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19 horas 3a Jornada para o Estudo Intenso da Logística 19 horas Em 25 de novembro, 2008 UnB/FACE/ADM.

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1 19 horas 3a Jornada para o Estudo Intenso da Logística 19 horas Em 25 de novembro, 2008 UnB/FACE/ADM

2 127 a 136 – 19A Victor, Denise, Pedro, Marcos, Anelise, 1. A reducao do tradeoff existente entre os custos, abrangencias, o conteudo e o tempo de atualizacao das informacoes transacionadas sao essenciais no DCM Gestao da Demanda na cadeia de suprimentos (V) pag A gestao da demanda na manufatura apresenta as seguintes caracteristicas: extensiva participacao dos clientes; intangibilidade; maior dificuldade na gestao da capacidade. (F) pag. 129

3 127 a 136 – 19A Victor, Denise, Pedro, Marcos, Anelise, 3. No caso dos produtos funcionais, a demanda tende a ser mais instavel e imprevisivel e o ciclo de vida dos produtos mais curto. (F) pag Produtos funcionais requerem processo produtivo eficiente, enquanto produtos inovadores requerem um processo produtivo mais responsivo. (V) pag. 134

4 127 a 136 – 19A Victor, Denise, Pedro, Marcos, Anelise, 5. A adocao da DCM via Web proporcionam uma reducao das incertezas ao longo da SC. (V) pag Nota-se que e possivel implementar uma SC dirigida unicamente pela demanda, sendo os processos indiferentes. (F) pag. 135

5 136 a 147 – 19B Tiago, Gabriel, Hugo, Rogerio, Ronaldo, Victor. 1 (v) O efeito chicote diz respeito à amplificação das variáveis das informações da demanda à medida que, elas se propagam no sentido montante da SC; pg (V) O efeito chicote ocorre em uma SC no sentido dos consumidores finais ao fornecedor da materia prima (montante) pg 137

6 136 a 147 – 19B Tiago, Gabriel, Hugo, Rogerio, Ronaldo, Victor. 3 (F) No efeito chicote o jogo de racionamento se dá quando a demanda excede sua oferta e os produtores racionam seus produtos, liberando aos clientes toda a quantidade demandada; (p. 140) 4 (F) Taylor sugere quatro objetivos básicos na DCM: suavizar a ddemanda; desenvolver sistemas com flexibilidade de resposta; definir claramente o papel dos estoques e aumentar o número de pessoas que influenciam a demanda (p146/7)

7 136 a 147 – 19B Tiago, Gabriel, Hugo, Rogerio, Ronaldo, Victor. 5 (F) Com relação ao efetio chicote a falta ou a falha na comunicação entre as empresas da SC e as defasagens de tempo entre o recebimento e a tramitação de informações são relevantes para a causa desse efeito; (p. 142) 6 (F) O uso de sistemas como o EDI pode agilizar o sistema de transição de informações ao longo da SC. Com efeito, pode se dizer que o uso de um banco de dados garante a previsão da demanda.

8 147 a 154 – 19C Adair, Antonio, Claudio, Erik. 1 (F) Alguns dos fatores que facilitavam a otimização do conhecimento aplicada a gestao do empresarial era a facilidade de acesso aos computadores e o incipiente desenvolvimento da tecnologia. Pg (C) Um objetivo básico percebido pelos APS é proporcionar aos usuários uma visibilidade em tempo real e o mais possível da SC. Pg (E) A gestão de eventos da SC suporta ao processos de previsão, de planejamento e de gestão de demanda. Pg 150

9 147 a 154 – 19C Adair, Antonio, Claudio, Erik. 4 (E) OS problemas de otimizaçao na SCM costumam se classificar por dois niveis de planejamento: estrategico e tatico, nao impactando no operacional. Pg 152/153 5(C) Assim como no caso da ERP a maioria dos fornecedores de APS oferecem templats para facilitar e acelerar o processo de implementacao dos sistemas. Pg 154.

