2 Consulta Revistas
Seqüência de Eventos: 1. Bibliotecária escolhe um filtro por nome para fazer a consulta de revistas. 2. Sistema exibe as revistas e os campos referentes ao filtro escolhido. Pós-Condição: Revistas que se aplicam aquele filtro têm seus dados impressos na tela. Inclusão: Não se aplica. Exceções: Passo 1: filtro pode ser feito por nº edição.

13 Modelo de Casos de Uso 1.3 Altera Revistas
Descrição: A bibliotecária pode querer alterar algum campo referente a alguma revista. Para isso ela deve carregar na tela a revista desejada usando o caso de uso Consulta Revistas. Evento Iniciador: Requisição de alteração de revistas. Ator: Bibliotecária Pré-Condições: a(s) revista(s) a ser(em) alterada(s) está sendo exibida na tela de alteração de revistas.

14 Modelo de Casos de Uso 1.3 Altera Revistas
Seqüência de Eventos: 1. Bibliotecária seleciona a revista desejada na tela. 2. Bibliotecária escolhe o campo da revista selecionada a ser alterado. 3. Bibliotecária entra com o novo campo 4. Sistema exibe uma tela de confirmação de alteração 5. Bibliotecária confirma a alteração 6.Sistema exibe mensagem de sucesso na alteração Pós-Condição: As revistas foram alteradas e o sistema exibe todas as revistas cadastradas novamente. Inclusão: Não se aplica. Extensão: Não se aplica.

15 Modelo de Casos de Uso 1.4 Exclui Revistas
Descrição: Caso seja necessária a remoção de uma revista, a bibliotecária deve excluí-la do sistema. Novamente a bibliotecária consulta a revista desejada e requisita ao sistema sua deleção. Evento Iniciador: Requisição de exclusão de uma revista no sistema. Ator: Bibliotecária. Pré-Condições: A bibliotecária está logada no sistema e sistema está exibindo a tela de consulta de revistas.

16 Modelo de Casos de Uso 1.4 Exclui Revistas
Seqüência de Eventos: 1. Bibliotecária clica no botão excluir referente à(s) revista(s) que desejada excluir. 2. Sistema exibe uma janela de confirmação de exclusão. 3. Bibliotecária confirma a exclusão. 4. Sistema exibe uma mensagem de sucesso da exclusão dos dados da revista. Pós-Condição: Revista(s) excluída(s) do banco e o sistema exibe a tela de revistas. Inclusão: Não se aplica. Extensão: Passo 4: Caso de uso "Notifica Usuário".

17 Modelo de Casos de Uso 1.5 Consulta Revistas Locadas
Descrição: Funcionário verifica as revistas em posse e datas de recebimento e devolução. Evento Iniciador: Não se aplica. Atores: Funcionário Pré-Condição: Tela principal exibida. Seqüência de Eventos: 1. Funcionário atualiza a lista de livros locados. 2. Aplicativo exibe as informações sobre as revistas locadas para aquele usuário. Pós-Condição: Todas revistas locadas pelo Funcionário são exibidas. Extensões: Não se aplica. Inclusões: Não se aplica.

18 Modelo de Casos de Uso 1.6 Loca Revistas
Descrição: Este caso de uso descreve o ato de alugar uma revista. Evento iniciador: Escolha de uma revista. Atores: Funcionário. Pré-condição: Existência da revista requerida pelo funcionário.

19 Modelo de Casos de Uso 1.6 Loca Revistas
Seqüência de eventos: 1. Funcionário seleciona, através de pesquisa das revistas existentes, qual delas deseja alugar. 2. Sistema exibe quantas pessoas estão na lista de espera (na frente dele, segundo a prioridade). E pergunta se deseja confirmar a entrada na fila. 3. Funcionário confirma desejo de locação. 4. Sistema apresenta confirmação, com o tempo máximo previsto de espera. 5. Sistema atualiza o BD. 6. Sistema atualiza histórico. Pós-condição: Funcionário estar na lista de espera de acordo com sua prioridade. Extensões: não contém extensões. Inclusões: Passo 5: Caso de uso "Gera/Atualiza Relatório".

20 Modelo de Casos de Uso Gerenciamento de Funcionários
Inclui Funcionários Consulta Funcionários Altera Funcionários Exclui Funcionários Exibe Funcionários Locadas Loca Funcionários

21 Modelo de Casos de Uso 2.1 Cadastro de Funcionários
Descrição: Este caso de uso descreve o cadastro de um funcionário, que já é funcionário da empresa, no programa de empréstimo de revistas. Evento iniciador: Solicitação de inclusão no projeto Atores: Bibliotecária Pré-condições: Bibliotecária logada como administradora do sistema

22 Modelo de Casos de Uso 2.1 Cadastro de Funcionários
Seqüência de eventos: 1. Bibliotecária insere os dados do funcionário. 2. Bibliotecária clica no botão de inclusão do funcionário. 3. Sistema exibe uma mensagem de confirmação. 4. Bibliotecária confirma inclusão. 5. Sistema exibe uma mensagem de sucesso da operação e atualiza o BD. Pós-condição: Funcionário cadastrado no programa de empréstimo. Inclusões: Não se aplica. Extensões: Passo 5: Funcionário a ser cadastrado já existe: sistema apresenta mensagem ao administrador.

