A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TAREFA SEMANAL DE ESTUDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TAREFA SEMANAL DE ESTUDO"— Transcrição da apresentação:

1 TAREFA SEMANAL DE ESTUDO
CAPÍTULO 2 ESTOQUES

2 Características básicas de controle de estoques
Custos associados aos estoques: importante a distinção entre custo de pedir, de manter e custo total. Objetivos de estoques: encontrar um plano que minimize o custo total e encontre um equilíbrio com o nível de serviço prestado aos clientes. Previsão de incertezas: prever demanda, vendas, tempo de reposição de estoque, etc.

3 CUSTOS ASSOCIADOS AO ESTOQUE
CUSTO DE PEDIR Custos relacionados ao processo de aquisição de mercadoria, geralmente serviços burocráticos e administrativos.

4 CUSTOS DE MANTER ESTOQUE
São associados ao gasto de permanecer com certa quantidade de mercadoria por um período de tempo.

5 É a soma dos custos de pedir e de manter estoque.
CUSTO TOTAL É a soma dos custos de pedir e de manter estoque.

6 GESTÃO DE ESTOQUES Consiste no:
Planejamento: determinação do valor que o estoque terá com o passar do tempo e das datas de entrada e saída das mercadorias; Controle: registro dos dados reais, seguindo o que foi planejado; Retroalimentação: comparação dos dados do controle e do planejamento para detectar quais foram as mudanças e descobrir suas causas.

7

8 JUST IN TIME ( JIT) Objetiva o atendimento da demanda instantaneamente, com qualidade e sem desperdícios. O JIT proporciona uma produção eficaz: custos mínimos, quantidade necessária e velocidade de atendimento.

9 BENEFÍCIOS DO JIT Menores níveis de estoque;
Redução do espaço para armazenamento; Redução do custo de compra; Produtos de alta qualidade ; Melhores níveis de serviço ao cliente; Tempos de entregas curtos.

10 FLUXO DESCONTÍNUO DE MATERIAL
Esse é o sistema clássico comumente conhecido como método de empurrar estoque. O fluxo das mercadorias é “empurrado” ao longo do processo de produção até suprir os clientes, ou seja, os clientes são atendidos com os produtos acabados que estão já no estoque. A fábrica se planeja através de um previsão de vendas.

11 PONTO DE REPOSIÇÃO Conhecido também como método de estoque mínimo, procura otimizar os investimentos em estoques. Trabalha de maneira a iniciar o processo de reposição das mercadorias com tempo suficente para que não falte nenhum material. O ponto de reposição é justamente este.

12 QUESTÕES Quais são as três categorias de custos associados aos estoques? R.: Custo de pedir – envolvem os custos quanto à aquisição de quantidade para reposição de estoque, desde o preenchimento do pedido da compra até o recebimento e a verificação contra a nota e da quantidade física. Custo de manter o estoque- engloba os custos necessários para manter certa quantidade de estoque durante certo período. Alguns componentes são os custos de armazenagem, os custos com seguro, os custos de deterioração e de obsolência. Custo Total- Soma dos custos de pedir e dos custos de manter o estoque.

13 2. Quanto ao conflito dos comportamentos dos custos de pedir e manter o estoque, é possível encontrar uma solução que diminua o custo total? R. Sim. Isso é evidenciado pelo formato da curva do custo total, em U(pág.30). Há, portanto, um ponto em que o somatório dos custos é o mais baixo. Quanto maior for a quantidade do pedido, maior será o custo de mantê-lo, porém menos pedidos serão feitos e consequentemente haverá um custo de pedir menor. Objetiva-se, então, achar um plano que diminua o custo total com base nessas premissas.

14 3. Qual a importância do controle de estoque, quanto à rentabilidade de uma empresa?
R.: Os estoques absorvem capital que poderia estar sendo utilizado de outras maneiras, em outros tipos de investimento. O controle de estoques, é um instrumento que visa a sua otimização, para que haja um nível de rotatividade considerado bom. As conseqüências diretas são a liberação de ativo e a economia no custo de inventário.

15 4. Quais são os objetivos básicos da gestão de estoques?
R.: O planejamento do estoque, como determinação de valores ao longo do tempo, determinação de datas de entrada e saída, etc.; seu controle, que se baseia nos registros de dados reais correspondentes ao planejamento e sua retroalimentação, que é feita mediante a comparação dos dados de controle com os dados de planejamento, com o fim de constatar se há desvios e identificar as suas causas.

16 5. Quais os benefícios no tratamento da gestão de estoques como um conceito integrado?
R.: A gestão de estoques como um conceito integrado permite a empresa tomar atitudes e ter estratégias que sejam proativas, não dependendo da reação dos clientes, mas se antevendo, sendo baseada nas necessidades dos clientes, por ter uma visão de todo o contexto do negócio.


Carregar ppt "TAREFA SEMANAL DE ESTUDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google