A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genetogramas e o Ciclo de vida familiar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genetogramas e o Ciclo de vida familiar"— Transcrição da apresentação:

1 Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
Universidade Federal do Rio Grande – FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação Psicologia Psicologia da Família Prof. Lucas Neiva Genetogramas e o Ciclo de vida familiar Bianca Hameister Karen Côco Lucas Neiva Rio Grande, maio de 2011.

2 Genetograma Instrumento útil para avaliar o lugar de uma família no ciclo de vida da pessoa ou grupo em questão; Facilita analisar fatores presentes na história de famílias de forma mais clara; (Carter & McGoldrick, 2008) Fazer o genetograma já consiste em uma primeira reflexão e análise daquela família, por parte do psicólogo.

3 O ciclo de vida familiar
Representa aspectos da evolução de uma família, envolvendo o avanço das gerações no tempo, desde nascimento até a morte de seus integrantes. O genetograma demonstra graficamente a história, o padrão familiar, a estrutura básica, demografia, funcionamento e o padrão dos relacionamentos da família. (Carter & McGoldrick, 2008)

4 Genetograma Devem ser incluídos no genetograma as pessoas com laços consanguíneos; Incluir as pessoas significativas que moraram ou cuidaram dos membros da família colocar no lado direito do genetograma com observação de quem são elas.

5 Genetograma: Símbolos

6

7

8

9 Padrões de Interação Familiar

10

11

12 Outras informações Educação Ocupação ou desemprego
Religião ou mudança religiosa Serviço militar Aposentadoria Problemas com a lei (prisões, etc.) Abuso físico ou sexual Obesidade Uso de álcool, cigarro ou drogas Datas em que familiares deixaram a casa Atual localização de membros da família

13 Preparo de um genetograma

14 Caso Maria Fernanda, 47 anos, divorciada de Alberto Roberto, 48. O principal motivo do divórcio foi a violência sofrida por Maria Fernanda, que após 27 anos de casamento, resolveu se separar (no ano de 2007). O casamento resultou em dois filhos. Roberto Carlos, o mais velho, tem 31 anos, é casado com Jacira, 32 anos e tem uma filha de 5 anos, Carla Roberta. Na época em que Maria Fernanda estava grávida, houve uma grande briga na família: seu pai (Chico Buarque) descobriu sobre sua gravidez antes do casamento, e morreu no ano de 2000, sem nunca mais ter falado com a filha.

15 Caso A irmã de Roberto Carlos, Elis Regina, 19 anos, não aceitou bem a separação dos pais e desde então vive em constante conflito com a mãe. No mesmo ano em que se separaram, engravidou de seu ex namorado, Elton John, 36 anos e já casado com Alcione, 36 anos, com quem tem uma filha de 19 anos, Gil. Essa gravidez inesperada resultou em um aborto, o que quase fez com que Maria Fernanda expulsasse a filha de casa. Hoje elas não são muito próximas, mas ainda moram juntas. Gil e Elis Regina são melhores amigas até hoje, sendo que Gil não imagina o que se passou naquele ano entre a amiga e seu pai. Em meio a essas dificuldades, Maria Fernanda afirma que seu “porto seguro” é a sua mãe (Sandra de Sá), com quem sempre teve um ótimo relacionamento e com quem pode contar a qualquer momento.

16 Genetograma – apenas nomes

17 Genetograma – Ciclo de vida familiar

18 Estudo de Caso

19

20 Características da família vistas pelo genetograma
Nesse genetograma podemos notar questões como: A pessoa principal sofreu abuso sexual de seu padrasto, que hoje é separado de sua mãe; Esse padrasto hoje mora junto com a ex mulher do irmão da entrevistada; A pessoa sofreu violência de seu primeiro marido, que era também alcoolista; Atualmente ela vive junto com um novo homem, mas sua filha de 17 anos não mora na mesma casa que eles, mora com a bisavó; Essa bisavó tem uma relação de amor com a entrevistada e de proximidade com sua bisneta; A pessoa teve ainda uma relação de amizade com uma mulher que já morreu, e que tinha um pai alcoolista.

21 Um pouco mais sobre a dinâmica dessa família...
A pessoa entrevistada foi abusada sexualmente pelo padrasto, aos 15 anos, o que abalou também sua confiança em sua mãe, que apoiou o então marido. Após, a mãe se arrependeu, ao ser “trocada” pela esposa de seu filho. Ao sofrer o abuso, a pessoa fugiu de casa junto com sua amiga, que também enfrentava dificuldades com a família, pois seu pai era alcoolista. Ao retornar para a cidade, a entrevistada casou, para evitar a família. Engravidou cedo, e sofria violência do ex marido. Separou-se, e, quando casou de novo, preferiu que sua filha morasse com sua avó, com quem sempre teve uma ótima relação, pois não permitiria que a filha morasse com um homem, para que nunca passasse pelo que ela passou.

22 Que informações podemos obter?

23

24

25

26

27

28 Enfim... Apenas com a análise do genetograma, já foi possível verificar muitas questões a respeito da dinâmica dessas famílias; O genetograma permite a reflexão e uma melhor visualização dos dados.

29 Referência Carter, B. & McGoldrick, M. (Org.) (2001). As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artmed.


Carregar ppt "Genetogramas e o Ciclo de vida familiar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google