23 Modelo de Casos de Uso 2.2 Cadastro de Funcionários
Descrição: Este caso de uso descreve o cadastro de um funcionário, que já é funcionário da empresa, no programa de empréstimo de revistas. Evento iniciador: Solicitação de inclusão no projeto Atores: Bibliotecária Pré-condições: Bibliotecária logada como administradora do sistema

24 Modelo de Casos de Uso 2.2 Cadastro de Funcionários
Seqüência de eventos: 1. Bibliotecária insere os dados do funcionário. 2. Bibliotecária clica no botão de inclusão do funcionário. 3. Sistema exibe uma mensagem de confirmação. 4. Bibliotecária confirma inclusão. 5. Sistema exibe uma mensagem de sucesso da operação e atualiza o BD. Pós-condição: Funcionário cadastrado no programa de empréstimo. Inclusões: Não se aplica. Extensões: Passo 5: Funcionário a ser cadastrado já existe: sistema apresenta mensagem ao administrador.

25 Modelo de Casos de Uso 2.3 Suspende Funcionário
Descrição: Suspende o funcionário do programa de empréstimo. Evento iniciador: Solicitação de suspensão. Atores: Bibliotecária. Pré-condição: Bibliotecária logada no sistema e o sistema estar exibindo a tela de consulta de funcionários.

26 Modelo de Casos de Uso 2.3 Suspende Funcionário
Seqüência de eventos: 1. Bibliotecária seleciona o funcionário a ser suspenso; 2. Sistema requere os dados da suspensão(permanente ou provisória e a data de termino da mesma). 3. Bibliotecária confirma a suspensão; 4. Sistema atualiza o BD; Pós-condição: Funcionário suspenso do programa de empréstimo. Extensões: Não se aplica. Inclusões: 1. [ Passo 3.1] Geração de mensagem de confirmação de suspensão.

27 Modelo de Casos de Uso 2.4 Altera Funcionário
Descrição: Altera os dados do funcionário relativo programa de empréstimo. Evento iniciador: Solicitação de alteração de funcionário. Atores: Bibliotecária. Pré-condição: Bibliotecária logada no sistema e o sistema exibindo tela de consulta de funcionário.

28 Modelo de Casos de Uso 2.4 Altera Funcionário
Seqüência de Eventos: 1. Bibliotecária seleciona o funcionário a ser alterado; 2. Sistema retorna os dados relativos a este funcionário (prioridade etc.); 3. Bibliotecária insere os novos dados; 4. Sistema conclui a alteração e atualiza o BD Pós-condição: Funcionário com dados alterados. Extensões: Não se aplica. Inclusões: 1. [Passo 3.1] Mensagem de confirmação de alteração.

29 Modelo de Casos de Uso 2.5 Consulta de Funcionário
Descrição: A bibliotecária pode consultar os funcionários existentes no banco, bem como seu status, ou seja, se está disponível ou se está emprestada para algum funcionário. Além disso, pode-se visualizar todas as outras informações relativas à essa revista. Evento Iniciador: Requisição de Consulta de determinada(s) funcionário(s). Ator: Bibliotecária Pré-Condições: Exibição da tela de consulta.

30 Modelo de Casos de Uso 2.5 Consulta de Funcionário
Seqüência de Eventos: 1. Bibliotecária escolhe um filtro para fazer a consulta de funcionários. 2. Sistema exibe as revistas e os campos referentes ao filtro escolhido. Pós-Condição: funcionários que se aplicam aquele filtro têm seus dados impressos na tela. Extensões: Não se aplica. Inclusões: Não se aplica.

31 Modelo de Casos de Uso 2.6 Devolve Revista
Descrição: Funcionário aciona sistema, informando a devolução da revista que estava em posse. Evento Iniciador: Seleção das revistas a serem devolvidas. Atores: Funcionário Pré-Condição: A tela principal, onde estão as revistas a serem devolvidas, é exibida.

