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Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada

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Apresentação em tema: "Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Grupo: CaMaDa JR² 19/04/2009

2 Caso 1: Modelo direto de negócio da Dell
Escritório nascido de um pequeno dormitório Interação com os clientes Com a simplicidade, eliminou-se despesas de revenda e custos de estocagem.

3 Custos associados a estoques
Excluindo o custo de aquisição da mercadoria, os custos associados aos estoques podem ser divididos em três categorias: Custos de pedir – Aquisição e reposição do estoque. Custos de manter estoque – Armazenagem, seguro, deterioração... Custo Total – Soma dos de todos os custos Fonte: Pág. 29 “Gestão de Estoques na cadeia de Logística Itegrada”

4 Caso 1: Modelo direto de negócio da Dell
Valorização dos Fornecedores (integração com os clientes) Eficiente e responsiva às mudanças Controla a velocidade do estoque, possui uma gestão de estoques

5 Gestão de Estoque “No momento de sua criação, a gestão de estoque era vista como um meio de reduzir os custos totais associados com a aquisição e a gestão de materiais. Quando a gestão de estoque não é colocada como um conceito integrado, esses diferentes estágios são gerenciados geralmente por departamentos diferentes.” Fonte: Pág. 33 “Gestão de Estoques na cadeia de Logística Itegrada”

6 Caso 2: Cadeia de suprimentos das impressoras Deskjet da Hewlett-Packard
Qualidade de vida dos gerentes (ir de bicicleta ao trabalho) Problemas de estoque da HP Deskjet Conflito entre HP-Europa x HP-Vancouver (Produzir mais ou não produzir mais?)

7 Previsão de Incertezas (demanda)
Dentro deste impasse que viviam as filiais européias com Vancouver, deveriam ser anaçlisadas as previsões de demanda: “Prever o produto e qual a quantidade que os clientes deverão comprar é assunto crítico paa todo planejamento empresarial. Dessa forma, grande esforço deve ser dedicado ao desenvolvimento deste tópico.” Fonte: Pág. 33 “Gestão de Estoques na cadeia de Logística Itegrada”

8 Caso 2: Cadeia de suprimentos das impressoras Deskjet da Hewlett-Packard
Pioneirismo HP ao lado da Cannon (impressoras jato de tinta) Empresa Aberta às Novas idéias Redução de estoques após aderirem o sistema Just-in-Time (JIT)

9 Propósito do Just-in-Time (JIT)
No JIT, O produto é solicitado quando necessário, e o material é movimentado para a produção quando é necessário. É um sistema de produção ligado a make to order (sob encomenda). O planejamento é agora realizado em direção para trás e puxado pelo cliente e não realizado em direção para frente e empurrado para o estoque. Fonte: Pág. 39 “Gestão de Estoques na cadeia de Logística Itegrada”

10 Caso 2: Cadeia de suprimentos das impressoras Deskjet da Hewlett-Packard
Personalização do produto para atingir a Europa. Na busca por estoque zero, inovação na logística Montaram uma capacitada equipe para a “Gestão de Estoque”

11 Objetivos da gestão de estoque
Por gestão de estoque entendemos: Planejamento do estoque – consiste na determinação dos valores que o estoque terá com o correr do tempo. O controle – consiste no registro dos dados reais, correspondentes ao planejados mencionados Sua Retroalimentação sobre o planejamento – comparação dos dados de controle com os dados de planejamento Fonte: Pág. 36 “Gestão de Estoques na cadeia de Logística Itegrada”

12 respectivas respostas
Perguntas e suas respectivas respostas

13 A integração virtual dos processos de produção permitiu a Dell Computer Corporation a aumentar a velocidade do estoque, que é a quantidade média de tempo que um produto permanece no estoque. (V) Para que a HP obtivesse sucesso no modelo Just-In-Time de gestão de estoques foi necessário conseguir maior exatidão possível na previsão de demanda e previsão de vendas. (V) Os conflitos existentes na HP entre os departamentos de produção e de distribuição decorriam da utilização da logística integrada na gestão de estoques. (F)

14 A Utilização da tecnologia da informação pela Dell, para confundir os limites tradicionais da cadeia de suprimentos entre fornecedores, fabricantes e usuários finais chama-se: integração virtual (V) Na Dell, a integração vertical permitiu um alto nível de comunicação, e grande capacidade de desenvolver novos produtos. (V) Para alcançar as vantagens de uma empresa integrada, a Dell considerada os fornecedores e prestadores de serviços como se eles estivessem dentro da empresa (V)

15 A HP tinha um crescimento dos seus estoques, pois queria mante-los em volumes substancialmente superiores ao necessário. ( F ) O principal motivo da HP procurar aumentar o giro dos seus estoques foi devido ao grande risco dos seus produtos se tornarem obsoletos, pois a produção estava superando a demanda. ( F ) A previsão de incertezas eh um recurso crucial para o sucesso de uma empresa na gestão de estoques. Essa ferramenta eh utilizada pelas empresas com objetivo de obter a maior exatidão possível em relação a quantidade de suprimentos solicitadas pelo cliente e a quantidade a ser enviada para armazenagem. HP tinha três fontes principais de incerteza que a ajudavam a controlar sua cadeia de suprimentos. Essas fontes eram: chegada de materiais, processo interno e previsão de demanda. ( V )

16 A impressora Deskjet foi lançada em 1988, e tornou-se um dos produtos mais bem-sucedidos da HP. Sendo um sucesso também graças à excelência prestada logo inicialmente na Gestão de Estoques, não havendo muita sobra e os pátios estavam sempre vazios. (F) Sempre houve compatibilidade nos planos e no perfil das unidades HP-Europa e HP-Vancouver. A expectativa da Alta-Gerência da HP-Vancouver era minimizar o númeor de ativos-improdutivos e atender sempre os clientes com o menor número de estoque possível. (V)

17 A HP Company foi fundada em 1939 e não obteve sucesso nos primeiros 50 anos, devido à pouca diversificação na base de seus equipamentos. (F) Vendas de impressoras pessoais e para pequenos escritórios eram feitas de forma direta da fábrica. (F) A HP e a Cannon foram pioneiras da tecnologia à laser no início da década de (F)

18 A HP viu em Vancouver (Canadá) e Washington (EUA) uma oportunidade o fornecimento de impressoras para um mercado relativamente novo e de crescimento rápido de computadores pessoais. (V) Vender a Deskjet na Europa exigia personalizar a impressora para atender à idioma e exigências de alimentação dos países locais, um processo conhecido como, “zoneamento”. (V) A indústria de impressoras era altamente competitiva. Os clientes de produtos de informática da HP (revendedores) queriam manter um mínimo estoque e um alto nível de disponibilidade para os usuários finais (V)


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