A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade de Campo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade de Campo."— Transcrição da apresentação:

1 Atividade de Campo

2 Planejamento em sala O professor deve fazer um levantamento, prévio, do que os alunos sabem e imaginam sobre a área selecionada. Após isso, ele deve deixar evidente os objetivos estabelecidos para a aula de campo pertinentes aos conteúdos já estudados, as estratégias de registro que serão utilizadas por meio de fotografias, vídeos, croquis, entrevistas entre outras, pelos alunos e como se dará a conclusão do trabalho no pós-campo.

3 No planejamento em sala, o professor e os alunos organizarão o passo-a-passo da expedição, ou seja, o antes, o durante e o depois da aula de campo.

4 Pré-Campo – para o(s) professor (es):
1 - Ir ao local escolhido, observando o percurso a ser percorrido pelos alunos, identificando a necessidade de transporte ou não e verificando se o percurso oferece algum tipo risco aos alunos; 2 - Caso seja contratado transporte, deve- se observar se a empresa escolhida atende as legislação vigente;

5 3 - Providenciar as autorizações dos responsáveis pelos educandos para a saída à campo;
4 - Ter em mãos um kit de primeiros socorros e os telefones do SAMU, SIATE e Corpo de Bombeiros, para o caso de uma eventualidade.

6 Durante o Campo: Parar em lugares estratégicos para a observação dos alunos e contextualização dos professores, articulando os conteúdos à observação da realidade. É necessário que o professor instigue, problematize o que os alunos estão vendo com questões provocadoras, tais como:  Onde?  Como é este lugar e por quê?

7  Por que a infraestrutura presente neste espaço está distribuída desta forma?
 Todos os espaços da cidade são iguais a esse, por quê?  Quais as consequências desta forma de organização/ocupação desse espaço? Ao longo do percurso os alunos vão registrando suas observações e constatações do espaço.

8 Pós Campo: Realizar uma roda de conversa para que os alunos verbalizem a vivência e relatem as suas observações e a relação entre o que foi estudado com a realidade visitada. Após isso, sistematizar os registros: exposição das fotos e vídeos, produção de textos e/ou desenhos. Lembrando que estas atividades podem servir também de avaliação.


Carregar ppt "Atividade de Campo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google