A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM ESTILO DE VIDA PARA JOVENS DE HOJE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM ESTILO DE VIDA PARA JOVENS DE HOJE"— Transcrição da apresentação:

1 UM ESTILO DE VIDA PARA JOVENS DE HOJE
Juventude Vicentina UM ESTILO DE VIDA PARA JOVENS DE HOJE

2 Como surgiu a SSVP?

3 Fundada por jovens e para jovens, cuja fraternidade se prolonga durante a vida inteira, o espírito de juventude é uma característica original e permanente da Sociedade de São Vicente de Paulo. O espírito de juventude é o dinamismo, o entusiasmo, a projeção no futuro. É a aceitação generosa de riscos, é a imaginação criadora, ou seja, a adaptabilidade.

4 Desde sua fundação, a Sociedade São Vicente de Paulo sempre buscou se adaptar à realidade da sociedade na qual ela estava inserida.

5 Apesar disso a SSVP passou por inúmeras mudanças ao longo destes 180 anos.
Dentro de nossa organização a Juventude manteve o seu espaço. Por exemplo com as COMISSÕES DE JOVENS, cujo coordenador tem direito a voto em nossos conselhos.

6 E estamos em constantes adaptações, a juventude atual é muito diferente... Ela está mergulhada em um mar de informações, que sonha com um futuro melhor, que vive situações de maneira precoce e busca, acima de tudo, ser aceita, ter seu espaço, ser amada e se encontrar com Deus em meio a esse turbilhão de emoções...

7 A SSVP vem apresentar ao jovem de hoje um modelo de vida baseado no amor ao próximo, na caridade, na oração e na doação.

8 Somos jovens felizes, a felicidade que procuramos a encontramos em Jesus Cristo,
Nos divertimos, nos amamos sem medidas e, mesmo com tamanha responsabilidade, conseguimos curtir a vida como jovens “normais”.

9 Papa João Paulo II disse: “Frederico Ozanam, um modelo de santo para a juventude”

10 Nós buscamos a santidade sem deixar de ser jovem
Nós buscamos a santidade sem deixar de ser jovem. O caminho para a santidade inicia com o batismo, pois é com esse sacramento que recebemos a missão de sermos discípulos MISSIONÁRIOS DO REINO. E esse caminho se consolida quando fazemos a escolha de assumir um trabalho EFETIVO e AFETIVO dentro da comunidade cristã em que estamos inseridos.

11 E é essa a nossa diferença dos demais movimentos dentro da igreja.
Esse caminho, antes de ser trilhado por nós, deve ter um meio e um fim. O fim do caminho que escolhemos é o amor, o respeito e a promoção dos menos favorecidos, os pequenos do Pai, os POBRES. E é essa a nossa diferença dos demais movimentos dentro da igreja.

12 Nosso Fundador Frederico Ozanam é um exemplo a ser seguido por nós jovens, ele deu uma resposta rápida e audaciosa para o questionamento e o desafio colocado para ele e seus companheiros. Ele combateu com grade destreza o descaso e a injustiça para com os pobres, o que reforça, ainda mais, a sua santidade.

13 Ele teve uma atitude transformadora da realidade, uma posição que permite ao outro ter um vida de DIGNIDADE SOCIAL. Uma posição que não se omite, não se esconde e de forma alguma perde a sua característica de ser JOVEM; muito pelo contrário, usa o vigor, a energia e a coragem próprias da juventude para desempenhar o seu papel de agente transformador da HISTÓRIA.

14 Ozanam não deixou de ser jovem para viver sua escolha, ele usou de sua força jovem para difundir o amor de Deus aos POBRES e a outros JOVENS.

15 Ele foi um jovem corajoso que, em nenhum momento hesitou em dar seu SIM para Deus. Quando dele foi exigido um esforço maior, ele assumiu a “resposta” e encarou o desafio de ir aonde ninguém queria ir, de colocar as mãos onde ninguém queria colocar, de amar quem “não era digno de ser amado”, de servir aquele que era considerado MENOR, de sair de sua ZONA DE CONFORTO e enfrentar o desconhecido.

16 Ele sonhou em reunir o mundo inteiro em um grande rede de caridade, e por causa desse sonho é que estamos aqui hoje..... Fizemos 180 anos... Somos membros... Estamos em 143 países Nos 4 continentes....

17 As marcas da personalidade do BEATO FREDERICO OZANAM ficaram enraizadas na essência da Sociedade de São Vicente de Paulo. É por essa razão que nós, jovens vicentinos, temos nele nosso exemplo de Santidade e um modelo a ser seguido para quem resolver entrar nos caminhos da CARIDADE.

18 Buscar a SANTIDADE é buscar ser um diferencial na vida da comunidade,
é fazer do nosso mundo um mundo mais igualitário para todos.... ... por meio de nossas ações diante da injustiça, da desigualdade e da falta de dignidade do OUTRO.