32 Modelo de Casos de Uso 2.6 Devolve Revista
Seqüência de Eventos: 1. Funcionário seleciona as revistas a serem devolvidas. 2. Aplicativo exibe tela de confirmação, com dados da(s) revista(s) a ser(em) devolvida(s); 3. Funcionário confirma a(s) devolução(ões); 4. Alerta é exibido, informando que a(s) devolução(ões) foi(ram) efetuada(s). Pós-Condição: Funcionário tem sua data de entrega atualizada, seu nome removido da fila e o aplicativo retorna à tela principal. Extensões: Não se aplica. Exceção: 1. [Passo 1.1] Funcionário em atraso: notificação de multa por atraso é exibida para o usuário, penalizando-no; Inclusões: 1. Caso de uso "Notifica Funcionário". 2. Atualiza/Gera histórico.

33 Modelo de Casos de Uso 3 Devolve Revista
Descrição: Funcionário aciona sistema, informando a devolução da revista que estava em posse. Evento Iniciador: Seleção das revistas a serem devolvidas. Atores: Funcionário Pré-Condição: A tela principal, onde estão as revistas a serem devolvidas, é exibida.

34 Modelo de Casos de Uso 3 Devolve Revista
Seqüência de Eventos: 1. Funcionário seleciona as revistas a serem devolvidas. 2. Aplicativo exibe tela de confirmação, com dados da(s) revista(s) a ser(em) devolvida(s); 3. Funcionário confirma a(s) devolução(ões); 4. Alerta é exibido, informando que a(s) devolução(ões) foi(ram) efetuada(s). Pós-Condição: Funcionário tem sua data de entrega atualizada, seu nome removido da fila e o aplicativo retorna à tela principal. Extensões: Não se aplica. Exceção: 1. [Passo 1.1] Funcionário em atraso: notificação de multa por atraso é exibida para o usuário, penalizando-no; Inclusões: 1. Caso de uso "Notifica Funcionário". 2. Atualiza/Gera histórico.

35 Modelo de Casos de Uso 4 Avisa Atraso
Descrição: Este caso de uso descreve o aviso no atraso da entrega de uma revista. Evento iniciador: Mudança de data. Atores: Bibliotecária, Funcionário. Pré-condição: Não se aplica. Seqüência de eventos: 1. Bibliotecária clica no botão "verificar atrasos" 2. Sistema verifica quais revistas estão com entrega em atraso. 3. Na mesma hora, sistema envia ao funcionário (inclusão 1) em questão um aviso dizendo que ele está em débito com sua revista. Pós-condição: Funcionário avisado que está em débito e poderá ser suspenso. Extensões: Não se aplica. Inclusões: 1. [Passo 3.1] Caso de Uso "Notifica Funcionário".

36 Modelo de Casos de Uso 5 Notifica Funcionário
Descrição: Este caso de uso descreve o envio de mensagens para o funcionário. Evento iniciador: Não se aplica. Atores: Funcionário. Pré-condição: Não se aplica. Seqüência de eventos: 1. Sistema envia mensagem para o funcionário. 2. Funcionário confirma recebimento da mensagem. Pós-condição: Funcionário recebe mensagem. Extensões: Não se aplica. Inclusões: Não se aplica.

37 Modelo de Casos de Uso 6 Consulta Histórico
Descrição: Consulta o histórico em um intervalo de tempo, usuários ou revistas. Evento Iniciador: Solicitação de consulta. Atores: Bibliotecária, Funcionário Pré-condição: Não se aplica Seqüência de eventos: 1. Usuário entra na tela de consulta de histórico. 2. Usuário solicita a consulta. 3. Sistema realiza busca no BD. 4. Sistema gera um relatório com o histórico. Pós-condição: Relatório gerado na tela Extensão: 1. [Passo 2.1] Caso de Uso: "Gera Log". Inclusão: Não se aplica.

38 Modelo de Casos de Uso 7 Gera/Atualiza Histórico
Descrição: Gera/Atualiza histórico referente a uma operação específica, que necessita de geração de histórico. Atores: Não se aplica; Pré-condição: Não se aplica. Seqüência de Eventos: 1. Sistema insere no histórico os dados referentes à operação efetuada. Pós-Condição: Histórico atualizado.

39 Modelo de Casos de Uso 8 Formata para Impressão
Descrição: Quando o administrador do sistema, ou seja, a bibliotecária, quiser imprimir o histórico de revistas e/ou funcionários, o sistema responsabiliza-se por buscar os dados no log, formatar os dados trazidos para enviar para impressão. Evento Iniciador: Solicitação de impressão. Atores: Bibliotecária. Pré-condição: Estar na tela de histórico, com os dados de histórico requeridos carregados na tela.

40 Modelo de Casos de Uso 8 Formata para Impressão
Seqüência de Eventos: 1. Bibliotecária clica no botão de impressão. 2. Sistema exibe uma tela de configuração. 3. Sistema recupera o log referente ao relatório exibido em tela. 4. Sistema formata os dados para a impressão e imprime. Pós-Condição: Relatório impresso Extensão: 1. [Passo 2.1] Caso de Uso: "Atualiza/Gera Histórico" Inclusão: não se aplica.

