A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DE CASO: ASPECTOS GERAIS DA LOGÍSTICA NO CARREFOUR E COMO ELA É AFETADA DIANTE DA CRISE ECONÔMICA MUNDIAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DE CASO: ASPECTOS GERAIS DA LOGÍSTICA NO CARREFOUR E COMO ELA É AFETADA DIANTE DA CRISE ECONÔMICA MUNDIAL."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DE CASO: ASPECTOS GERAIS DA LOGÍSTICA NO CARREFOUR E COMO ELA É AFETADA DIANTE DA CRISE ECONÔMICA MUNDIAL

2 Histórico Carrefour 1959: criação da sociedade Carrefour; 1959: criação da sociedade Carrefour; 1960: inauguração da primeira loja na região Haute- Savoie; 1960: inauguração da primeira loja na região Haute- Savoie; 1963: cria o primeiro hipermercado, termo cunhado pela própria empresa; 1963: cria o primeiro hipermercado, termo cunhado pela própria empresa;

3 Histórico Carrefour 1969: início da internacionalização das atividades do grupo pela Bélgica; 1969: início da internacionalização das atividades do grupo pela Bélgica; 1975: abertura da 1ª filial em solo americano, no Brasil; 1975: abertura da 1ª filial em solo americano, no Brasil; 1999: aquisição de redes regionais; 1999: aquisição de redes regionais; 2007: aquisição da rede Atacadão, sendo apontada como nova líder do mercado após compra. 2007: aquisição da rede Atacadão, sendo apontada como nova líder do mercado após compra.

4 Técnicas de Logística propícias a supermercados e as dificuldades para o Carrefour

5 VMI (Vendor Managed Inventory) Estoque gerido pelo fornecedor Estoque gerido pelo fornecedor Fornecedor gera ordens de compra do seu próprio produto Fornecedor gera ordens de compra do seu próprio produto Vantagens ao fornecedor: melhor previsão da demanda, facilidade de incorporação de promoções no plano do inventário, redução de erros Vantagens ao fornecedor: melhor previsão da demanda, facilidade de incorporação de promoções no plano do inventário, redução de erros

6 VMI Vantagens para a empresa foco: estabilidade do inventário, redução de riscos, redução de custos, crescimento do nível de serviço, simplificação da gestão dos estoques Vantagens para a empresa foco: estabilidade do inventário, redução de riscos, redução de custos, crescimento do nível de serviço, simplificação da gestão dos estoques Necessita relação de confiança entre empresas envolvidas Necessita relação de confiança entre empresas envolvidas Adotada por GM e Walmart, entre outras Adotada por GM e Walmart, entre outras

7 ECR (Efficient Consumer Response) Resposta eficiente ao consumidor Resposta eficiente ao consumidor Parceria indústria/varejo para atender melhor a necessidade do cliente Parceria indústria/varejo para atender melhor a necessidade do cliente Benefícios: possibilidade de promoções, reposição ágil dos estoques, introdução de novos produtos, redução de perdas, melhor atendimento ao cliente Benefícios: possibilidade de promoções, reposição ágil dos estoques, introdução de novos produtos, redução de perdas, melhor atendimento ao cliente Também necessita de boa relação entre fornecedor e empresa foco Também necessita de boa relação entre fornecedor e empresa foco Implementada por Walmart, Pão de Açúcar e Ponto Frio Implementada por Walmart, Pão de Açúcar e Ponto Frio

8 Técnicas utilizadas no Carrefour Tratamento centralizado com fornecedor Tratamento centralizado com fornecedor Sistema semelhante ao EDI (Electronic Data Interchange) Sistema semelhante ao EDI (Electronic Data Interchange) Empresa não tem vínculo forte o suficiente para implementar VMI ou ECR Empresa não tem vínculo forte o suficiente para implementar VMI ou ECR

9 O Carrefour e a crise econômica mundial

10 Redução da incerteza da demanda Previsões perdem a referência diante da crise Previsões perdem a referência diante da crise Oportunidade: estudar efeitos de crises passadas Oportunidade: estudar efeitos de crises passadas Medida: reduzir níveis de estoque Medida: reduzir níveis de estoque Inflação não deverá ter grande impacto Inflação não deverá ter grande impacto

11 Dificuldades financeiras dos fornecedores e os possíveis efeitos no Carrefour Queda na produção Queda na produção Em um primeiro momento, sem ameaças de danos mais profundos Em um primeiro momento, sem ameaças de danos mais profundos Marola: todos perdem na crise, mas ela deve mesmo ser passageira Marola: todos perdem na crise, mas ela deve mesmo ser passageira

12 Cadeia de Abastecimento Centros de distribuiçoes (CDs) Contextualização e visão externa

13 A política de redução de estoques visa: Diminuir custos de manutenção; Diminuir custos de manutenção; Cortar desperdícios; Cortar desperdícios; Melhorar competitividade; Melhorar competitividade; Reduzir também o preço dos produtos. Reduzir também o preço dos produtos.

14 Ineficiencias no sistema de gerenciamento da empresa: Sazonalidades; Sazonalidades; Concorrência Acirrada; Concorrência Acirrada; Crise e possibilidade de fechamento; Crise e possibilidade de fechamento; Alta queda da taxa de lucros da empresa brasileira em camparação com as redes internacionais. Alta queda da taxa de lucros da empresa brasileira em camparação com as redes internacionais.

15 Questões Polêmicas Escassez de produtos em algumas regiões; Escassez de produtos em algumas regiões; Excessiva pressão sobre os executivos para melhores resultados; Excessiva pressão sobre os executivos para melhores resultados; Relações instáveis com os fornecedores. Relações instáveis com os fornecedores.

16 . Análise crítica e propostas

17 Carrefour: ineficiência operacional e Logística em aparente segundo plano Relacionamento forte com cliente, e fraco com fornecedor Relacionamento forte com cliente, e fraco com fornecedor Logística no Carrefour: padrões engessados de gestão e tecnicismos Logística no Carrefour: padrões engessados de gestão e tecnicismos Na contramão de concorrentes, não implementa ECR ou VMI Na contramão de concorrentes, não implementa ECR ou VMI

18 Fornecedor: amigo ou mal necessário? Problemas judiciais com fornecedores Problemas judiciais com fornecedores Multinacional pressiona executivo, executivo pressiona fornecedor Multinacional pressiona executivo, executivo pressiona fornecedor

19 Crise econômica: com olhar sempre atento, dá para sair dela de pé Medidas estão sendo tomadas Medidas estão sendo tomadas Alta hierarquia demonstra estar atenta Alta hierarquia demonstra estar atenta Efeito chicote neutralizado: ambas as pontas da CS se desaqueceram Efeito chicote neutralizado: ambas as pontas da CS se desaqueceram

20 Propostas Mudança na filosofia de gestão: rever a relação com fornecedores Mudança na filosofia de gestão: rever a relação com fornecedores Boa relação com fornecedores: redução de custos, preços menores e consumidor final mais satisfeito Boa relação com fornecedores: redução de custos, preços menores e consumidor final mais satisfeito Descentralizar o fornecimento de produtos, mantendo centralizado o tratamento político-institucional Descentralizar o fornecimento de produtos, mantendo centralizado o tratamento político-institucional Manter nível de operacionalização entre filiais próximas para reduzir custos de transporte Manter nível de operacionalização entre filiais próximas para reduzir custos de transporte


Carregar ppt "ESTUDO DE CASO: ASPECTOS GERAIS DA LOGÍSTICA NO CARREFOUR E COMO ELA É AFETADA DIANTE DA CRISE ECONÔMICA MUNDIAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google