19 “SANTOS DE CALÇA JEANS”!
Ser santo, ou melhor, buscar a santidade deve ser uma busca que se dará dentro e não fora do mundo. Essa é a nossa vocação primeira, sermos santos, e como propõe nosso saudoso Beato João Paulo II, sermos “SANTOS DE CALÇA JEANS”! Para isso não precisamos abandonar a juventude, muito pelo contrário, é ela que vai garantir que essa escolha seja concreta e contagiante, que vai fazer com que outros queiram viver o mesmo estilo de vida que nos estamos vivendo.

20

21 Carta aos Jovens - João Paulo II
Precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade. Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.  Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças socias. Precisamos de Santos que vivam no mundo se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman. Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo mas que não sejam mundanos".

22 Qual o perfil do jovem de hoje?
O que esperam da vida? O que gostam de fazer? O que os atrai? Suas paixões? Suas angústias e medos?

23 Novos desafios lhe são impostos.
Hoje cada vez mais cedo os jovens estão preocupados com o que será do seu futuro, com aquilo que vão fazer, com a carreira. Vestibular. Concursos. Sucesso Profissional...

24 Mas também hoje existe um outro perfil de juventude, que é aquela que agente menos gostaria de ter. O daquele jovem despreocupado, não se importa com o amanhã. Se entretêm com muitas coisas inúteis, modismos, são induzidos, “obrigados” a consumir tudo aquilo que é imposto pelos meios de comunicação. Usam roupas do mesmo estilo, cabelos da mesma forma, copiam a personalidade dos outros.

25 Vivemos em um tempo em que TUDO É PERMITIDO, tudo é possível e realmente é. A sociedade que vivemos é toda baseada no CONSUMISMO, comportamento esse que está nos levando a um colapso global econômico e AMBIENTAL. O consumo desenfreado de roupas, comida, bebidas, tecnologia e futilidade tem como seu maior consumidor, a população JOVEM do planeta.

26 Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2010 revelou que o tempo de permanência do brasileiro na internet avançou “marca inédita”. Ele é o campeão em tempo conectado a rede mundial de computadores. Em média um jovem brasileiro fica na internet de dez a doze horas por dia. 6h – Dorme 4h – Escola 2h – Atividades Extras 2h – Intervalos e deslocamentos O restante 10h é de frente o computador!!!! Muito desse tempo com coisas passageiras que são “baixadas”, vista e depois “excluídas” e vão para na “lixeira” tanto do computador como da mente. Tempo perdido que não se recupera mais. E depois diz que não tem TEMPO!!!

27 Nossas agendas de telefone, nossas listas de redes sociais, nossos contatos de bate-papo, estão repletas de “amigos e amigas”. Mas aí vem a pergunta: porque mesmo com tantas “amizades” nos sentimos tão solitários??? As relações está ficando cada vez mais frias e distantes. Você “aceita” solicitações de amizade de pessoas que mal conhece. As conversas se dão através de “scraps” em uma rede social. Mas vc não vê, não abraça!!

28 Os meios de comunicação sempre associam o sucesso a mulheres linda, a carros potentes, a casas maravilhosas, a homens poderosos, a jogadores de futebol e até a traficantes perigosos. O apelo visual chega a ser opressor. Essa é a razão de o grande mal de nosso século ser os problemas emocionais, como depressão, vários outros distúrbios psicológicos e a grande taxa de suicídios entre os jovens.

29 A SSVP surge como uma alternativa a essa cultura de morte
A SSVP surge como uma alternativa a essa cultura de morte. Propomos um caminho de fraternidade, de igualdade, de amor e de vida espiritualizada, para que os jovens possam transformar esse mundo ilusório e enganador e ver que a vida é muito mais que riquezas materiais, que a FELICIDADE VERDADEIRA não depende delas.

30 O que é a Diversão hoje? Conseguir ficar de pé depois da bebedeira e beijar a maior quantidade de meninas em uma noite; ou de meninos, pq as moças estão nessa competição.

31 Mas na essência todos os jovens tem em comum o desejo de conhecer, de querer EXPLORAR O DESCONHECIDO, de querer fazer algo, de participar ativamente da vida social, de dar sua sugestão e sua contribuição.

32 A Jovem Maria de Nazareth:
“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 26-38) Uma simples frase dita por aquela jovem mudou toda a historia da humanidade. Já imaginaram, se Maria, naquele momento, “amarelasse”, “desse para trás”? Como seria o mundo hoje? Tudo começou com Maria, através da sua entrega, sua ousadia, sua coragem e seu amor incondicional ao Deus da vida.