41 Diagrama de Classes Usuario Modela os funcionários Bibliotecaria
Modela bibliotecária Funcao Modela cargos na empresa Revista Modela as revistas Emprestimo Empréstimo corrente Historico Histórico dos empréstimos Mensagem Classe de Controle Fila Guarda informação sobre a fila atual

42 Diagrama de Classes Usuario nome: nome do funcionário
prioridade: hash table {revista, prioridade} isSuspenso: boolean que define se usuário está suspenso (ou não)‏ dataFimSuspensão: indica a data de fim de suspensão

43 Diagrama de Classes Bibliotecaria classe-filha de Usuario
tem funções específicas para: gerenciamento de revistas gerenciamento de funcionários

44 Diagrama de Classes Revista nome: nome da revista
categoria: categoria da revista edicao: edição da revista em questão ano: ano de publicação da revista

45 Diagrama de Classes Emprestimo
É uma classe derivada do relacionamento USUARIO-REVISTA dataRetirada: mantém a data de retirada da revista (que chega à mão)‏ dataEntregaPrevista: data que o funcionário deveria entregar a revista dataEntregaReal: data de entrega real utilizando-se destas datas, é possível fazer cálculo de atraso e, portanto, suspensão

46 Diagrama de Classes Fila
É uma classe derivada do relacionamento USUARIO-REVISTA idRevista: mantém a informação da revista Fila(vector): mantém informação sobre os usuários que estão na fila entraNaFila(): método que coloca um usuário na fila (posição do vetor) saiDaFila(): método que tira um usuário da fila (posição do vetor)

47 Diagrama de Classes Historico
mantém as informações históricas dos empréstimos efetuados para que possa ser acessado tanto pelo funcionário quanto pela bibliotecária

48 Diagrama de Classes Mensagem & Função
São classes de controle, ou seja, manipulam informações das outras classes

49 Interfaces Gráficas de Usuário (GUI)
Seguem o “padrão” do sistema operacional vigente Bibliotecária e Usuário têm GUIs diferentes Devido às diferentes funções

50 Interfaces Gráficas de Usuário (GUI)
Caracterização do Usuário N Papel do Usuário Funções permitidas Freqüência de uso Conhecimento da tarefa 1 Administrador Todas Ocasional Alto 2 Bibliotecária Diária em horário comercial Operacional 3 Funcionário Consulta Revistas Locadas Consulta Dados Pessoais Loca Revistas Devolve Revistas Consulta Histórico Baixo

51 Interfaces Gráficas de Usuário (GUI) Funcionário

52 Interfaces Gráficas de Usuário (GUI) Bibliotecária

53 Interfaces Gráficas de Usuário (GUI) Erros e Notificações
Mensagem Situação Usuário ou senha inválida Tela de login Formato de dado Inválido Gerencia revistas, Gerencia Funcionários, Usuário já está na lista de prioridades. Loca revista Sistema indisponível no momento Qualquer tela. Mensagem Situação Devolução Atrasada Notifica funcionário. Funcionário Suspenso até dia XXXX Notifica Funcionário Notificação de Revista a caminho

54 Diagrama de Seqüência Origem: Diagrama de Casos de Uso + Diagrama de Classes Representa a DINÂMICA do sistema

55 Diagrama de Seqüência

56 Diagrama de Seqüência

57 Diagrama de Seqüência

58 Diagrama de Seqüência

59 Diagrama de Seqüência

60 Diagrama de Seqüência

61 Diagrama de Seqüência

62 Diagrama de Seqüência

63 Diagrama de Estados

64 Visão Geral do Processo de Desenvolvimento
Perguntas O processo de desenvolvimento adotado, composto pelo trabalho em aula e em casa e documentado através dos padrões de documentos fornecidos, ajuda de fato a produzir software com mais qualidade e mais eficiência? O que poderia ser modificado neste processo para melhorar a eficiência do desenvolvimento e a qualidade dos projetos?

65 Visão Geral do Processo de Desenvolvimento
Elogios Padrão de documento muito bom, ajudaram no desenvolvimento Deram base completa de como devem ser o conteúdo do documento Eficiência e Qualidade?* Maioria eram "Limpos e Objetivos", dizendo com clareza o assunto

66 Visão Geral do Processo de Desenvolvimento
Críticas e Sugestões Tivemos que aprender a organizar os arquivos que nos eram propostos (SVN) Despertar/Mostrar aos alunos mais tecnologias que ajudam no desenvolvimento SVN ( Google Code Hosting ( Dia Diagram( JUDE( Rational Rose. Disponibilizar logo no começo da disciplina um documento impresso de referência** Incentivar mais os alunos com papers sobre o assunto da aula (Material Extra)‏

67 Obrigado


Carregar ppt "Especificação de Requisitos de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google