10 183 a 202– 19F Camila, Mauricio, Missuky, Vanessa, Rafael 1.) Outsourcing é uma pratica em que parte do conjunto de produtos e servicos utilizados por uma empresa é providenciada por uma empresa externa, num relacionamento colaboratico e interdenpendente. (V) Pg. 184

11 183 a 202– 19F Camila, Mauricio, Missuky, Vanessa, Rafael 2.) A logica basica do outsourcing é transferir atividades e processos realizados externamente para fornecedores internos. (F) Pg. 184

12 183 a 202– 19F Camila, Mauricio, Missuky, Vanessa, Rafael 3.) Entre os principais parametros a serem considerados por Quinn e Hilmer na tomada de decisao temos: grau de vulnerabilidade e o potencial para geracao de vantagem competitiva. (V) Pg. 190

13 183 a 202– 19F Camila, Mauricio, Missuky, Vanessa, Rafael 4.) O outsourcing tambem pode trazer consigo uma serie de riscos como, por exemplo, no caso de uma eventual falha da qualidade do fornecedor. (V) Pg. 187

14 183 a 202– 19F Camila, Mauricio, Missuky, Vanessa, Rafael 5.) Uma das razoes para promover o processo de outsourcing é maximizar o retorno dos investimentos, mantendo na empresa os processos que esta faz melhor. (V) Pg. 184

15 155 a 170 – 19D Patricia, Tiago, Fernando 1 (F) Maior potencial de desenvolver uma verdadeira relação ganha-ganha é uma das vantagens de se ter fornecedores múltiplos. (p. 158) 2 (V) A etapa de identificar os fornecedores críticos consiste em avaliar o desempenho dos fornecedores dos itens classificados como estratégicos (p. 161)

16 170 a 183 – 19E Patricia, Tiago, Fernando 3 (V) O propósito do EDI é executar a troca eletônica de dados (p. 164) 4 (F) A redução dos estoques é uma das desvantagens do EDI (p. 166) 5 (F) Necessidade de padronização dos documentos é uma das vantagens do EDI (P. 166) 6 (V) O ECR visa a um atendimento melhor das reais demandas dos clientes através de um sistema de reposição automática dos estoques consumidos nos pontos-de-venda (p. 167)

17 183 a 202– 19F Camila, Mauricio, Missuky, Vanessa, Rafael 1 (V) Outsourcing é uma prática em que parte do conjunto de produtos e serviços são utilizados por uma empresa é providênciada por uma empresa externa, num relacionamento colaborativo e interdependente (p. 184) 2 (F) A lógica básica do outsourcing é transferir atividades e processos realizados externamente para fornecedores internos (p.184)

18 183 a 202– 19F Camila, Mauricio, Missuky, Vanessa, Rafael 3) (V) Entre os principais parâmetros a serem considerados por Quin e Hilmer na tomada de decisões temos grau de vulnerabilidade e o potencial parea geração de vantagem competitiva (p.190) 4) (F) Uma vez implementado o processo de outsourcing, resta conduzir adequadamente a fase de gestão do mesmo. Isso requer um processo descontínuo de controle, avaliação e ações visando à melhoria descontinua do processo

19 183 a 202– 19F Camila, Mauricio, Missuky, Vanessa, Rafael 5) (V) O outsourcing também pode trazer consigo uma série de riscos como, por exemplo, perdas na credibilidade e imagem da empressa no caso de uma eventual folha da qualidade do fornecedor (p187 6) (V) Uma das razões para promover o processo de outsourcing é maximizar o retorno dos investimentos na empressa os processos que esta faz melhor pg 185.

20 202 a 215– 19H e G Livia, Naiara, João Alberto 1 (F) A prática da postergação cresceu muito nos últimos anos e é decorrente da expansão do SCM e do processo de globalização da economia como um todo. Pelo menos são dois fatores que contribuem parea ser uma prática tão atual em termos gerais, é uma prática embasada na lógica da produção empurrada é um exemplo prático da customização em massa (pg 215) 2 (F) componentes padrões (standard) são aqueles que requerem customização, tal como peças e arruelas (p. 208)

21 202 a 215– 19H e G Livia, Naiara, João Alberto 3 (V) Calvi (2001) apresenta como cinco tipos de envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento do produto esperado em uma organização. Entre os cinco tipos estão o co- desenvolvimento estratégico e o desenvolvimento coordenado baseado em especificações técnicas (p.213) 4 (V) Dentre os fatores que tem levado muitos setores industriais a adotarem a prática do ESI pode-se citar as pressões advindas do ambiente externo, as regras sociais, industriais vigentes e as opções da empresa (p. 206)

22 202 a 215– 19H e G Livia, Naiara, João Alberto 5 (F) O trabalho de representantes em tempo virtual (full-time) em uma empresa fornecedora do cliente gera relações conflituosas e a prática deste tipo elimina ou atenua as eventuais relações litigiosas, criando uma relação colaborativa e com ganhos mútuos. (p. 202) 6 (V) A principal lógica na possibilidade da empresa ter representantes alocados nas instalações de fornecedores relevantes é ajuda- lo a entender as necessidades específicas da empresa cliente e antende-la de melhor forma (p. 203)


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