33 Primeiro Livro de Samuel, Capítulo 3, 3b-10-19.
O Senhor Deus, no antigo Testamento, se manifesta aos jovens, pois sabia de todo o POTENCIAL DA JUVENTUDE, temos uma passagem do Primeiro Livro de Samuel, Capítulo 3, 3b

34 Interessante: 1º) o Senhor insiste em chamar Samuel até que ele responda da forma que Ele quer ouvir (Muitos jovens não responde hoje a Jesus, sabe porque? Porque, assim como Samuel, não RECONHECEM O CHAMADO DE DEUS!!!! Não fizeram a experiência com Deus!!! Mas DEUS não desiste!!!!

35 2º) Pessoa de ELI = Somos nós vicentinos de HOJE, que adotamos essa vocação com um estilo de vida, de serviço e de amor.... Com esse gesto semanal que realizamos em nossas conferencias, mostramos aos assistidos que existe ALGUÉM QUE OS AMA e que manifesta através de nossa presença. E assim muitos são tocados e querem fazer o mesmo...

36

37 Assumir esse ESTILO DE VIDA VICENTINO é ser modelo para outras pessoas que queiram experimentar a Deus. É ser SANTO sem deixar de ser gente, de viver a vida como ela se apresenta para você, é querer e poder mostrar para outros o caminho, sempre conservando-se humilde, caridoso e zeloso com o outros da mesma maneira que ELI se conservou ao ensinar SAMUEL a atender o chamado.

38 Nós fazemos ou só conhecemos???
Jesus, em muitos momentos no Evangelho, se dirige especificamente aos jovens. Há uma passagem que o Jovem pergunta a Jesus o que ele deve fazer para atingir o reino do céu e a vida eterna. Jesus disse: “Observa e segue os Dez Mandamentos”. Ele disse: “Mas isso eu já faço” Nós fazemos ou só conhecemos??? E Jesus responde: “Então vai e deixa tudo que tens e segue-me”. O jovem era rico, tinha muitas posses e não segue Jesus.

39 E nós hoje???? Qual é a nossa contribuição!!!
Estamos acomodados ou de fato seguimos Jesus!!!! Ele é nossa prioridade, ou só vamos a conferência quando dá, quando não tínhamos outra coisa mais interessante para fazer??? Nosso trabalho é com o necessitado, ele não pode esperar!!! O pobre precisa de viver melhor hoje, de comer, de ter uma vida digna??? Qual é a nossa contribuição!!!

40 Somos senhores de nossa vida
Somos senhores de nossa vida. Controlamos o nosso tempo e não é o tempo que nos controla. Por isso devemos organizar nosso TEMPO para dedicarmos um pouco de nossa vida ao serviço do Evangelho. Não significa abandonar nossa natureza, nossa vida.

41 é ser Boa Notícia para todos.
Ser JOVEM VICENTINO é ser um soldado que vive no mundo real e que busca, com sua espiritualidade, com seu amor pela causa e com sua juventude, é ser Boa Notícia para todos. Não se omitindo diante dos desafios e usando de todos os seus “talentos” para mostrar ao mundo “como é bom servir o próximo”

42 Vivemos num mundo onde a informação se dá em tempo real e a comunicação é feita com um simples toque de botões. É nesse universo que estamos inseridos e é nele que temos que propagar as coisas boas que vivemos e queremos “compartilhar” a fim de que todos possam “curtir” e se juntar a nossa “rede de relacionamento” e convivência. Para que isso aconteça é preciso “publicar” a Boa Nova nos “murais” e “cutucar” essa juventude que vive mergulhada no “perfil” de perfeições futilidades que o mundo lhe apresenta insistentemente.

43 SOMOS JOVENS VICENTINOS!!
Deixe emanar do seu ser a alegria de ser jovem vicentino, conquiste seus “parceiros” PELO O QUE VOCÊ É, e não pelo que você fala. Curta, compartilhe, publique seu estilo de vida sem medo ou receios por ser diferente nesse aspecto. É possível ir a uma “balada” sem precisar beber ou se drogar para curtir a noite. Se alguém falar “CARA VC É DIFERENTE”, dê graças a Deus por ele ter notado, pois é isso mesmo. Somos diferentes, SOMOS JOVENS VICENTINOS!!

44 Esse é o nosso ESTILO DE SER JOVEM VICENTINO
Esse é o nosso ESTILO DE SER JOVEM VICENTINO. Um estilo de vida para a juventude de hoje e de sempre. A juventude que ama ser jovem, que busca ser SANTA, que serve ao PRÓXIMO, a juventude que é missionária, a juventude que atendeu ao clamor de OZANAM: “Vamos aos pobres!”

45

46 Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!!
Érika Ázara Lopes Lima (61)


Carregar ppt "UM ESTILO DE VIDA PARA JOVENS DE HOJE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google